No país onde há mais bicicletas do que residentes – 23 milhões para 17 milhões – , o Governo local quer ver ainda mais ciclistas na rua e vai pagar por isso.
Nos próximos três anos vão ser investidos 345 milhões de euros em infraestruturas, como ciclovias, com o objetivo de conquistar mais 200 mil ciclistas.
“A minha ambição é garantir que as pessoas possam chegar facilmente ao trabalho ou à escola, ou visitar a família e os amigos”, diz Stientje van Veldhoven, secretária de estado das Infraestruturas, à CNN.
Vão ser criados mais 25 mil lugares de estacionamento para bicicletas e quinze vias vão ser transformadas em ciclovias, avançou a secretária de estado durante a apresentação do projeto.
A ideia é que a bicicleta passe a ser o meio de transporte preferencial. Na Holanda, mais de um quarto das viagens é feita em duas rodas, segundo as estatísticas locais. Mas 25% dessas viagens estão relacionadas com o trabalho, enquanto 37% são de lazer – as restantes são para ir para a escola, ir às compras e outras atividades.
Naquele país, mais de metade das pessoas mora a menos de 15 quilómetros do trabalho e mais de metade das viagens feitas de automóvel não chega aos 7,5 quilómetros – uma distância que pode “facilmente ser feita de bicicleta”. Assim, para que a população deixe de usar o carro, a discussão passa agora pelo incentivo monetário.
Já estão em prática os créditos de 19 cêntimos por quilómetro percorrido, mas o sistema é pouco conhecido e ainda menos usado pelos patrões. O Governo quer mudar isso, fazendo mais publicidade ao procedimento para que haja mais adesão. Além disso, vão estimular as companhias a criar melhores instalações para quem use a bicicleta, como duches nos locais de trabalho.
A Holanda é hoje “um dos poucos países que leva o ciclismo a sério como meio de transporte”, acrescenta Glaser.
As novas rodovias de ciclismo incluem uma entre Amsterdão e Amstelveen, um subúrbio da capital. Outra ligará a cidade universitária do norte de Groningen com Assen, uma cidade localizada em Drenthe, conhecida como a “província de ciclismo” dos Países Baixos.