Na Holanda, os ciclistas que usarem telemóvel vão ser multados. São quase 100 euros

Os ciclistas holandeses vão passar a ser multados a partir de segunda-feira em 95 euros se utilizarem o telemóvel enquanto andam de bicicleta, anunciou nesta sexta-feira o governo, que procura reduzir o número crescente de acidentes.

Num país onde existem mais bicicletas do que habitantes, não é estranho ver ciclistas colados ao ecrã do smartphone. A fim de conter essa tendência, a Holanda estendeu a lei que proíbe o uso de telemóveis sem um kit adequado num veículo em movimento, que até agora era aplicado apenas a motoristas e automobilistas.

“O meu apelo a todos os ciclistas é claro: mantenham o telemóvel no bolso e poupem 95 euros”, disse a ministra holandesa das Infraestruturas, Cora van Nieuwenhuizen.

Além dos telemóveis, a proibição aplica-se também a tablets, players de música e câmeras. No entanto, o uso desses dispositivos eletrónicos num sinal vermelho é legal, sendo que a lei só se aplica somente quando é usado em andamento.

As multas para os ciclistas serão mais baratas do que as reservadas a motoristas e motociclistas, que podem ser autuados num valor máximo de 240 euros.

A organização holandesa para a segurança rodoviária (SWOV) acredita que o uso de telemóveis na bicicleta é um perigo crescente, apesar da existência de uma infraestrutura muito boa para os ciclistas. Segundo a organização, os smartphones estão envolvidos em um em cada cinco acidentes envolvendo jovens em bicicletas.

A publicação do projeto foi recebida com emoção por parentes de vítimas de acidentes de bicicleta na Holanda, onde o ciclismo é um modo de vida: o país tem quase 23 milhões de bicicletas para 17 milhões de habitantes, de acordo com a associação BOVAG.

Michael Kulkens, cujo filho de 13 anos, Tommy-Boy, morreu em um acidente de bicicleta em 2015, enquanto usava o telefone, fazia campanha pela proibição há muito tempo.

Após o anúncio do governo, ele partilhou o seu alívio. “Dentro de mim, posso dizer: ‘Nós fizemos isso, Tommy-Boy, nós fizemos isso”, explicou à imprensa holandesa.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …