Hoje é noite dos Óscares e há um português nomeado

Os filmes ‘Golpada americana’, ‘Gravidade’ e ’12 anos escravo’ dominam a corrida aos Óscares, os prémios norte-americanos de cinema a atribuir no domingo e que contam com um candidato português, Daniel Sousa e a curta-metragem “Feral”.

Golpada americana‘, do norte-americano David O. Russell, e ‘Gravidade‘, ficção espacial do mexicano Alfonso Cuarón, somam dez nomeações cada, disputando a estatueta dourada de melhor realização, filme, representação masculina e feminina ou argumento.

A eles junta-se ainda ’12 anos escravo’, drama do britânico Steve McQueen sobre a escravatura, que soma nove nomeações, também nas principais categorias.

A 86.ª edição dos Óscares, organizados pela Academia de Cinema dos Estados Unidos, decorrerá em Los Angeles no domingo (madrugada de segunda-feira em Portugal) e contará com um nome português entre os nomeados: Daniel Sousa é candidato ao Óscar de melhor curta-metragem de animação com o filme ‘Feral‘.

 

A cerimónia, que será conduzida por Ellen DeGeneres, irá homenagear os heróis do cinema e contará com a presença de figuras do cinema como Sidney Poitier, Sally Field, Harrison Ford, Daniel Day-Lewis, Brad Pitt, Robert De Niro, Whoopi Goldberg e Anne Hathaway.

Quanto à lista de nomeados, para melhor realização há as estreias de Steve McQueen e Alfonso Cuarón, ao lado de David O. Russell (que já tinha sido nomeado em 2013 e 2011), Martin Scorsese (que vai na oitava nomeação) e Alexander Payne, pela terceira vez nomeado, agora com ‘Nebraska’.

Para o Óscar de melhor filme estão indicados nove filmes: ‘Golpada americana’, ‘Capitão Phillips'(de Paul Greengrass), ‘O Clube de Dallas’ (de Jean-Marc Vallée), ‘Gravidade’, ‘Her’ (de Spike Jonze), ‘O lobo de Wall Street’, ’12 anos escravo’, ‘Philomena’ (de Stephen Frears) e ‘Nebraska’.

O ator norte-americano Matthew McConaughey, nomeado pela primeira vez para os Óscares, é considerado favorito por causa da interpretação no filme ‘O clube de Dallas’, drama baseado numa história verídica sobre o vírus da Sida e os primeiros tratamentos na década de 1980.

Para melhor ator estão também nomeados Christian Bale (‘Golpada americana’), Bruce Dern (‘Nebraska’), Leonardo diCaprio (‘O lobo de Wall Street’) e Chiwetel Ejiofor (’12 anos escravo’).

Meryl Streep (‘Um quente agosto’), que vai na 18.ª nomeação, Amy Adams (‘Golpada americana’), Cate Blanchett (‘Blue Jasmine’), Sandra Bullock (‘Gravidade’) e Judi Dench (‘Philomena’) estão indicadas para melhor representação feminina.

Na categoria de melhor filme em língua não inglesa estão ‘A caça’ (Dinamarca), ‘Ciclo interrompido’ (Bélgica), ‘A grande beleza’ (Itália), ‘Omar’ (Palestina) e ‘The missing picture’ (Cambodja).

Destaque ainda para o Óscar de melhor filme de animação, que inclui ‘The wind rises’ (‘Asas do vento’), o anunciado último filme do realizador japonês Hayao Miyasaki. A ele juntam-se ainda ‘Os Croods’, ‘Frozen’, ‘Gru, o mal disposto 2’ e ‘Ernest & Celestine’.

A cerimónia será transmitida para mais de 200 países e territórios e contará com as anunciadas atuações dos U2 e de Pharrell Williams, nomeados para melhor canção original com ‘Ordinary Love’ e ‘Happy’, respetivamente.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …