Hoje é noite dos Óscares e há um português nomeado

Os filmes ‘Golpada americana’, ‘Gravidade’ e ’12 anos escravo’ dominam a corrida aos Óscares, os prémios norte-americanos de cinema a atribuir no domingo e que contam com um candidato português, Daniel Sousa e a curta-metragem “Feral”.

Golpada americana‘, do norte-americano David O. Russell, e ‘Gravidade‘, ficção espacial do mexicano Alfonso Cuarón, somam dez nomeações cada, disputando a estatueta dourada de melhor realização, filme, representação masculina e feminina ou argumento.

A eles junta-se ainda ’12 anos escravo’, drama do britânico Steve McQueen sobre a escravatura, que soma nove nomeações, também nas principais categorias.

A 86.ª edição dos Óscares, organizados pela Academia de Cinema dos Estados Unidos, decorrerá em Los Angeles no domingo (madrugada de segunda-feira em Portugal) e contará com um nome português entre os nomeados: Daniel Sousa é candidato ao Óscar de melhor curta-metragem de animação com o filme ‘Feral‘.

 

A cerimónia, que será conduzida por Ellen DeGeneres, irá homenagear os heróis do cinema e contará com a presença de figuras do cinema como Sidney Poitier, Sally Field, Harrison Ford, Daniel Day-Lewis, Brad Pitt, Robert De Niro, Whoopi Goldberg e Anne Hathaway.

Quanto à lista de nomeados, para melhor realização há as estreias de Steve McQueen e Alfonso Cuarón, ao lado de David O. Russell (que já tinha sido nomeado em 2013 e 2011), Martin Scorsese (que vai na oitava nomeação) e Alexander Payne, pela terceira vez nomeado, agora com ‘Nebraska’.

Para o Óscar de melhor filme estão indicados nove filmes: ‘Golpada americana’, ‘Capitão Phillips'(de Paul Greengrass), ‘O Clube de Dallas’ (de Jean-Marc Vallée), ‘Gravidade’, ‘Her’ (de Spike Jonze), ‘O lobo de Wall Street’, ’12 anos escravo’, ‘Philomena’ (de Stephen Frears) e ‘Nebraska’.

O ator norte-americano Matthew McConaughey, nomeado pela primeira vez para os Óscares, é considerado favorito por causa da interpretação no filme ‘O clube de Dallas’, drama baseado numa história verídica sobre o vírus da Sida e os primeiros tratamentos na década de 1980.

Para melhor ator estão também nomeados Christian Bale (‘Golpada americana’), Bruce Dern (‘Nebraska’), Leonardo diCaprio (‘O lobo de Wall Street’) e Chiwetel Ejiofor (’12 anos escravo’).

Meryl Streep (‘Um quente agosto’), que vai na 18.ª nomeação, Amy Adams (‘Golpada americana’), Cate Blanchett (‘Blue Jasmine’), Sandra Bullock (‘Gravidade’) e Judi Dench (‘Philomena’) estão indicadas para melhor representação feminina.

Na categoria de melhor filme em língua não inglesa estão ‘A caça’ (Dinamarca), ‘Ciclo interrompido’ (Bélgica), ‘A grande beleza’ (Itália), ‘Omar’ (Palestina) e ‘The missing picture’ (Cambodja).

Destaque ainda para o Óscar de melhor filme de animação, que inclui ‘The wind rises’ (‘Asas do vento’), o anunciado último filme do realizador japonês Hayao Miyasaki. A ele juntam-se ainda ‘Os Croods’, ‘Frozen’, ‘Gru, o mal disposto 2’ e ‘Ernest & Celestine’.

A cerimónia será transmitida para mais de 200 países e territórios e contará com as anunciadas atuações dos U2 e de Pharrell Williams, nomeados para melhor canção original com ‘Ordinary Love’ e ‘Happy’, respetivamente.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …

Da gripezinha ao "problema mundial". Bolsonaro fala com Trump e anuncia mais medidas

Jair Bolsonaro mudou de tom. Esta quarta-feira, o Presidente brasileiro anunciou um novo pacote financeiro de apoio a medidas para "manutenção de empregos", uma das suas maiores preocupações diante da pandemia de covid-19. O Presidente brasileiro, …

Bale não abdica de salário milionário e quer ficar em Madrid

Bale vai rejeitar todas as propostas que receber para sair do Real Madrid no final da temporada. O jogador não aceita uma redução do seu salário de 19 milhões de euros anuais. Gareth Bale não tem …

"Abuso da força é recorrente". Imprensa ucraniana levanta suspeitas sobre o SEF no aeroporto de Lisboa

A imprensa ucraniana tem estado a dar grande destaque à morte de Igor Homenyuk nas instalações do aeroporto de Lisboa. Em causa está a morte de um cidadão ucraniano que desembarcou no aeroporto de Lisboa, com …

Benfica pagou 34,2 milhões em comissões a intermediários. Sporting gastou metade

Entre os clubes portugueses, o Benfica foi quem mais gastou em comissões a intermediários. O FC Porto gastou 23,7 milhões de euros e o Sporting CP desembolsou 15,9 milhões. O SL Benfica foi o clube português …

EUA atingem recorde diário de 884 mortes. Quarentena chega aos campos de refugiados

Os Estados Unidos são, atualmente, o país do mundo com o maior número de casos de infeções pelo novo coronavírus: mais de 210 mil infetados. Os Estados Unidos registaram, esta quarta-feira, um novo recorde diário de …