Histórico: Ucrânia recebe 50 mil milhões do G7. “É Putin que paga”

5

Giuseppe Lami/EPA

Cimeira do G7 em Itália

Cimeira em Itália entre os sete países mais ricos do mundo. Os ativos russos congelados na Europa é que pagam o pacote.

A cimeira do grupo dos sete países mais ricos do mundo (G7) deu um apoio claro e histórico à Ucrânia: um pacote de 50 mil milhões de dólares.

São mais de 46 mil milhões de euros anunciados por Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, que também foi à cimeira em Itália.

Sobre a origem deste valor, von der Leyen deixou uma mensagem clara: “Não são os contribuintes europeus que estão a pagar os danos que Putin está a causar com esta guerra de agressão. É Putin que paga“.

A presidente da Comissão Europeia explicou que o dinheiro vem dos “lucros inesperados” dos activos russos congelados na Europa.

O Governo da Rússia ouviu este anúncio e avisou: “Isto não levará o Ocidente a nada de bom”.

“Esta iniciativa ilegal, ligada a tentativas de injectar dinheiro no regime de Kiev à custa de terceiros, e as medidas retaliatórias inevitáveis, serão extremamente dolorosas para Bruxelas“, declarou Maria Zakharova, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, esteve igualmente na cimeira do G7 e reconheceu este “apoio inequívoco à Ucrânia, ao direito internacional e a uma paz justa”.

“Todos os dias reforçamos as nossas posições e a nossa defesa da vida”, acrescentou Zelenskyy, que agradeceu a “todos os parceiros” da Ucrânia.

“Cada reunião serve o objectivo de dar à Ucrânia novas oportunidades de vitória”, reforçou o presidente da Ucrânia, que em Itália também assinou acordos bilaterais com EUA e Japão.

ZAP //

5 Comments

  1. Para estes senhores Dinheiro e propriedade é Rei, vida humana vale zero.. e se fossem os filhos deles a combater teriam a mesma postura?

    1
    1
  2. Mais uma mentira deslavada e descarada.
    Maria Zakharova e Putin já disseram que todos os valores russos que forem retidos pelos Ocidentais, vão ser retidos na mesma medida, e não só, pela Rússia, visto que a Rússia tem em seu poder valores de pessoas e empresas do ocidente suficientes para cobrir estes desmandos dos que querem guerra a todo o custo.
    Em suma, quem vai pagar mais estes milhões para os corruptos da Ucrânia, somos nós. O Povo é quem mais se condena.

    1
    10
  3. Luis, quem começou a guerra foram os Estados Unidos, a Ucrânia é só um fantoche.
    Há vídeos do Biden, muito antes de ser PM dos EUA, a “gabar-se” de que os EUA nunca assinariam nada com a Ucrânia enquanto não tivessem um governo pró-oeste; que manteve um contacto quase semanal durante anos com responsáveis Ucranianos de forma a que fosse instalado um governo pró-oeste. Há um vídeo de 2014, de um responsável dos EUA a falar para militares Ucranianos, que a causa deles ia ser levada até aos EUA e que estariam do lado deles.
    A Rússia é o ocupador, sem dúvida alguma. Mas é mais um caso de “o provocador faz-se de vítima depois do provocado responder”.
    Os EUA metem-se em tudo. Basta olhar para o passado e fazer alguma pesquisa. Não é comer aquilo que passa nas CMTVs e CNNs.

    Editar – 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.