Hipermercados vendem couves 14 vezes mais caras do que pagam aos agricultores

O Bloco de Esquerda denuncia os preços praticados pelos hipermercados na venda de legumes, nomeadamente couves, em especial durante o período entre o Natal e o Ano Novo, concluindo que, nalguns casos, foram vendidos a preços 14 vezes superiores aos pagos pelas grandes cadeias aos agricultores.

Os hipermercados “praticaram margens de lucro superiores a mil por cento entre o Natal e o Ano Novo”, denuncia o deputado do Bloco de Esquerda (BE), Ricardo Vicente, numa publicação no portal do partido, o Esquerda.net.

“Os produtores foram miseravelmente pagos e os consumidores pagaram caro”, destaca o deputado Ricardo Vicente, engenheiro agrónomo de formação, que comparou os preços de vários tipos de legumes, incluindo couves, courgetes, abóboras e alfaces, na Região Oeste.

Os preços relativos a uma única semana revelam uma “margem de lucro de 175% com a courgete”, de “316% com o lombardo”, de “421% com o repolho”, de “893% com a abóbora menina”, de “1222% com o brócolo”, de “1321% com a couve flor” e de “1817% com a alface”, salienta ainda Ricardo Vicente.

O deputado nota que o caso das alfaces é “o mais gritante”, pois é um produto que “custa 0,18 euros ao produtor e 3,45 euros ao consumidor”.

O BE questionou a ministra da Agricultura sobre este assunto e Maria do Céu Antunes respondeu que “o Governo se compromete a transpor uma directiva comunitária com algumas medidas relevantes até 1 de Maio, prazo limite estabelecido pela Comissão Europeia para o efeito”, revela Ricardo Vicente.

“Não adiantou nada sobre medidas concretas”, lamenta ainda o deputado, acusando o Governo de estar, “há dois anos, a atrasar esta transposição”. “O Bloco propôs que a mesma fosse concretizada com urgência há um ano e essa proposta foi chumbada”, acrescenta.

Ricardo Vicente nota ainda que “em tempos de pandemia, a agricultura não pára, mas precisa de mais do que elogios”.

“É preciso garantir justiça na formulação de preços, para que os agricultores possam viver do seu trabalho, em especial os mais pequenos e mais frágeis”, conclui.

Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …