Hércules, um veículo autónomo, entrega vegetais às famílias chinesas durante a quarentena

Nos últimos dois meses, os vegetais chegaram às costas de um robô. Foi assim que a população de 16 comunidades em Zibo, no leste da China, recebeu os produtos frescos nas suas casas.

O veículo não tripulado usa câmaras e algoritmos de Inteligência Artificial para fornecer uma alternativa “sem contacto” para entregas regulares de alimentação, ajudando assim a reduzir o risco de infeção. A van autónoma, batizada de Hércules, foi desenvolvida pela Unity Drive Innovation, ou UDI, uma startup sediada em Shenzhen, na China.

Esta empresa opera uma pequena frota destes veículos em Zibo, Suzhou e Shenzhen. Nestas cidades chinesas, e a meio de uma pandemia, o veículo entrega refeições, bens essenciais e recipientes para acondicionamento de refeições.

É como um Uber para pacotes: basta usar o telemóvel para ligar para um robô e este fornece posteriormente as caixas de que precisa”, explicou Mig Liu, co-fundador da UDI, citado pelo IEEE Spectrum.

O Hércules usa um computador de nível industrial que executa o Robot Operating System, ou ROS, e é equipado com um chassi drive-by-wire com motores elétricos alimentados por uma bateria de iões de lítio de 8,4 kWh.

Os sensores incluem um LiDAR principal, três auxiliares, uma câmara stereo, quatro câmaras olho de peixe, 16 sonares, sistemas de navegação por satélite redundantes, uma unidade de medida inercial (IMU) e dois codificadores de roda.

Através do 5G, um operador remoto recebe os dados de um veículo com apenas 10 milissegundos de atraso. Em Shenzhen, foi necessária intervenção humana depois de os robôs terem encontrado situações com as quais não sabiam lidar: muitos veículos na estrada ou falsas deteções de semáforos à noite.

Por questões de segurança, a UDI programou os veículos para circularem a baixas velocidades de até 30 quilómetros por hora, apesar de poderem atingir velocidades superiores. Liu contou que, em algumas ocasiões, os operadores remotos assumiram o controlo dos veículos por estarem a circular muito devagar, tornando-se um perigo na estrada.

A UDI quer ser a primeira empresa do mundo a alcançar a produção em massa destes veículos autónomos. Para isso, a startup já contratou 100 funcionários e prepara-se para colocar a sua linha de montagem a alta velocidade nos próximos meses.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pinto da Costa recandidata-se a "pensar nas dificuldades do presente"

Pinto da Costa admitiu, este domingo, no lançamento do site oficial da recandidatura à presidência do FC Porto, que vai a eleições "a pensar nas dificuldades tremendas do presente". No site oficial da sua candidatura, Pinto …

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …

Desemprego sobe 52% entre jovens até aos 24 anos

O desemprego entre os jovens até aos 24 anos disparou à boleia da pandemia de covid-19, que já fez mais de 1.300 vítimas mortais em Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …

Orçamento Retificativo: entre um cocktail de propostas e os apoios que Costa prefere segurar

António Costa decidiu ouvir todos os partidos com assento parlamentar antes de desenhar o esboço final do Orçamento Retificativo. Os encontros decorrem entre segunda e terça-feira. O primeiro-ministro recebe, entre hoje a amanhã, todos os partidos …