Príncipe Harry e Meghan Markle confirmam afastamento da família real

Neill Hall / EPA

O Palácio de Buckingham confirmou, esta sexta-feira, que o Príncipe Harry e Meghan, Duquesa de Sussex, não vão voltar às suas funções oficiais como membros da família real, pelo que vão perder vários títulos honorários.

Quando o Príncipe Harry, de 36 anos, e Meghan Markle, de 39, se afastaram da família real no início de 2020 e se mudaram para o Canadá, o que na altura ficou conhecido como “Megxit”, foi decidido que a situação seria revista depois de um ano.

Esta sexta-feira, o Palácio de Buckingham disse que “não vão voltar como membros ao serviço da Família Real” e que não é possível manterem as “responsabilidades e deveres que fazem parte da vida ao serviço público”.

Assim, o título de Harry como capitão-general dos Royal Marines e de outras companhias militares vai reverter para a Rainha Isabel II.

O segundo filho do Príncipe Carlos, herdeiro da coroa, perde também os títulos de mecenas em organizações como a Federação de Râguebi, Teatro Nacional, Fundação da Rainha para a Commonwealth [Commonwealth Trust] e Associação das Universidades da Commonwealth.

Citado pelo jornal Daily Telegraph, um porta-voz do casal disse que ambos estão dispostos a manter o apoio às organizações, independentemente do papel oficial.

“Conforme ficou evidente pelo trabalho deles no ano passado, o Duque e a Duquesa de Sussex mantêm o compromisso com os seus deveres e serviço ao Reino Unido e em todo o mundo”, sublinhou.

O duque e a duquesa de Sussex vivem atualmente na Califórnia, nos Estados Unidos, onde desenvolvem trabalho na área de entretenimento, tendo, na semana passada, anunciado que esperam um segundo filho, que se juntará a Archie, com quase dois anos.

Também esta semana ficou a saber-se que o casal tem uma entrevista agendada com a famosa apresentadora Oprah Winfrey, que será exibido pela CBS no dia 7 de março.

Embora a Casa Real se tenha demonstrado indiferente a esta entrevista, a imprensa avançou que o seu anúncio terá vindo precipitar a consolidação do “Megxit”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A menina Meghan talvez se tenha ofuscado com o glamour da casa real, mas deveria ao que ia, quando casou com Harry. Safou-se a tempo de ser triturada como trituraram a princesa Diana. A séria The Crown da Netflix, ajuda um pouco a entender todo este circo.

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …