Príncipe Harry e Meghan Markle confirmam afastamento da família real

Neill Hall / EPA

O Palácio de Buckingham confirmou, esta sexta-feira, que o Príncipe Harry e Meghan, Duquesa de Sussex, não vão voltar às suas funções oficiais como membros da família real, pelo que vão perder vários títulos honorários.

Quando o Príncipe Harry, de 36 anos, e Meghan Markle, de 39, se afastaram da família real no início de 2020 e se mudaram para o Canadá, o que na altura ficou conhecido como “Megxit”, foi decidido que a situação seria revista depois de um ano.

Esta sexta-feira, o Palácio de Buckingham disse que “não vão voltar como membros ao serviço da Família Real” e que não é possível manterem as “responsabilidades e deveres que fazem parte da vida ao serviço público”.

Assim, o título de Harry como capitão-general dos Royal Marines e de outras companhias militares vai reverter para a Rainha Isabel II.

O segundo filho do Príncipe Carlos, herdeiro da coroa, perde também os títulos de mecenas em organizações como a Federação de Râguebi, Teatro Nacional, Fundação da Rainha para a Commonwealth [Commonwealth Trust] e Associação das Universidades da Commonwealth.

Citado pelo jornal Daily Telegraph, um porta-voz do casal disse que ambos estão dispostos a manter o apoio às organizações, independentemente do papel oficial.

“Conforme ficou evidente pelo trabalho deles no ano passado, o Duque e a Duquesa de Sussex mantêm o compromisso com os seus deveres e serviço ao Reino Unido e em todo o mundo”, sublinhou.

O duque e a duquesa de Sussex vivem atualmente na Califórnia, nos Estados Unidos, onde desenvolvem trabalho na área de entretenimento, tendo, na semana passada, anunciado que esperam um segundo filho, que se juntará a Archie, com quase dois anos.

Também esta semana ficou a saber-se que o casal tem uma entrevista agendada com a famosa apresentadora Oprah Winfrey, que será exibido pela CBS no dia 7 de março.

Embora a Casa Real se tenha demonstrado indiferente a esta entrevista, a imprensa avançou que o seu anúncio terá vindo precipitar a consolidação do “Megxit”.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A menina Meghan talvez se tenha ofuscado com o glamour da casa real, mas deveria ao que ia, quando casou com Harry. Safou-se a tempo de ser triturada como trituraram a princesa Diana. A séria The Crown da Netflix, ajuda um pouco a entender todo este circo.

RESPONDER

Governo admite retomar apoio que paga até dois salários mínimos após lay-off simplificado

Na reunião de concertação social desta quarta-feira, o Governo mostrou-se disponível para recuperar o Incentivo Extraordinário à Normalização da Atividade que atribui um apoio até dois salários mínimos por trabalhador após o lay-off simplificado.  O jornal …

20 anos da tragédia de Entre-os-Rios. Marcelo recorda "um momento difícil que marcou a história de Portugal"

Há 20 anos, a 4 de março de 2001, a Ponte Hintze Ribeiro, que ligava Entre-os-Rios a Castelo de Paiva, caiu e arrastou para o Douro três carros e um autocarro. Não houve sobreviventes e …

Descobertos tubarões que brilham no escuro

Uma equipa de cientistas da Nova Zelândia teve uma surpresa quando decidiu explorar as profundezas mais inexploradas dos oceanos do nosso planeta: descobriu três espécies de tubarão que brilham no escuro. É a primeira vez que …

"A gratidão não prescreve". Marcelo quer condecorar todos os militares do 25 de Abril até 2024

Até aos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai condecorar todos os militares envolvidos na conspiração que levou à queda da ditadura. Na sexta-feira passada, o …

DGS considera que quem esteve infetado só precisa de uma dose da vacina

A recomendação ainda pode vir a ser alterada, mas a Direção-Geral da Saúde (DGS) considera que quem esteve infetado com o vírus SARS-CoV-2 só necessita de uma dose da vacina. Uma fonte oficial do organismo disse …

Oposição une-se e aprova alargamento do apoio a mais pais em teletrabalho

O Parlamento aprovou esta quarta-feira oo alargamento do apoio à família a mais pais em teletrabalho, com os votos a favor do PCP, BE, PSD, CDS e Chega. PS e Iniciativa Liberal abstiveram-se. Na sua forma original, …

Cientistas conseguiram ler uma carta dobrada com 300 anos - sem sequer a abrir

Uma equipa de cientistas conseguiu ler uma carta secreta do século XVII sem sequer a abrir, graças a um algoritmo de nivelamento computacional automatizado. Um scanner de raios-X, usado normalmente em pesquisas odontológicas, permitiu a uma …

Lacerda Machado e Esmeralda Dourado demitem-se da TAP

Diogo Lacerda Machado, Esmeralda Dourado e Trey Urbahn demitiram-se, no início desta semana, do Conselho de Administração da TAP. A notícia foi inicialmente avançada pelo jornal online ECO, esta quarta-feira, que, além de Diogo Lacerda Machado, referiu …

Graça Freitas admite possibilidade de nova vaga em Portugal (e reconhece que pensou em desistir)

Em entrevista à RTP 3, a diretora-geral da Saúde lamentou os "números açambarcadores" de mais de 16 mil mortos e 800 mil casos associados à covid-19, em especial o drama vivido no último mês de …

Observatório no Havai capta dois fenómenos atmosféricos raros

Os "sprites" (raios) e "blue jets" (jatos azuis) são fenómenos atmosféricos muito fugazes. Conseguir uma fotografia dos dois, em simultâneo, é um feito raro. A fotografia foi tirada por uma das "cloud cams" do Observatório Gemini, …