Entrevista de Harry e Meghan a Oprah Winfrey pode ser a “gota de água” para a Família Real

Facundo Arrizabalaga / EPA

Os Duques de Sussex

A notícia surgiu na passada segunda-feira: Harry e Meghan têm uma entrevista agendada com Oprah Winfrey. Será a primeira desde que se mudaram para os Estados Unidos. O programa, com uma duração de 90 minutos, irá ser exibido pela CBS no dia 7 de março.

Depois da notícia ser divulgada, o Palácio de Buckingham distanciou-se da decisão e fez questão de frisar que “o Duque e a Duquesa já não são membros ativos da Família Real e, por isso, qualquer decisão que tomem relativamente a compromissos com a imprensa é apenas da sua responsabilidade. […] eles não têm qualquer obrigação de informar a Casa Real deste tipo de planos”, informou em comunicado.

Embora a Casa Real se demonstre indiferente, o anúncio da entrevista concedida a Winfrey terá vindo precipitar a consolidação do Megxit processo desencadeado pelo casal em janeiro do ano passado, no momento em que revelaram publicamente o desejo de recuar no estatuto de membros sénior da família real britânica.

Ao longo do último ano de afastamento dos deveres reais, os termos nunca ficaram totalmente claros. Os Duques de Sussex abdicaram de títulos, deixaram de ser financiados por fundos públicos e, no caso do príncipe, abriram mão do estatuto militar, tudo para poderem construir uma vida longe do escrutínio público.

Contudo, segundo o Daily Mail, a entrevista anunciada na segunda-feira terá precipitado um corte ainda mais radical dos laços que uniam o casal ao clã Windsor.

O jornal britânico frisa que a Rainha Isabel II pretende pedir aos Sussex que abdiquem de todas as ligações que mantêm enquanto membros da realeza, sobretudo no que diz respeito a apoios e patrocínios a entidades e organizações.

Para o filho de Diana, o pedido poderá traduzir-se na perda dos seus três títulos militares, na marinha, na força aérea e nos fuzileiros britânicos. Poderá ainda ter de abandonar a posição de patrono de três instituições.

Já a ex-atriz, poderá ter de abrir mão do papel idêntico que mantém no National Theatre. A mesma especialista aponta as ligações do casal à Commonwealth como possíveis de serem igualmente postas em causa.

“Oprah With Meghan And Harry: A CBS Primetime Special” já tem data marcada e pode ser o ponto que faltava para um afastamento total do casal da representação real. A conversa vai centrar-se sobre a vida e a trajetória dos Sussex, da chegada de Meghan à família real e na nova vida na Califórnia, avança o tabloide.

Recorde-se que no passado dia 14 de fevereiro, o Príncipe Harry e Meghan Markle anunciaram que estão à espera do seu segundo filho.

Ana Isabel Moura ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

20 anos da tragédia de Entre-os-Rios. Marcelo recorda "um momento difícil que marcou a história de Portugal"

Há 20 anos, a 4 de março de 2001, a Ponte Hintze Ribeiro, que ligava Entre-os-Rios a Castelo de Paiva, caiu e arrastou para o Douro três carros e um autocarro. Não houve sobreviventes e …

Descobertos tubarões que brilham no escuro

Uma equipa de cientistas da Nova Zelândia teve uma surpresa quando decidiu explorar as profundezas mais inexploradas dos oceanos do nosso planeta: descobriu três espécies de tubarão que brilham no escuro. É a primeira vez que …

"A gratidão não prescreve". Marcelo quer condecorar todos os militares do 25 de Abril até 2024

Até aos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai condecorar todos os militares envolvidos na conspiração que levou à queda da ditadura. Na sexta-feira passada, o …

DGS considera que quem esteve infetado só precisa de uma dose da vacina

A recomendação ainda pode vir a ser alterada, mas a Direção-Geral da Saúde (DGS) considera que quem esteve infetado com o vírus SARS-CoV-2 só necessita de uma dose da vacina. Uma fonte oficial do organismo disse …

Oposição une-se e aprova alargamento do apoio a mais pais em teletrabalho

O Parlamento aprovou esta quarta-feira oo alargamento do apoio à família a mais pais em teletrabalho, com os votos a favor do PCP, BE, PSD, CDS e Chega. PS e Iniciativa Liberal abstiveram-se. Na sua forma original, …

Cientistas conseguiram ler uma carta dobrada com 300 anos - sem sequer a abrir

Uma equipa de cientistas conseguiu ler uma carta secreta do século XVII sem sequer a abrir, graças a um algoritmo de nivelamento computacional automatizado. Um scanner de raios-X, usado normalmente em pesquisas odontológicas, permitiu a uma …

Lacerda Machado e Esmeralda Dourado demitem-se da TAP

Diogo Lacerda Machado, Esmeralda Dourado e Trey Urbahn demitiram-se, no início desta semana, do Conselho de Administração da TAP. A notícia foi inicialmente avançada pelo jornal online ECO, esta quarta-feira, que, além de Diogo Lacerda Machado, referiu …

Graça Freitas admite possibilidade de nova vaga em Portugal (e reconhece que pensou em desistir)

Em entrevista à RTP 3, a diretora-geral da Saúde lamentou os "números açambarcadores" de mais de 16 mil mortos e 800 mil casos associados à covid-19, em especial o drama vivido no último mês de …

Observatório no Havai capta dois fenómenos atmosféricos raros

Os "sprites" (raios) e "blue jets" (jatos azuis) são fenómenos atmosféricos muito fugazes. Conseguir uma fotografia dos dois, em simultâneo, é um feito raro. A fotografia foi tirada por uma das "cloud cams" do Observatório Gemini, …

As tempestades marcianas podem criar "faíscas" elétricas (brilhantes e roxas)

As tempestades de areia do Planeta Vermelho podem brilhar no escuro. Segundo os cientistas, o atrito das partículas de areia pode criar pequenos "raios", como os que ocorrem dentro das nuvens de gás e cinzas …