Entrevista de Harry e Meghan a Oprah Winfrey pode ser a “gota de água” para a Família Real

Facundo Arrizabalaga / EPA

Os Duques de Sussex

A notícia surgiu na passada segunda-feira: Harry e Meghan têm uma entrevista agendada com Oprah Winfrey. Será a primeira desde que se mudaram para os Estados Unidos. O programa, com uma duração de 90 minutos, irá ser exibido pela CBS no dia 7 de março.

Depois da notícia ser divulgada, o Palácio de Buckingham distanciou-se da decisão e fez questão de frisar que “o Duque e a Duquesa já não são membros ativos da Família Real e, por isso, qualquer decisão que tomem relativamente a compromissos com a imprensa é apenas da sua responsabilidade. […] eles não têm qualquer obrigação de informar a Casa Real deste tipo de planos”, informou em comunicado.

Embora a Casa Real se demonstre indiferente, o anúncio da entrevista concedida a Winfrey terá vindo precipitar a consolidação do Megxit processo desencadeado pelo casal em janeiro do ano passado, no momento em que revelaram publicamente o desejo de recuar no estatuto de membros sénior da família real britânica.

Ao longo do último ano de afastamento dos deveres reais, os termos nunca ficaram totalmente claros. Os Duques de Sussex abdicaram de títulos, deixaram de ser financiados por fundos públicos e, no caso do príncipe, abriram mão do estatuto militar, tudo para poderem construir uma vida longe do escrutínio público.

Contudo, segundo o Daily Mail, a entrevista anunciada na segunda-feira terá precipitado um corte ainda mais radical dos laços que uniam o casal ao clã Windsor.

O jornal britânico frisa que a Rainha Isabel II pretende pedir aos Sussex que abdiquem de todas as ligações que mantêm enquanto membros da realeza, sobretudo no que diz respeito a apoios e patrocínios a entidades e organizações.

Para o filho de Diana, o pedido poderá traduzir-se na perda dos seus três títulos militares, na marinha, na força aérea e nos fuzileiros britânicos. Poderá ainda ter de abandonar a posição de patrono de três instituições.

Já a ex-atriz, poderá ter de abrir mão do papel idêntico que mantém no National Theatre. A mesma especialista aponta as ligações do casal à Commonwealth como possíveis de serem igualmente postas em causa.

“Oprah With Meghan And Harry: A CBS Primetime Special” já tem data marcada e pode ser o ponto que faltava para um afastamento total do casal da representação real. A conversa vai centrar-se sobre a vida e a trajetória dos Sussex, da chegada de Meghan à família real e na nova vida na Califórnia, avança o tabloide.

Recorde-se que no passado dia 14 de fevereiro, o Príncipe Harry e Meghan Markle anunciaram que estão à espera do seu segundo filho.

Ana Isabel Moura ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …