/

O hambúrguer pode ter sido inventado pelos romanos

De acordo com um livro do tempo do Império Romano, ir comer algo nos tempos antigos não era muito diferente do que ir hoje a um restaurante americano.

O livro de receitas romano “Apicius, dividido em 10 volumes com diferentes categorias de refeição, foi escrito por um autor desconhecido durante o final do século IV ou V. Porém, Apicius contém receitas que datam do século I, principalmente com uso de ingredientes que estariam disponíveis para as classes mais ricas que viviam em Roma e arredores.

De acordo com o Museum Crush, uma das receitas detalhada no livro é um prato chamado “Isicia Omentata”. Como um hambúrguer extravagante, a isicia omentata é essencialmente um empadão de carne picada com sabor a pinhões, pimenta e um molho à base de peixe chamado garo, e acompanhado por um pão pré-embebido em vinho branco.

Esta refeição não estaria disponível para as classes mais baixas, embora os trabalhadores romanos costumavam comer em bancas de comida chamadas termopólios, que eram quiosques que serviam pratos prontos aos trabalhadores no intervalo do almoço.

As origens de Apicius continuam a ser uma questão de contenção, sendo que alguns historiadores acreditam que Apicius Caelius será autor, devido às letras API e CAE que aparecem na capa de algumas edições.

Outros relatos atribuem o livro a um famoso glutão chamado Marcus Gavius Apicius, conhecido pelos seus gostos indulgentes e objeto de várias histórias culinárias ultrajantes. Alega-se, por exemplo, que navegou de Roma para a Líbia depois de ouvir que os camarões na costa do país do norte da África eram mais saborosos do que os encontrados noutros lugares. No entanto, depois de se dececionar com o sabor do marisco da Líbia, terá ido diretamente para casa sem pisar a terra.

Diz-se também que Marcus Gavius Apicius também gostava de língua de flamingo e que terá cometido suicídio depois de perceber que já não tinha dinheiro suficiente para manter a sua dieta.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.