O hambúrguer pode ter sido inventado pelos romanos

De acordo com um livro do tempo do Império Romano, ir comer algo nos tempos antigos não era muito diferente do que ir hoje a um restaurante americano.

O livro de receitas romano “Apicius, dividido em 10 volumes com diferentes categorias de refeição, foi escrito por um autor desconhecido durante o final do século IV ou V. Porém, Apicius contém receitas que datam do século I, principalmente com uso de ingredientes que estariam disponíveis para as classes mais ricas que viviam em Roma e arredores.

De acordo com o Museum Crush, uma das receitas detalhada no livro é um prato chamado “Isicia Omentata”. Como um hambúrguer extravagante, a isicia omentata é essencialmente um empadão de carne picada com sabor a pinhões, pimenta e um molho à base de peixe chamado garo, e acompanhado por um pão pré-embebido em vinho branco.

Esta refeição não estaria disponível para as classes mais baixas, embora os trabalhadores romanos costumavam comer em bancas de comida chamadas termopólios, que eram quiosques que serviam pratos prontos aos trabalhadores no intervalo do almoço.

As origens de Apicius continuam a ser uma questão de contenção, sendo que alguns historiadores acreditam que Apicius Caelius será autor, devido às letras API e CAE que aparecem na capa de algumas edições.

Outros relatos atribuem o livro a um famoso glutão chamado Marcus Gavius Apicius, conhecido pelos seus gostos indulgentes e objeto de várias histórias culinárias ultrajantes. Alega-se, por exemplo, que navegou de Roma para a Líbia depois de ouvir que os camarões na costa do país do norte da África eram mais saborosos do que os encontrados noutros lugares. No entanto, depois de se dececionar com o sabor do marisco da Líbia, terá ido diretamente para casa sem pisar a terra.

Diz-se também que Marcus Gavius Apicius também gostava de língua de flamingo e que terá cometido suicídio depois de perceber que já não tinha dinheiro suficiente para manter a sua dieta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …