O hambúrguer pode ter sido inventado pelos romanos

De acordo com um livro do tempo do Império Romano, ir comer algo nos tempos antigos não era muito diferente do que ir hoje a um restaurante americano.

O livro de receitas romano “Apicius, dividido em 10 volumes com diferentes categorias de refeição, foi escrito por um autor desconhecido durante o final do século IV ou V. Porém, Apicius contém receitas que datam do século I, principalmente com uso de ingredientes que estariam disponíveis para as classes mais ricas que viviam em Roma e arredores.

De acordo com o Museum Crush, uma das receitas detalhada no livro é um prato chamado “Isicia Omentata”. Como um hambúrguer extravagante, a isicia omentata é essencialmente um empadão de carne picada com sabor a pinhões, pimenta e um molho à base de peixe chamado garo, e acompanhado por um pão pré-embebido em vinho branco.

Esta refeição não estaria disponível para as classes mais baixas, embora os trabalhadores romanos costumavam comer em bancas de comida chamadas termopólios, que eram quiosques que serviam pratos prontos aos trabalhadores no intervalo do almoço.

As origens de Apicius continuam a ser uma questão de contenção, sendo que alguns historiadores acreditam que Apicius Caelius será autor, devido às letras API e CAE que aparecem na capa de algumas edições.

Outros relatos atribuem o livro a um famoso glutão chamado Marcus Gavius Apicius, conhecido pelos seus gostos indulgentes e objeto de várias histórias culinárias ultrajantes. Alega-se, por exemplo, que navegou de Roma para a Líbia depois de ouvir que os camarões na costa do país do norte da África eram mais saborosos do que os encontrados noutros lugares. No entanto, depois de se dececionar com o sabor do marisco da Líbia, terá ido diretamente para casa sem pisar a terra.

Diz-se também que Marcus Gavius Apicius também gostava de língua de flamingo e que terá cometido suicídio depois de perceber que já não tinha dinheiro suficiente para manter a sua dieta.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

CGTP volta à rua com concentrações nos distritos e greves e plenários nas empresas

A CGTP vai voltar à rua pela valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. A CGTP volta à rua com uma Jornada Nacional de Luta descentralizada para exigir melhores …

27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel.  Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica …

Em risco de perder a imunidade, Puigdemont fala em "pressão espanhola"

Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsati estão em risco de perder imunidade. O ex-presidente do governo da Catalunha fala em "pressão espanhola" no Parlamento Europeu. O levantamento da imunidade de Carles Puigdemont e de dois …

Plano de desconfinamento a circular nas redes sociais é falso. Governo faz denúncia ao Ministério Público

Esta quinta-feira, começou a circular nas redes sociais um alegado plano de desconfinamento que teria início já no mês de março. O Governo já veio avisar que o documento é falso e vai fazer uma …

Carlos Carreiras diz que "Passos Coelho não é passado, é presente"

O presidente da Câmara de Cascais voltou a criticar a liderança do líder do PSD e, em sentido contrário, deixou rasgados elogios ao seu antecessor. Numa entrevista ao jornal Público e à rádio Renascença, Carlos Carreiras …

PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter "fantasiado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que "tudo leva a crer" que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar. A PSP de Viseu identificou o …

Termina hoje o prazo para validar faturas para apresentar no IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura e que vão servir de base no cálculo das deduções no IRS. Há já vários anos que as deduções …

“Foi torturada”. Princesa Latifa escreve carta à polícia a pedir que investigue desaparecimento da irmã

Latifa escreveu à polícia britânica em 2019. O caso da sua irmã Shamsa, raptada em Inglaterra há mais de vinte anos, tem muitas semelhanças com o drama agora vivido pela princesa. A princesa Latifa, filha do …

Pelo menos oito mortos após golpe de Estado em Myanmar. ONG pedem embargo ao fornecimento de armas

Pelo menos oito pessoas morreram em Myanmar, como resultado da violência desencadeada após o golpe de Estado realizado pelos militares a 1 de fevereiro, segundo a Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP). Até agora, o …

24 mil milhões até 2025 e 100% renovável até 2030. Eis o novo plano estratégico da EDP

A EDP apresenta esta quinta-feira o seu novo plano estratégico, comprometendo-se a investir 24 mil milhões de euros até 2025 na transição energética e anunciando o objetivo de até 2030 se tornar 100% verde. Na nota …