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Disseram a Halle Berry que tinha herpes. Afinal, era a perimenopausa

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@halleberry / Instagram

A actriz Halle Berry

A actriz Halle Berry.

A actriz Halle Berry, de 57 anos, criou um novo negócio que pretende ajudar mulheres na menopausa e na pré-menopausa. A ideia surgiu-lhe depois de ter recebido um diagnóstico errado do seu médico.

Esta revelação foi feita por Halle Berry numa conversa com a mulher do presidente dos EUA, Jill Biden, sobre a menopausa no âmbito da iniciativa “A Day of Unreasonable Conversation” que é organizada pela agência de impacto social Propper Daley.

A vencedora de um Óscar de Melhor Actriz começou por contar a Jill Biden que só aos 54 anos conheceu, “finalmente, o homem dos [seus] sonhos”, referindo-se ao músico Van Hunt, com quem tem um relacionamento há três anos.

Após essa nota, Halle Berry revelou que foi ao médico porque sentia muitas dores depois das relações sexuais.

O médico disse-lhe que tinha “o pior herpes que já tinha visto na sua vida”, relatou ainda em declarações divulgadas pelo site The Hollywood Reporter.

Assim, a actriz e o namorado foram fazer análises para seguirem com o tratamento adequado. Mas, afinal, não era herpes.

“Descobri que era um sintoma da perimenopausa” devido à secura vaginal, um efeito comum secundário durante este período que antecede a menopausa, explicou ainda Halle Berry.

O meu médico não tinha os conhecimentos adequados e não me preparou”, sublinhou a actriz, apontando que foi, assim, que teve uma ideia para o seu novo negócio, a comunidade digital rē•spin que se centra na promoção da saúde e do bem-estar de mulheres em perimenopausa e em menopausa.

Um projecto com que a actriz espera ajudar a criar “uma mudança e uma diferença na vida de outras mulheres”.

O que é a perimenopausa?

A perimenopausa, também chamada de pré-menopausa, é “um período de transição entre a idade fértil da mulher e a menopausa, em que a ovulação deixa de existir por completo”, refere-se no site da rede de hospitais CUF.

Nesta fase, “há alterações hormonais importantes no corpo da mulher”, nomeadamente “uma produção inconstante de estrogénio pelos ovários”, aponta a CUF.

O estrogénio é uma hormona essencial para regular o ciclo menstrual. Assim, na perimenopausa, as mulheres tendem a ter períodos irregulares.

Outros sintomas desta fase são ondas de calor, ou os chamados “afrontamentos”, suores nocturnos, insónias, redução do desejo e secura vaginal.

Mas também pode ocorrer aumento de peso e podem surgir problemas de memória e concentração.

O período de perimenopausa pode durar “apenas alguns meses”, ou “vários anos”, conforme as mulheres, nota ainda a CUF.

Celebridades apostam na menopausa como negócio

Halle Berry lançou a sua plataforma rē•spin no início deste ano, notando que pretende partilhar as suas “experiências com a menopausa” para “quebrar o estigma” que rodeia esta fase e para dar um “novo sentido de empoderamento e de saúde” às mulheres que passam por “esta transição natural”, para se sentirem “inspiradas pela beleza eterna que vem com ela”.

Para já, a plataforma da actriz limita-se a uma página web e a perfis nas redes sociais com conteúdo informativo, mas já tem uma parceria com uma marca de suplementos e de vitaminas.

Halle Berry é apenas mais uma celebridade a apostar em negócios para mulheres com mais de 40 anos, tal como já fizeram Gwyneth Paltrow, Cameron Diaz e Naomi Watts.

Gwyneth Paltrow foi uma das pioneiras com a sua marca Goop que se dedica à área do bem-estar, da beleza e da moda e que, nos últimos anos, tem lançado soluções focadas na menopausa.

Naomi Watts lançou há mais de um ano a marca de cosméticos Stripes que foi pensada para mulheres que começam a sentir na pele os primeiros sintomas da menopausa.

“Ao longo da minha carreira de actriz, superei tsunamis e encontrei-me cara a cara com o King Kong, mas ninguém me preparou para a menopausa precoce“, escreve Naomi Watts no seu site.

Despertava a meio da noite empapada em suor. A minha pele estava seca e picava. As minhas hormonas estavam descontroladas”, acrescenta a actriz, notando que se sentia “confusa e só” – “como se não tivesse controlo sobre o próprio corpo”.

Assim, criou a marca para dar “apoio, soluções e um espaço para resolver” os problemas das mulheres que passam por esta fase difícil, afiança.

Paltrow também é investidora, juntamente com Cameron Diaz, Drew Barrymore e Demi Moore, na start up Evernow, uma empresa de telemedicina que disponibiliza consultas online com especialistas em menopausa.

E a tenista Serena Williams investiu na empresa Wile que tem uma marca de suplementos à base de plantas para aliviar os sintomas da perimenopausa e da menopausa.

Susana Valente, ZAP //

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1 Comment

  1. Alguém diga a essa senhora, que diagnósticos errados fazem parte da vida de todos os medicos que exercem, e só os que nada fazem estão livres desse abissal erro.
    Pessoalmente, não percebo a especial importância de certas pessoas … e de certas “notícias”.

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