A Lua afeta o ciclo menstrual?

Envato Elements

Os humanos há muito que pensam que a Lua pode influenciar a saúde e o comportamento. A palavra “lunático” surgiu da crença de que as mudanças na no satélite natural causavam insanidade intermitente, enquanto anteriormente se sugeria que os nascimentos aumentavam durante a lua cheia.

Durante séculos, muitas culturas têm ligado a menstruação à Lua. O ciclo lunar de 29 dias que transita de uma lua nova para uma lua cheia parece sobrepor-se ao ciclo menstrual de 28 dias.

Surgiram teorias de que o satélite pode sincronizar-se com o ciclo menstrual.

Mas existem evidências quem prove essa ligação? Os primeiros estudos sugeriram uma ligação ténue.

Um estudo de 1986, publicado na Acta Obstetricia et Gynecologica Scandinavica, analisou 826 mulheres e descobriu que 28,3% das participantes iniciaram o ciclo menstrual perto da torno da lua nova – mais do que em qualquer outra fase do ciclo da lua.

No entanto, um estudo de 2013 publicado na Endocrine Regulations, rastreou 74 mulheres durante um ano e não encontrou provas entre a sincronização das fases lunares com o ciclo menstrual.

O aumento das aplicações de rastreio do período permitiu aos investigadores realizar estudos maiores.

Em 2019, com base nos dados da aplicação Clue, analisaram 7,5 milhões de ciclos de 1,5 milhões de utilizadoras. Não encontraram provas de que os ciclos menstruais fossem mais prováveis de acontecer numa determinada altura do ciclo lunar.

“Quando se recolhem dados menstruais de mais de 1000 mulheres, não se vê uma acumulação de menstruações em torno da lua cheia ou da lua nova”, referiu Charlotte Förster, neurobiologista da Universidade de Würzburg, na Alemanha. Mas há resultados diferentes quando se observam dados a longo prazo, afirmou.

Nenhuma mulher estará sincronizada com a lua cheia ou a lua nova durante toda a vida, e algumas não estarão de todo, disse a investigadora à Live Science.

Num estudo de 2021, publicado na Science Advances, a especialista e os colegas analisaram os registos de menstruação de 22 mulheres e mostraram que quase um quarto dos ciclos menstruais registados estavam sincronizados com a lua cheia ou com a lua nova.

O estudo também revelou que os ciclos menstruais estavam mais sincronizados com a lua durante o inverno e o outono, quando as noites são mais longas.

A hipótese de Charlotte Förster é que, no passado, antes da luz artificial, o brilho da lua cheia permitia às pessoas prolongar as suas horas de trabalho e de caça porque era mais seguro. A lua nova era mais perigosa e a melhor altura para ficar dentro de casa, ter relações sexuais e, assim, aderir a este relógio daria aos casais uma vantagem de sobrevivência e reprodutiva. No entanto, não há provas.

Outros especialistas dizem que a sobreposição entre os dois ciclos deve-se ao acaso.

“Olhando para os dados, vimos as datas de início desse período caírem aleatoriamente ao longo do mês, independentemente da fase lunar”, declarou Marija Vlajic Wheeler, técnica de ciências de dados e antiga cientista de dados da Clue, que liderou o estudo de 2019.

Segundo os investigadores, assumindo que os ciclos menstruais começam em momentos aleatórios, cerca de 1 em 2 mulheres terão o início da menstruação 3 dias a partir da lua cheia ou da lua nova. Mas os ciclos que desviam-se mais desse período de 29 dias ou variam mês a mês não terão muita sincronia com a Lua.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.