/

Roupa da NASA alivia sintomas da menopausa

Maioria das mulheres repara rapidamente quando passa pela menopausa. Mas uma tecnologia da NASA promete aliviar esses momentos.

NASA – National Aeronautics and Space Administration. Ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço.

Associamos NASA imediatamente à Lua, a foguetões, a missões espaciais, ao Espaço no geral.

Mas “cá em baixo”, na Terra, há projectos da NASA que nada têm a ver com o Espaço mas que são úteis para milhões de pessoas.

A câmara de filmar e de tirar fotografias nos telemóveis. Sim, é invenção da NASA. Os auscultadores sem fios, as lentes com protecção ultra-violeta, os termómetros infra-vermelhos e os detectores de fumo também, lembra o portal Rotas de Viagem.

Agora surge uma tecnologia, também criada pela NASA, para suavizar a menopausa.

O portal UOL indica que a agência está a contribuir para a produção de roupas que prometem aliviar as oscilações de calor após a última menstruação.

Estima-se que três em cada quatro mulheres atravessem momentos de maior calor, nos três anos e meio seguintes à menopausa.

Para combater essa fase, a comerciante têxtil Louise Nicholson fundou a marca Fifty One Apparel – fifty one (51), a idade média do surgimento da menopausa.

A prioridade era juntar aos tecidos das roupas já existentes para arrefecer o corpo materiais que regulassem a temperatura corporal em variações de calor. Porque há “ondas de frio” que surgem depois desses momentos de calor.

Louise conheceu a tecnologia Outcast, desenvolvida pela Triangle Research and Development Corporation para a NASA há quase 40 anos.

A Outcast era utilizada para as luvas dos astronautas, para estes conseguirem resistir às temperaturas extremas no Espaço.

Nas luvas foram incorporadas micro-cápsulas de um material que mantêm uma temperatura constante à medida que muda de fase sólida para líquida, ou vice-versa.

Agora, a Fifty One Apparel apresenta cápsulas de Outlast, prometendo manter a regulação térmica do material criado para a NASA e a aparência e o toque macio dos tecidos usados na indústria têxtil.

Calças e t-shirts, pijamas, lenços e máscaras são peças que estão a ser produzidas com essa tecnologia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.