Rede de hackers saca um milhão de euros de contas bancárias

Através do método de phishing, uma rede de piratas informáticos apoderou-se de mais de um milhão de euros de dezenas de contas bancárias.

O Jornal de Notícias avança esta segunda-feira que dezenas de piratas informáticos acederam, através de emails ou SMS falsos, a contas bancárias e furtaram mais de um milhão de euros. A maioria das contas são do banco Montepio, sobretudo no Minho.

O caso, em investigação no Ministério Público de Braga, terá já 55 arguidos, alguns dos quais cidadãos brasileiros, suspeitos de participarem na fraude.

O esquema começou em 2013, quando os hackers acederam à conta de depósito à ordem de um cliente do serviço de internet banking Net 24, através do método de phishing (furto de dados bancários e pessoais). Os piratas transferiram 1.995 euros para a conta de um dos hackers, e levantaram logo a seguir 1.950 euros. Alguns dias depois, voltaram a levantar essa quantia na mesma conta e ainda na de outro cliente.

De acordo com o JN, ocorreram mais 55 casos de roubo, neste esquema que se prolongou até 2018. Só nesta fase, os piratas informáticos roubaram mais de 200 mil euros, lesando 47 pessoas ou empresas.

A Polícia Judiciária explicou que o dinheiro circulava em contas de amigos ou familiares dos hackers em Portugal e no Brasil, que o levantavam e, depois, transferiam através de agências de câmbios para Braga.

Conforme explica o JN, o modus operandi consistia no envio de emails falsos de entidades bancárias aos clientes, que remetiam os seus dados e códigos de acesso convencidos de que eram mesmo contactados pelas entidades. O esquema começou com um grupo de três homens, aos quais se foram juntando mais, que furtavam quantias dos mil aos 10 mil euros.

O diário refere que, em alguns casos, os clientes aperceberam-se da fraude e contactaram a entidade bancária a tempo de cancelar a transferência.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É preciso ser muito irresponsável para ceder códigos e dados da conta, o próprio Montepio está constantemente a avisar os clientes que NUNCA PEDE OS CÓDIGOS TODOS……NUNCA, e vem estes ignorantes a caírem nestes esquemas……só visto

RESPONDER

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …