/

Rede de hackers saca um milhão de euros de contas bancárias

1

Através do método de phishing, uma rede de piratas informáticos apoderou-se de mais de um milhão de euros de dezenas de contas bancárias.

O Jornal de Notícias avança esta segunda-feira que dezenas de piratas informáticos acederam, através de emails ou SMS falsos, a contas bancárias e furtaram mais de um milhão de euros. A maioria das contas são do banco Montepio, sobretudo no Minho.

O caso, em investigação no Ministério Público de Braga, terá já 55 arguidos, alguns dos quais cidadãos brasileiros, suspeitos de participarem na fraude.

O esquema começou em 2013, quando os hackers acederam à conta de depósito à ordem de um cliente do serviço de internet banking Net 24, através do método de phishing (furto de dados bancários e pessoais). Os piratas transferiram 1.995 euros para a conta de um dos hackers, e levantaram logo a seguir 1.950 euros. Alguns dias depois, voltaram a levantar essa quantia na mesma conta e ainda na de outro cliente.

De acordo com o JN, ocorreram mais 55 casos de roubo, neste esquema que se prolongou até 2018. Só nesta fase, os piratas informáticos roubaram mais de 200 mil euros, lesando 47 pessoas ou empresas.

A Polícia Judiciária explicou que o dinheiro circulava em contas de amigos ou familiares dos hackers em Portugal e no Brasil, que o levantavam e, depois, transferiam através de agências de câmbios para Braga.

Conforme explica o JN, o modus operandi consistia no envio de emails falsos de entidades bancárias aos clientes, que remetiam os seus dados e códigos de acesso convencidos de que eram mesmo contactados pelas entidades. O esquema começou com um grupo de três homens, aos quais se foram juntando mais, que furtavam quantias dos mil aos 10 mil euros.

O diário refere que, em alguns casos, os clientes aperceberam-se da fraude e contactaram a entidade bancária a tempo de cancelar a transferência.

ZAP //

1 Comment

  1. É preciso ser muito irresponsável para ceder códigos e dados da conta, o próprio Montepio está constantemente a avisar os clientes que NUNCA PEDE OS CÓDIGOS TODOS……NUNCA, e vem estes ignorantes a caírem nestes esquemas……só visto

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.