Rede de hackers saca um milhão de euros de contas bancárias

Através do método de phishing, uma rede de piratas informáticos apoderou-se de mais de um milhão de euros de dezenas de contas bancárias.

O Jornal de Notícias avança esta segunda-feira que dezenas de piratas informáticos acederam, através de emails ou SMS falsos, a contas bancárias e furtaram mais de um milhão de euros. A maioria das contas são do banco Montepio, sobretudo no Minho.

O caso, em investigação no Ministério Público de Braga, terá já 55 arguidos, alguns dos quais cidadãos brasileiros, suspeitos de participarem na fraude.

O esquema começou em 2013, quando os hackers acederam à conta de depósito à ordem de um cliente do serviço de internet banking Net 24, através do método de phishing (furto de dados bancários e pessoais). Os piratas transferiram 1.995 euros para a conta de um dos hackers, e levantaram logo a seguir 1.950 euros. Alguns dias depois, voltaram a levantar essa quantia na mesma conta e ainda na de outro cliente.

De acordo com o JN, ocorreram mais 55 casos de roubo, neste esquema que se prolongou até 2018. Só nesta fase, os piratas informáticos roubaram mais de 200 mil euros, lesando 47 pessoas ou empresas.

A Polícia Judiciária explicou que o dinheiro circulava em contas de amigos ou familiares dos hackers em Portugal e no Brasil, que o levantavam e, depois, transferiam através de agências de câmbios para Braga.

Conforme explica o JN, o modus operandi consistia no envio de emails falsos de entidades bancárias aos clientes, que remetiam os seus dados e códigos de acesso convencidos de que eram mesmo contactados pelas entidades. O esquema começou com um grupo de três homens, aos quais se foram juntando mais, que furtavam quantias dos mil aos 10 mil euros.

O diário refere que, em alguns casos, os clientes aperceberam-se da fraude e contactaram a entidade bancária a tempo de cancelar a transferência.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É preciso ser muito irresponsável para ceder códigos e dados da conta, o próprio Montepio está constantemente a avisar os clientes que NUNCA PEDE OS CÓDIGOS TODOS……NUNCA, e vem estes ignorantes a caírem nestes esquemas……só visto

RESPONDER

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …