Grupo de hackers russos desviam 100 milhões de dólares de bancos de todo o mundo

Os departamentos de Justiça e de Estado dos Estados Unidos (EUA) divulgaram uma acusação contra cidadãos russos que terão liderado um grupo de hackers responsável por roubar mais de 100 milhões de dólares (cerca de 90 milhões de euros) de bancos de todo o mundo.

Segundo noticiou a Fortune, este grupo de hackers, conhecido como “Evil Corp.”, utilizou um malware denominado “Dridex”, que contorna o software antivírus, infectando computadores e roubando as credenciais de login, antes de esvaziar contas e de transferir o dinheiro para bancos no exterior.

O Evil Corp. – cujo nome foi retirado da série televisiva norte-americana Mr. Robot -, “é administrado por um grupo de indivíduos com sede em Moscovo, na Rússia, que têm anos de experiência e relacionamentos confiáveis ​​e bem desenvolvidos entre si”, informou em comunicado o Departamento do Tesouro dos EUA.

O grupo usou o vírus Dridex – distribuído por meio de campanhas de e-mail -, contra instituições financeiras em mais de 40 países.

Dois membros da Evil Corp. foram acusados de violações criminais: o líder, Maksim Yakubets, de 32 anos, conhecido como “aqua”, e Igor Turashev, de 38, que ajudou a desenvolver o malware.

Maksim Yakubets é o principal alvo da investigação. O Departamento de Estado está a oferecer uma recompensa de até cinco milhões de dólares (aproximadamente 4,5 milhões de euros) por informações que levem à sua captura. Essa é a maior recompensa já oferecida para um cibercriminoso.

“Por mais de uma década, Maksim Yakubets e Igor Turashev lideraram um dos mais sofisticados grupos de cibercrime do mundo”, disse o advogado norte-americano Scott W. Brady, também através de um comunicado.

“Estes cibercriminosos atacaram indivíduos e empresas no oeste da Pensilvânia e em todo o mundo, numa das campanhas de malware mais difundidas que já encontramos”, indicou.

O Departamento do Tesouro acrescentou que Maksim Yakubets “também fornece assistência direta aos esforços cibernéticos maliciosos do governo russo, destacando o alistamento de cibercriminosos”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.