Leão XIV: o novo Papa é o norte-americano Robert Prevost

Vatican Media

O Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo Papa Leão XIV

HABEMUS PAPAM! O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o novo líder da Igreja Católica e vai assumir o nome Leão XIV.

“Que a paz esteja convosco” – foram as primeiras palavras ditas pelo novo Papa.

Robert Francis Prevost subiu à varanda da basílica de São Pedro, no Vaticano, por volta das 19h25 locais (18h25 em Lisboa), quase uma hora e meia depois de ter começado a sair fumo branco da chaminé da Capela Sistina.

Leão XIV foi o nome escolhido pelo norte-americano de 69, que dedicou o primeiro discurso ao legado do Papa Francisco.

Os sinos da basílica de São Pedro tocaram a repique, eram 18h08 locais (17h08 em Lisboa), anunciando a escolha do novo chefe da Igreja Católica.

Nascido em Chicago, EUA, tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho.

“Fumo branco! Os 133 cardeais eleitores reunidos na Capela Sistina do Vaticano elegeram o novo Papa. Ele aparecerá em breve na janela central da Basílica de São Pedro”, anunciou o Vaticano, pouco depois das 17h.

Um imenso clamor percorreu a multidão de vários milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, ao verem fumo branco, momento que foi acompanhado por fortes aplausos.

Os 133 cardeais eleitores chegaram a uma decisão ao fim de dois dias de conclave.

Em seguida, o cardeal proto-diácono, o francês Dominique Mamberti, foi à varanda para anunciar a eleição com as conhecidas palavras em latim: “Nuntio vobis gaudium magnum: Habemus papam“. “Anuncio com grande alegria: temos Papa”.

Depois, Mamberti anunciou o Papa Leão XIV. Robert Francis Prevost apareceu depois perante os crentes na Praça São Pedro para se apresentar ao mundo.

Robert Francis Prevost – um progressista

Robert Francis Prevos, o 267.º Papa, nasceu a 14 de setembro de 1955 em Chicago (Illinois, EUA). Era, até agora, Prefeito do Dicastério para os Bispos, desde 12 de abril de 2023 e é considerado um progressista.

Arcebispo-Bispo Emérito de Chiclayo, no Peru – que mereceu uma referência no seu primeiro discurso enquanto Papa, na varanda de São Pedro – é considerado da linha progressista do colégio cardinalício.

Estudou na União Teológica Católica de Chicago, onde obteve o diploma em Teologia. Aos 27 anos, foi enviado pela Ordem a Roma para estudar Direito Canónico na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino. Recebeu a ordenação sacerdotal em 19 de junho de 1982. Recebeu a licença em 1984 e foi enviado para trabalhar na missão de Chulucanas, em Piura, Peru (1985-1986).

Em outubro de 2013, regressou a Chicago para ser professor dos professos e vigário provincial, funções que desempenhou até 3 de novembro de 2014, quando o Papa Francisco o nomeou administrador apostólico da diocese de Chiclayo, no Peru, elevando-o à dignidade episcopal e atribuindo-lhe a diocese titular de Sufar.

Em março de 2018, tornou-se segundo vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana. O Papa Francisco nomeou-o membro da Congregação para o Clero em 2019 e membro da Congregação para os Bispos em 2020.

Em 15 de abril de 2020, o Papa nomeou-o administrador apostólico da diocese de Callao. Em 30 de janeiro de 2023, o Francisco nomeou o cardeal Prevost prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.

O norte-americano foi, finalmente, proclamado cardeal pelo Papa Francisco no Consistório de 30 de setembro de 2023, da Diaconia de Santa Mónica.

Robert Francis Prevost é o primeiro Papa norte-americano.

Mais um Leão

Enquanto Francisco tinha um nome original, o novo Papa decidiu adotar o nome Leão – um dos nomes mais escolhido entre os líderes da Igreja Católica.

Os nomes mais escolhidos pelos Papas ao longo da história da Igreja Católica foram João, por 23 vezes, Bento e Gregório ambos por 16, seguidos pelos nomes Clemente e também por Leão, agora com 14.

Entre os nomes mais escolhidos estão também Inocêncio, com 12, Bonifácio com nove e Urbano com oito.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.