/

“O novo normal”. Há cada vez mais bebés abandonados nas ruas da Venezuela

30

Há cada vez mais bebés a serem abandonados em ruas e edifícios públicos da Venezuela, que está mergulhada numa profunda crise social e económica, uma das mais graves da história recente do país.

Ciente deste problema, o artista venezuelano Eric Mejicano colocou mais de 300 cartazes em vários pontos de Caracas, nos quais ilustra um bebé a ser colocado no lixo e se pode ler: “Proibido descartar bebés”, conta a emissora britânica BBC.

Um recém-nascido foi abandonado num caixote do lixo perto da casa do artista, alertando Mejicano sobre este problema. “Queria que as pessoas se apercebesse de que algo que nunca deveria ser normal está a tornar-se no novo normal”, disse.

Ouvidos pela emissora britânica, trabalhadores dos serviços de saúde e proteção de menores da Venezuela revelaram que as situações de abandonos irregulares de crianças são cada vez mais comuns no país.

Nelson Villasmil, do Conselho de Proteção da Criança e Adolescente do Município Sucre, disse que, nos últimos tempos, viu aumentar o número de casos de bebés que são entregues a outras pessoas à margem dos procedimentos legais de adoção. Muitas destas crianças nasceram de adolescentes ou famílias com poucos recursos financeiros.

“A crise está a favorecer os atalhos”, lamentou, dando conta que estas situações sempre aconteceram, mas que a frequência dos abandonos é agora muito maior, podendo mesmo haver um aumento de cerca de 70%.

O Governo da Venezuela não divulga dados sobre as taxas de abandono e/ou adoção há anos. A BBC tentou, sem sucesso, contactar o Ministério das Comunicações e o Instituto Autónomo de Direitos das Crianças e Adolescentes do país.

Faltam contracetivos e literacia sexual

Especialistas citados pela BBC apontaram os principais motivos para a elevada taxa de gravidezes não indesejadas na Venezuela: faltam contracetivos na Venezuela e, os que existem, são muito caros. Além disso, falta literacia sexual.

A falta de conhecimentos leva “uma clara vulnerabilidade dos direitos sexuais e reprodutivos das adolescentes venezuelanas, que têm diminuída a possibilidade de decidir sobre a sua sexualidade e controlar a sua reprodução”.

A somar a tudo isto, há ainda a lei muito restritiva sobre a interrupção voluntária da gravidez. Na Venezuela, o aborto só e permitido em casos em que esteja em causa a vida da gestante, condição que leva, segundo ativistas femininas e especialistas, a um aumento nas interrupções de gravidez clandestinas.

Tento em conta tudo isto, cada vez mais mulheres jovens optam pelo abandono.

“Aqui encontramos muitas vezes as mães, sobretudo as adolescentes, que não querem levar os seus filhos depois de dar à luz”, explica uma trabalhadora da maternidade Concepción Palacios, uma das mais concorridas da capital Venezuelana.

ZAP //

 

 

30 Comments

  1. A tristeza a que chegou uma nação, que na década de 60 do século passado chegou a fazer frente a economia dos Estado Unidos da América.

    Depois vem o Presidente (legitimo ou não) a dizer que quer 6 filhos por mulher e quer reforçar o socialismo na Venezuela… (notícia de há uns dias atrás).

    Estamos perante um mundo em completa decadência em todos os níveis.

      • Estimada Carla,
        Recomendo ler novamente o que escrevi.
        Nasci na Venezuela, vivi na Venezuela, tenho família na Venezuela, e sei o que a Venezuela vive.
        As vezes é preferível refletir duas vezes antes de dar comentários desnecessários.

      • Estimado, já li e repito, todo o país sancionado vive restringido por imposição dos gringos, seja a Venezuela, Cuba, Síria, Turquia, Coreia do Norte, Rússia, China e mais uns quantos só que a China e a Rússia são demasiado gigantes para se vergarem ao brutamontes Tio Sam, também tenho amigas que vivem na Venezuela e dizem que nunca irão abandonar o seu país, e sabe que mais, minha avó teve 7 filhos e nunca se arrependeu, minha mãe teve 6 filhos e diz que foi a melhor coisa que lhe podia ter acontecido e eu também não pretendo ficar atrás, resumindo, cada um é que sabe de sua vida mas infelizmente ela por vezes é atrapalhada por trogloditas da Gringolândia, daí ser uma vantagem saber interpretar o que o outro transmitiu

      • Estimada Carla,

        Alguém falou de embargo?

        Escusado será conversar com alguém cuja ideologia política/social tresloucada está em linha com aquele tirano, maluco, fala barato, e que só pós o país no abismo.

        O Chavez até podia ser outro tirano, mas certamente não punha o país no pântano que o atual presidente colocou.

        Termino com o seguinte. Se a Carla gosta tanto de dar a luz, e ainda tem vontade disso, mude-se para lá, pode ser que mude de opinião.

        Aproveite também para pedir casa mobilada ao presidente e vá também a todas as “tarimas” que ele faça para fazer a propaganda e lavagem cerebral.

      • Mais uma ilusionista que não se põe na situação verdadeira dos Venezulanos. Só uma comunista suporta quem tira a liberdade ao seu povo. A sua falta de conhecimentos mantém-na na escuridão da realidade dos tempos de hoje. Em que País vive minha senhora e porque.? A Venezuela livre que foi ,dominou como potência econômica nos anos 60 e eu sei dessa Gostava de ver tua cara

    • Chegou a fazer frente à economia dos EUA?!
      Menos… a Venezuela sempre foi um país de 3° mundo e não é por ter tido um PIB per capita elevado nos anos 60 (devido ao petróleo) que a Venezuela fazia “frente” a quem quer que fosse (como não o fazem agora a Arábia Saudita ou os Emirados que tem um PIB per capita superior aos EUA, mesmo sendo ditaduras, mas que ficam atrás de qualquer país do ocidente em todos os indicadores de desenvolvimento humano)!…

      • Chegou sim… tanto que fez muito português rico e fez crescer, indiretamente, este cantinho a beira mar plantado, tal como aconteceu com os emigrantes que partiram para os EUA, Canada, Alemanha, França, Suiça.

        Digo mais, os americanos investiram muito na Venezuela, daí o potencial de equiparação. Se os EUA não tivessem encontrado a independência energética no Alaska, ainda estavam pela Venezuela a extrair o precioso ouro negro.

        Quer falar de país 3ro mundista na década de 60? Portugal era o que?

        Sabia que a Venezuela na década de 60 exportava, além do petróleo, exportava gado bovino, milho, café, cacau, em pé de igualdade como o Brasil (no gado), e em petróleo como a Arábia Saudita? Sabia que a Venezuela era quase auto-suficiente no arroz, açúcar, milho, e grande generalidade dos produtos agro-pecuário?

        A única coisa que a Venezuela não fez frente (dai até lhe posso dar alguma razão) foi na parte tecnológica, que ai sim era altamente era importadora dos EUA.

        O problema, como em todos os países ricos em recursos naturais vai na debilidade do povo e a sede do poder de meia dúzia.

        Um pouco de história…

        Cumprimentos.

      • Falei em índice de desenvolvimento humano (saúde, educação, taxa de mortalidade infantil, esperança média de vida, segurança, liberdade, etc), não de PIB per capita derivado (basicamente) das exportações do petróleo!…
        E o resto?
        Comparar com os EUA só pode ser piada…

      • Amigo…

        Instrua-se e depois fale com razão de causa.

        Fonte fidedigna apesar de estar na versão brasileira.

        Fique bem.

        O petróleo é tão mau, como o é a extração de lítio, cobre, como também é a exploração do trabalho infantil nos paises asiaticos, o contrabando humano do século XXI, e tudo mais em prol do conforto de estar a escrever do outro lado do ecrã, confortavelmente, enquanto as centrais termoéletrcias trabalham para lhe dar a eletricidade que lhe dá o conforto (e dalguma forma financiam as renováveis), de ter comida no frigorifico, e ver o “secret story”, ou outra treta qualquer de entretenimento, ou sair a noite no conforto da iluminação pública.

        https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47423737

  2. Sobretudo resultado da decadência de um país sem futuro nem esperança, tudo está a cair e os mais vulneráveis e que são cada vez mais são sempre as maiores vítimas.

  3. O atrasado mental d Maduro q os crie. As pessoas sem condições e pede para ter filhos? Fazer abortos? Não há médicos nos hospitais para tratar qm precisa! É o q dá os populismos.

  4. mais um exemplo se é que ainda faltava, dos excelentes paraísos criados pelo socialismo.

    mas por cá e restante mundo ocidental continua-se alegremente a dar poder a estes criminosos e seus idiotas inúteis que fomentam semelhante ideologia.

    na Alemanha recentemente até aprovaram nos tribunais uma estátua ao criminoso Lenin, no mesmo país onde nem sequer se pode abrir a boca sobre o outro criminoso, o Adolfo.

    parece que os mais de 100 milhões de mortos provocados pelo socialismo são inferiores aos milhões de mortos levados a cabo pelo NAZISMO (que até se podem incluir no socialismo, é tudo farinha do mesmo saco).

    é vê-los andar de t-shirts com o CHE esse grande criminoso psicopata, é vê-los muito alegrinhos a defender e a vender através doutrinação a identidade de género, transgenderismo entre outros crimes contra a humanidade, e claro não esquecendo a fantochada do pseudo aquecimento global mudado para alterações climáticas para ser suficientemente genérico para caber lá toda e qq ideia o mais idiota possível.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.