Há uma língua que tem menos de 150 palavras

O que parecia (demasiado) difícil de acontecer, aconteceu. Apresentamos-lhe o Toki Pona — a única língua com menos de 150 palavras.

Segundo o “Vocabulário Ortográfico do Português”, disponibilizado online pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), a língua portuguesa tem cerca de 330 mil palavras.

Em 2010, conta o IFL Science, os investigadores da Google estimaram que havia um total de 1.022.000 palavras na língua inglesa — e que esse número crescia cerca de 8.500 todos os anos.

Dado estes números, parece-lhe possível comunicar eficazmente com menos de 150 palavras… cerca de 120?

Para materializar a ideia, eis que surge o Toki Pona — um projeto filosófico/linguagem construída —, desenvolvido pela linguista canadiana Sonja Lang.

Com base no holandês, inglês, finlandês, mandarim, cantonês e outras línguas de todo o mundo, esta é uma tentativa de criar uma língua bastante simples, que maximiza o significado e minimiza a complexidade.

Toki Pona é uma linguagem humana que inventei em 2001. Foi a minha tentativa de compreender o significado da vida em 120 palavras. Atualmente, existem milhares de falantes e 137 palavras essenciais”, explica Lang.

E entre tais palavras estarão certamente “isto”, e “aquilo”, que um estudo recente concluiu recentemente que existem em todos os mais de 7.000 idiomas de todo o mundo…

O mundo do Toki Pona é tema de um novo vídeo do canal de YouTube RobWords, também conhecido como o jornalista Rob Watts, que explora todo o tipo de estranhezas etimológicas.

Na sua análise profunda, Watts interage com alguns falantes de Toki Pona, incluindo um músico que faz canções na língua construída, para compreender melhor este fascinante sistema de comunicação.

Impõe-se a questão, levantada por Watts: pode o Toki Pona ser considerado uma língua ou é apenas um “brinquedo linguístico“?

Entretanto, se gosta linguística, fique a saber que a maior parte das pessoas acha que o francês é suave, o alemão é brutal, o italiano é sexy e o mandarim é agressivo, mas a língua mais bela (e a mais feia) do mundo é…

Teresa Oliveira Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.