“Posso ir?” Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados.

A app, sob o nome “Posso ir?”, pretende orientar os utilizadores nas idas aos supermercados, hipermercados e mercearias, informando-os sobre a afluência a estes estabelecimentos e evitando assim que se criem aglomerados.

Na prática, explica o jornal Observador, a aplicação tem como grande objetivo garantir o distanciamento social, comportamento crucial para travar a propagação da covid-19.

A informação, que pode ser apresentada sob a forma de lista ou mapa, é comunicada à aplicação pelos próprios utilizadores que vão relatando o movimento em vários estabelecimentos – é um projeto colaborativo, à semelhança do que acontece com outras aplicações móveis que dão contam do trânsito nas estradas, por exemplo.

Entidades parceiras da plataforma podem também “alimentar” e atualizar os dados da app.

“Num momento em que é importante não estar em contacto próximo com outras pessoas, mesmo em locais que precisamos mesmo de frequentar para comprar bens essenciais, considerámos que era necessária uma plataforma que protegesse as pessoas das grandes aglomerações nesses estabelecimentos”, começou por explicar Luís Certo, um dos coordenadores do projeto, citado pelo jornal Observar.

“Foi assim que surgiu a “Posso ir?”, uma solução tecnológica para este problema, que permite escolher as superfícies comerciais menos propícias à propagação da COVID-19”.

Inicialmente, conta a Exame Informática, este projeto não foi desenhado especificamente para as filas de supermercado, sendo depois adaptado para esta funcionalidade por causa da propagação da covid-19, que já fez mais de 180 vítimas mortais em Portugal.

A ideia passava por fazer um mapeamento do número de pessoas que estavam no interior de supermercados para que se pudessem evitar aglomerados.

Com o agravar das medidas de restrição em Portugal face a pandemia, a aplicação, que foi desenvolvida pelas Startups Lapa e Visuallity decidiu migrar o conceito para o “estado das filas”, explicou Luís Certo à Exame Informática.

A aplicação Posso ir? estará disponível esta semana para sistema operativo IOS e Android de forma gratuita. Para melhorar a qualidade da informação disponibilizada pela aplicação, basta dizer qual é o estado da fila do supermercado em que se encontra.

ZAP //

 

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas capturaram em vídeo explosão de um enorme buraco negro

Uma equipa de astrónomos capturou o momento exato em que um buraco negro lança material quente para o Espaço à velocidade da luz. O telescópio espacial de raios-X Chandra captou a explosão de um buraco negro. …

Vitória SC 2-2 Sporting | Emoção, erros e golos no Castelo

Vitória de Guimarães e Sporting empataram 2-2 no “Castelo”, num bom jogo de futebol, com golos, emoção, bons lances colectivos, erros individuais e recuperações. Andraz Sporar, com dois golos, foi a figura da partida, o …

A seis meses das eleições, taxa de desaprovação de Trump atinge novo recorde

Mais de metade dos norte-americanos (54,2%) está insatisfeita com a liderança de Donald Trump, segundo as recentes pesquisas de opinião. De acordo com o jornal online Independent, que cita o site especializado em análise de pesquisas de …

O Uruguai passou no teste: a quantidade de idosos não parece tê-lo penalizado

O Uruguai tem quase 1.000 quilómetros de fronteira com o Brasil e a população mais envelhecida da América do Sul. Ainda assim, é o país sul-americano que melhor faz frente à pandemia de covid-19 na …

No trânsito, não só perdemos paciência como também saúde

Começar o dia com um engarrafamento é o truque ideal para o nosso dia ficar arruinado. O trânsito, além de alterar o humor, pode também afetar a nossa saúde. Além das consequências negativas diretas do trânsito, …

CO2 na atmosfera no nível mais alto de sempre em maio

A concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera atingiu, em maio, o nível mais alto de sempre, anunciaram cientistas da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos. Em maio, a concentração de dióxido de …

Tem 15 anos e é o "coração de leão". Jyoti pedalou quase 1.200 quilómetros com o pai ferido na bicicleta

Jyoti Kumari, conhecida na Índia como "coração de leão", transportou o pai ferido por mais de 1.200 quilómetros de bicicleta, durante sete dias. Jyoti Kumari, uma adolescente de 15 anos, vivia com o pai em Gurugram, …

Açores considerados "um dos destinos mais seguros na Europa" em 2020

Os Açores são um dos destinos mais seguros da Europa em 2020. A distinção tem por base as medidas de segurança sanitárias, o baixo número de casos e a segurança no serviço de saúde. Os Açores …

Benfica 0 - 0 Tondela | Muro amarelo trava liderança da "águia"

Uma espécie de empate com sabor a derrota. Menos de 24 horas após o desaire do FC Porto ante o Famalicão por 2-1, o Benfica não foi além de um nulo na recepção desta quinta-feira …

Premier League aprova cinco substituições

A Premier League aprovou, esta quinta-feira, as cinco substituições por jogo até final da presente temporada, assim como o aumento do número de jogadores no banco de suplentes, de sete para nove. Os clubes da Liga …