“Posso ir?” Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados.

A app, sob o nome “Posso ir?”, pretende orientar os utilizadores nas idas aos supermercados, hipermercados e mercearias, informando-os sobre a afluência a estes estabelecimentos e evitando assim que se criem aglomerados.

Na prática, explica o jornal Observador, a aplicação tem como grande objetivo garantir o distanciamento social, comportamento crucial para travar a propagação da covid-19.

A informação, que pode ser apresentada sob a forma de lista ou mapa, é comunicada à aplicação pelos próprios utilizadores que vão relatando o movimento em vários estabelecimentos – é um projeto colaborativo, à semelhança do que acontece com outras aplicações móveis que dão contam do trânsito nas estradas, por exemplo.

Entidades parceiras da plataforma podem também “alimentar” e atualizar os dados da app.

“Num momento em que é importante não estar em contacto próximo com outras pessoas, mesmo em locais que precisamos mesmo de frequentar para comprar bens essenciais, considerámos que era necessária uma plataforma que protegesse as pessoas das grandes aglomerações nesses estabelecimentos”, começou por explicar Luís Certo, um dos coordenadores do projeto, citado pelo jornal Observar.

“Foi assim que surgiu a “Posso ir?”, uma solução tecnológica para este problema, que permite escolher as superfícies comerciais menos propícias à propagação da COVID-19”.

Inicialmente, conta a Exame Informática, este projeto não foi desenhado especificamente para as filas de supermercado, sendo depois adaptado para esta funcionalidade por causa da propagação da covid-19, que já fez mais de 180 vítimas mortais em Portugal.

A ideia passava por fazer um mapeamento do número de pessoas que estavam no interior de supermercados para que se pudessem evitar aglomerados.

Com o agravar das medidas de restrição em Portugal face a pandemia, a aplicação, que foi desenvolvida pelas Startups Lapa e Visuallity decidiu migrar o conceito para o “estado das filas”, explicou Luís Certo à Exame Informática.

A aplicação Posso ir? estará disponível esta semana para sistema operativo IOS e Android de forma gratuita. Para melhorar a qualidade da informação disponibilizada pela aplicação, basta dizer qual é o estado da fila do supermercado em que se encontra.

ZAP //

 

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …

Multidão para ver ondas gigantes na Nazaré. Câmara corta acesso ao Farol

A Câmara e a Capitania da Nazaré decidiram cortar o acesso pedonal à estrada do Farol, para conter a excessiva concentração de público que assiste às ondas gigantes e garantir condições de segurança, informou o …

"Os números falam por si". Fauci critica reação dos Estados Unidos à pandemia e politização das máscaras

O principal epidemiologista norte-americano, Anthony Fauci, criticou a política errática do Governo do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à covid-19, e lamentou o escasso uso de máscaras devido a motivações políticas. Durante uma …

Turistas podem circular entre concelhos apesar das restrições

Apenas os turistas estão autorizados a circular entre concelhos, apesar das restrições que vigoram entre 30 de outubro e 3 de novembro, indicou a AHRESP, citando um esclarecimento do Executivo. Segundo o esclarecimento enviado pelo gabinete …

É preciso esforço grande agora para salvar o Natal, alerta Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta quarta-feira ser necessário “um esforço muito grande” para travar a propagação do coronavírus ” para salvar o Natal” das famílias dos cerca de 5 milhões …

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …