“Posso ir?” Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados.

A app, sob o nome “Posso ir?”, pretende orientar os utilizadores nas idas aos supermercados, hipermercados e mercearias, informando-os sobre a afluência a estes estabelecimentos e evitando assim que se criem aglomerados.

Na prática, explica o jornal Observador, a aplicação tem como grande objetivo garantir o distanciamento social, comportamento crucial para travar a propagação da covid-19.

A informação, que pode ser apresentada sob a forma de lista ou mapa, é comunicada à aplicação pelos próprios utilizadores que vão relatando o movimento em vários estabelecimentos – é um projeto colaborativo, à semelhança do que acontece com outras aplicações móveis que dão contam do trânsito nas estradas, por exemplo.

Entidades parceiras da plataforma podem também “alimentar” e atualizar os dados da app.

“Num momento em que é importante não estar em contacto próximo com outras pessoas, mesmo em locais que precisamos mesmo de frequentar para comprar bens essenciais, considerámos que era necessária uma plataforma que protegesse as pessoas das grandes aglomerações nesses estabelecimentos”, começou por explicar Luís Certo, um dos coordenadores do projeto, citado pelo jornal Observar.

“Foi assim que surgiu a “Posso ir?”, uma solução tecnológica para este problema, que permite escolher as superfícies comerciais menos propícias à propagação da COVID-19”.

Inicialmente, conta a Exame Informática, este projeto não foi desenhado especificamente para as filas de supermercado, sendo depois adaptado para esta funcionalidade por causa da propagação da covid-19, que já fez mais de 180 vítimas mortais em Portugal.

A ideia passava por fazer um mapeamento do número de pessoas que estavam no interior de supermercados para que se pudessem evitar aglomerados.

Com o agravar das medidas de restrição em Portugal face a pandemia, a aplicação, que foi desenvolvida pelas Startups Lapa e Visuallity decidiu migrar o conceito para o “estado das filas”, explicou Luís Certo à Exame Informática.

A aplicação Posso ir? estará disponível esta semana para sistema operativo IOS e Android de forma gratuita. Para melhorar a qualidade da informação disponibilizada pela aplicação, basta dizer qual é o estado da fila do supermercado em que se encontra.

ZAP //

 

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Os olhos são (mesmo) o espelho da alma. Estudo revela que experiências traumáticas afetam as pupilas

Uma nova investigação acaba de revelar que as pupilas podem revelar se uma pessoa sofreu uma experiência traumática no passado. Recentemente, uma equipa de investigadores da Universidade de Swansea, no Reino Unido, descobriu que as pupilas …

No Japão, é possível contratar um agente privado para sabotar a sua própria relação

Na Terra do Sol Nascente, é possível contratar um agente privado para sabotar a sua própria relação (sem ter de arcar com as culpas). De acordo com a BBC, estes agentes privados chamam-se "wakaresaseya" e têm …

Arqueologia estelar revela restos de antigo enxame globular. É o "último do seu género"

Uma equipa de astrónomos, incluindo Ting Li e Alexander Ji do Instituto Carnegie, descobriu uma corrente estelar composta pelos restos de um antigo enxame globular que foi dilacerado pela gravidade da Via Láctea, há 2 …

Petição para Reino Unido incluir Portugal no corredor aéreo com quase 30 mil assinaturas

O jornal em língua inglesa com maior circulação em Portugal lançou uma petição pela Internet a pedir ao Governo britânico para reconsiderar e incluir Portugal no corredor aéreo com o Reino Unido, já assinada por …

eBussy é o novo elétrico modular que se transforma em 10 carros diferentes

10 em 1. O eBussy, um veículo elétrico projetado pela alemã ElectricBrands, permite variar a carroçaria numa dezena de configurações diferentes. A fabricante alemã ElectricBrands revelou o seu mais recente carro-conceito: o eBussy, um elétrico modular capaz …

República Dominicana nega que Juan Carlos tenha entrado no país

A imprensa espanhola noticiou, esta terça-feira, que o rei emérito de Espanha estaria na República Dominicana, depois de ter anunciado que ia viver para fora. Mas as autoridades deste país negam essa informação. De acordo com …

Fome causada pelo coronavírus mata 10 mil crianças todos os meses

A cada mês que passa, 10 mil crianças morrem devido à fome causada pela pandemia do novo coronavírus. Há ainda 500 mil crianças malnutridas todos os meses. A pandemia do novo coronavírus está a intensificar problemas …

Lava Jato usou os mesmos métodos de espionagem clandestina que o FBI

A operação Lava Jato usou os mesmos métodos de espionagem utilizados por John Edgar Hoover, o temível líder do FBI durante quase 50 anos. Durante quase 50 anos, John Edgar Hoover liderou o FBI, ficando conhecido …

Por três dólares, já é possível comer refeições de avião em casa

A empresa Tamam Kitchen, líder na produção de alimentos para várias companhias aéreas de Israel, decidiu vender ao público e a baixo custo as refeições que habitualmente vende a empresas de aviação e que depois …

Ministério Público está a investigar acidente com Alfa Pendular em Soure

O Ministério Público está a investigar o descarrilamento do comboio Alfa Pendular, em Soure, que, na última sexta-feira, provocou dois mortos, oito feridos graves e 36 feridos ligeiros. Questionada na sexta-feira pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral …