/

“Posso ir?” Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados.

A app, sob o nome “Posso ir?”, pretende orientar os utilizadores nas idas aos supermercados, hipermercados e mercearias, informando-os sobre a afluência a estes estabelecimentos e evitando assim que se criem aglomerados.

Na prática, explica o jornal Observador, a aplicação tem como grande objetivo garantir o distanciamento social, comportamento crucial para travar a propagação da covid-19.

A informação, que pode ser apresentada sob a forma de lista ou mapa, é comunicada à aplicação pelos próprios utilizadores que vão relatando o movimento em vários estabelecimentos – é um projeto colaborativo, à semelhança do que acontece com outras aplicações móveis que dão contam do trânsito nas estradas, por exemplo.

Entidades parceiras da plataforma podem também “alimentar” e atualizar os dados da app.

“Num momento em que é importante não estar em contacto próximo com outras pessoas, mesmo em locais que precisamos mesmo de frequentar para comprar bens essenciais, considerámos que era necessária uma plataforma que protegesse as pessoas das grandes aglomerações nesses estabelecimentos”, começou por explicar Luís Certo, um dos coordenadores do projeto, citado pelo jornal Observar.

“Foi assim que surgiu a “Posso ir?”, uma solução tecnológica para este problema, que permite escolher as superfícies comerciais menos propícias à propagação da COVID-19”.

Inicialmente, conta a Exame Informática, este projeto não foi desenhado especificamente para as filas de supermercado, sendo depois adaptado para esta funcionalidade por causa da propagação da covid-19, que já fez mais de 180 vítimas mortais em Portugal.

A ideia passava por fazer um mapeamento do número de pessoas que estavam no interior de supermercados para que se pudessem evitar aglomerados.

Com o agravar das medidas de restrição em Portugal face a pandemia, a aplicação, que foi desenvolvida pelas Startups Lapa e Visuallity decidiu migrar o conceito para o “estado das filas”, explicou Luís Certo à Exame Informática.

A aplicação Posso ir? estará disponível esta semana para sistema operativo IOS e Android de forma gratuita. Para melhorar a qualidade da informação disponibilizada pela aplicação, basta dizer qual é o estado da fila do supermercado em que se encontra.

  ZAP //

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

 

 

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.