“Posso ir?” Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados.

A app, sob o nome “Posso ir?”, pretende orientar os utilizadores nas idas aos supermercados, hipermercados e mercearias, informando-os sobre a afluência a estes estabelecimentos e evitando assim que se criem aglomerados.

Na prática, explica o jornal Observador, a aplicação tem como grande objetivo garantir o distanciamento social, comportamento crucial para travar a propagação da covid-19.

A informação, que pode ser apresentada sob a forma de lista ou mapa, é comunicada à aplicação pelos próprios utilizadores que vão relatando o movimento em vários estabelecimentos – é um projeto colaborativo, à semelhança do que acontece com outras aplicações móveis que dão contam do trânsito nas estradas, por exemplo.

Entidades parceiras da plataforma podem também “alimentar” e atualizar os dados da app.

“Num momento em que é importante não estar em contacto próximo com outras pessoas, mesmo em locais que precisamos mesmo de frequentar para comprar bens essenciais, considerámos que era necessária uma plataforma que protegesse as pessoas das grandes aglomerações nesses estabelecimentos”, começou por explicar Luís Certo, um dos coordenadores do projeto, citado pelo jornal Observar.

“Foi assim que surgiu a “Posso ir?”, uma solução tecnológica para este problema, que permite escolher as superfícies comerciais menos propícias à propagação da COVID-19”.

Inicialmente, conta a Exame Informática, este projeto não foi desenhado especificamente para as filas de supermercado, sendo depois adaptado para esta funcionalidade por causa da propagação da covid-19, que já fez mais de 180 vítimas mortais em Portugal.

A ideia passava por fazer um mapeamento do número de pessoas que estavam no interior de supermercados para que se pudessem evitar aglomerados.

Com o agravar das medidas de restrição em Portugal face a pandemia, a aplicação, que foi desenvolvida pelas Startups Lapa e Visuallity decidiu migrar o conceito para o “estado das filas”, explicou Luís Certo à Exame Informática.

A aplicação Posso ir? estará disponível esta semana para sistema operativo IOS e Android de forma gratuita. Para melhorar a qualidade da informação disponibilizada pela aplicação, basta dizer qual é o estado da fila do supermercado em que se encontra.

ZAP ZAP //

 

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

O segredo para a investigação do cancro pode estar escondido nas baleias

Algumas espécies de baleias vivem durante muitos anos graças a genes supressores de tumores duplicados. Esta descoberta pode ajudar na investigação sobre cancro em humanos. Um novo estudo sugere que o tamanho gigantesco das baleias não …

Passos Coelho cancela participação em fórum para afastar "especulações infundadas" sobre o seu regresso

O antigo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, decidiu cancelar a presença numa conversa via Zoom agendada para 25 de março, inserida num ciclo denominado “Repensar Portugal”. Esta quinta-feira, o semanário Expresso adiantou que o antigo primeiro-ministro Pedro …

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN. A biologia quântica é um campo …

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …