Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década.
Antes de os Estados Unidos terem imposto pesadas sanções à Venezuela em 2017, o Nabarima, um navio com 240 metros, servia como armazenamento de petróleo, encontrando-se rotineiramente com petroleiros que carregavam e descarregavam barris de petróleo da Venezuela para vender em todo o mundo.
As sanções que proíbem a Venezuela de vender o seu petróleo no mercado internacional causaram a paralisação da indústria petrolífera do país, deixando a produção suspensa num mínimo de 25 anos. Desde janeiro de 2019, o Nabarima foi apanhado num padrão de decomposição mecânica rápida.
De acordo com o Vice, se o navio afundar completamente, mais de um milhão de barris de petróleo bruto – mais de 227 milhões de litros – podem ser derramos no oceano, causando um dos maiores vazamentos de óleo da história, seis vezes maior do que o vazamento do Exxon Valdez em 1989.
Após a morte do ex-presidente Hugo Chávez e a ascensão do presidente Nicolás Maduro, uma mistura tóxica de hiperinflação, sanções e corrupção fez com que a PDVSA, a companhia petrolífera estatal, se debatesse incontrolavelmente. Em 2017, a empresa já não tinha condições de exportar petróleo, deixando os petroleiros abandonados no Mar das Caraíbas.
Filmagens de drones gravadas este mês mostram que o Nabarima parece desgastado, adornado com tubos descoloridos de cor vermelho-vinho e um guindaste de construção amarelo solitário. O convés do navio está vazio e silencioso, embora pelo menos três membros da tripulação vivam e trabalhem a bordo.
Desde meados de julho, a condição do navio tem provocado alarme regional e internacional, já que o navio parece estar a mergulhar de forma conspícua, primeiro a 5 graus, depois a 20 graus para a direita, afundando 13 metros na água. A estibordo, as ondas batem perigosamente perto do convés.
O vazamento pode ter “efeitos catastróficos”, disse Gary Aboud, ativista ambiental da organização sem fins lucrativos local Fishermen and Friends of the Sea, em declarações à Vice. “A cavala que se consegue na costa leste dos Estados Unidos desova aqui. Existem os pescadores comunitários – temos cerca de 50 mil pessoas que dependem do mar. Existem também problemas de saúde humana – o hidrocarboneto teria um impacto duradouro na qualidade dos nossos frutos do mar”.
Por outro lado, o governo da Venezuela afirmou que o navio não apresenta risco de derramamento, embora admita que o navio balançou durante o verão. O embaixador venezuelano em Trinidad e Tobado disse que as fotografias são “propaganda”.
A ENI, petroleira italiana que detém 26% do navio, afirmou também que “atualmente não há risco” de vazamento. Em comunicado, o Ministério de Energia de Trinidad e Tobago argumentou que o casco duplo da embarcação “deve fornecer proteção contra derramamento no caso de a embarcação afundar”.
No final de outubro, vários membros da Assembleia Nacional da Venezuela apelaram a Maduro e à PDVSA para “evadir este desastre”. O Ministério da Energia de Trinidad e Tobago, embora aceitando a perspetiva otimista do Governo venezuelano à primeira vista, negociou com o Governo o envio de uma tripulação ao Nabarima para realizar uma inspeção.
Numa entrevista coletiva, o Ministro de Energia de Trinidad disse que o Nabarima estava “totalmente horizontal” quando a tripulação visitou o navio.
Se o Nabarima estiver destinado a inclinar-se silenciosamente até que afunde, a responsabilidade está nas mãos das duas empresas de petróleo, PDVSA e ENI, para retirar os barris de petróleo do navio antes que afunde.
Rebocadores foram avistados ao lado do Nabarima em 19 de outubro e um petroleiro foi observado a aproximar-se do Nabarima em 21 de outubro, sugerindo que uma transferência de parte ou de todo o petróleo poderia estar iminente.
No entanto, o processo de transferência de óleo pode apresentar risco de derramamento devido ao delicado estado do Nabarima. O Ministério de Energia de Trinidad calculou que o processo de descarregamento demoraria 35 dias.
Agora percebemos o porquê da pobreza da Venezuela. Não é do ‘comunismo’ ou ‘socialismo’ ou de qualquer ‘ditador’, mas por causa dos amigos de Guaidó: The good old US of A anulou um concorrente. Engraçado, não é?
Etter está muito enganado, informem-se.
Andas afumar outra vez???