Há um novo santo (e é português)

O papa Francisco decidiu canonizar o frade e beato português Bartolomeu dos Mártires, anunciou o Vaticano este sábado.

A Santa Sé anunciou este sábado que a decisão foi aprovada na sexta-feira pelo papa, durante uma audiência concedida ao Perfeito para a Congregação dos Santos, cardeal Angelo Becciu.

O Papa Francisco “alargou à Igreja Universal o culto litúrgico em honra do beato Bartolomeu dos Mártires, da Ordem dos Frades Pregadores, do Arcebispado de Braga”.

Na sua página, a Arquidiocese de Braga revela que a cerimónia da canonização decorrerá em 10 de novembro. Segundo a Arquidiocese, a 20 de janeiro, o papa Francisco, em audiência à Congregação para a Causa dos Santos, “tinha concedido a autorização necessária à dispensa do milagre formalmente demonstrado para a declaração de santidade do beato Bartolomeu dos Mártires”.

O Arcebispo Primaz de Braga, Jorge Ortiga, entregou a 5 de Fevereiro de 2015 ao papa Francisco um dossier sobre a vida do antigo arcebispo de Braga, formulando o pedido de canonização equipolente (dispensa do milagre).

Bartolomeu dos Mártires foi declarado Venerável a 23 de Março de 1845, pelo Papa Gregório XVI e Beato, em 4 de Novembro de 2001, pelo papa João Paulo II.

Bartolomeu dos Mártires (nascido Bartolomeu Fernandes) nasceu em Lisboa a 3 de maio de 1514 e faleceu em Viana do Castelo a 16 de julho de 1590. Foi arcebispo de Braga entre 1559 e 1582, tendo tido uma participação importante no Concílio de Trento, como um elemento destacado da ala renovadora da Igreja de então.

O bispo diocesano de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira, congratulou-se com o anúncio pelo papa Francisco da canonização do beato Bartolomeu dos Mártires, destacando que vai celebrar em 18 de julho uma missa em sua honra.

Em comunicado, o bispo Anacleto Oliveira diz sentir uma “profunda emoção e gratidão, por ver concretizado algo que os cristãos do Alto Minho há muito esperavam e desejavam”.

O bispo destaca também que a canonização ocorre numa altura em que a igreja diocesana de Viana do Castelo celebra 40 anos da sua fundação.

Anacleto Oliveira adianta também que vai presidir a eucaristia no dia 18 de julho em memória de Bartolomeu dos Mártires, na Igreja do Convento de São Domingos (Paróquia de Monserrate), em Viana do Castelo, onde está sepultado.

// Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O país que vem receber mais um Santo na sua Terra só poderá ser um país abençoado e vir a ser reconhecido mundialmente pela fé e agora por sua Santidade.

  2. 500 mil euros para sustentar mais ainda a farsa ( https://www.google.pt/amp/s/tvi24.iol.pt/amp/internacional/papa-francisco/quanto-custa-ser-santo-francisco-quer-saber-tudo )

    Quando o mandamento é legivel e claro
    Versículos da Bíblia – Êx 20:1-6
    Êx 20:1-6: “ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.”

    Pena que nem todos saibam ler, ou será que são proibidos de ler?! A proveite e abra a sua Bíblia enquanto pode!

    • É santo para a veneração dos católicos que assim o desejarem. Não é estátua para ser adorada, como qualquer católico bem informado deve saber. Se o amigo, respeitosamente, e irmão de fé, não é católico e se não pretende sê-lo novamente não tem de considerar está nomeação importante para si. Quanto às críticas que coloca, estamos em santa comunhão de espírito quanto às generalidade do que afirma, mas não se aplicam aos católicos conscientes e informados. Aplicam-se ao povo em geral, de qualquer religião ou sem ela, que por impulso natural e em substituição do Deus verdadeiro adora formas mágicas ou supersticiosas de poderes que não domina. Se fosse um verdadeiro conhecedor das culturas e religiões saberia algo mais que o conhecido endoutrinamento que recebeu nessa seita, que sem culpa, mas por desconhecimento, lhe convenceu e virou contra a igreja católica.

  3. Não é novidade nenhuma. Portugal é um País cheio de SANTOS. País FELIZ, FRATERNO e onde a JUSTIÇA brilha !!!!!!!! não é ?????………….claro !!!.. há pior !

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …