/

Há oito alimentos que tornam o cérebro mais feliz

Os alimentos que ingere têm um papel fundamental na sua saúde mental, num cenário em que os alimentos ultraprocessados são o seu maior inimigo. Mas há oito nutritivos alimentos que podem alegrar a sua mente.

A natureza do processamento alimentar implica a perda de nutrientes saudáveis para o seu cérebro, tais como vitaminas, minerais, antioxidantes e gorduras ou fibras essenciais.

Há anos que estudos mostram, de acordo com a Science Focus, que existe uma forte ligação entre o consumo destes nutrientes e um cérebro mais feliz e saudável, com o consumo elevado de alimentos ultraprocessados a implicar baixos níveis de consumo de vitaminas fundamentais para o seu bem-estar físico e mental.

Um estudo francês que avaliou mais de 26 mil pessoas, acompanhadas ao longo de cinco anos, revelou que há uma associação significante entre estes alimentos — especialmente bebidas, molhos e gorduras adicionadas — e o risco de depressão.

Em Espanha, outro estudo com uma amostra de 14 mil licenciados revelou que indivíduos que comiam mais alimentos ultraprocessados apresentavam o maior risco de desenvolver depressão.

Desta forma, a ScienceFocus partilha oito alimentos que deve ingerir para um cérebro mais saudável… e mais feliz.

1. Alimentos fermentados

Uma diversa flora intestinal é muito positiva para a saúde humana, com os pequenos micróbios que vivem na nosso intestino a influenciar até a estrutura dos nossos cérebros. Pickles fermentados, queijo azul, iogurte, chucrute, kombucha, kimchi, kefir, miso e tempeh ajudam a diversificar os micróbios benéficos do nosso intestino.

2. Chá, café e chocolate preto

Ricos em polifenóis, substâncias que reduz a ansiedade e melhora a memória e atenção. Enquanto a cafeína nos protege contra a demência, o chocolate preto aumenta a circulação sanguínea no cérebro e melhora as funções da memória e da visão.

3. Verduras

Abundantes em nutrientes importantes para a função cerebral, como a vitamina k, magnésio, betacaroteno ou folato, alimentos como beterraba branca, couve, repolho, espinafre, agrião e rúcula ajudam a abrandar o envelhecimento do cérebro e da memória, além de reduzirem o risco de demência.

4. Frutos secos (sem sal)

Uma ótima fonte de vitamina E — que melhora a função da memória em idades avançadas —, as nozes, quando são digeridas, produzem ácidos que protegem o nosso cérebro ao reduzir a inflamação e oxidação. Amêndoas, castanha do Brasil, avelãs, pistácios e nozes são alimentos a considerar que melhoram a comunicação das células cerebrais e promovem a formação de novas células.

5. Bagas

As bagas aumentam a produção de compostos que apoiam a sobrevivência de células cerebrais, melhorando a atenção e a memória a curto-prazo.

6. Feijões e grãos integrais

Ricos em fibra, os feijões e os grãos protegem o cérebro de inflamação e de stress oxidativo.

7. Marisco e algas marinhas

Apoiando a capacidade antioxidante do cérebro, os nutrientes do marisco e das algas têm iodo, importante no desenvolvimento cerebral dos bebés na gravidez.

8. Peixes gordurosos

A gordura Omega-3, presente no salmão, cavala, sardinha, anchovas, truta e arenque, ajuda a combater a depressão e dificuldades cognitivas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.