Há oficiais de justiça com salários em atraso há 4 meses

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem

Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem.

O Ministério da Justiça assume que há oficiais de justiça que não estão a receber uma parte do respectivo salário há quatro meses, mas diz que está a tentar resolver o problema.

O Público revela que há casos de oficiais de justiça que estão há 4 meses sem receber uma parte do salário, porque foram colocados em lugares de chefia de secções, como escrivães de direito ou técnicos de justiça principais, no âmbito do regime de substituição, embora profissionalmente estejam numa categoria inferior.

Assim, a parte do salário que está em falta respeita à diferença entre o ordenado da respectiva categoria e o rendimento devido ao lugar superior para onde foram deslocados. O Público sublinha que essa diferença pode “atingir quase 500 euros”.

O valor não está a ser pago desde Dezembro, conforme destaca o jornal com base numa denúncia do presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça, Carlos Almeida.

Este elemento fala em pelo menos cerca de 50 funcionários nestas condições, enquanto o presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), Fernando Jorge, refere ao Público que são mais de 50 os afectados.

O Ministério da Justiça já admitiu os valores em atraso, frisando que está a tratar da “cabimentação orçamental” para resolver o problema.

“A substituição que se prolongar por um período superior a 30 dias confere ao substituto o direito a ser remunerado pelas funções que exerce. Por implicar um acréscimo da despesa, e por só ter efeitos remuneratórios após 30 dias, tal autorização apenas pode ser desencadeada decorrido tal prazo e desde que obtido o cabimento e o compromisso do encargo orçamental, procedimentos que estão em curso”, refere o Ministério numa nota enviada ao Público.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ops….notícia enganadora! Título enganador.
    SALÁRIOS EM ATRASO? TRETA! HAJA DECÊNCIA!
    O salário correspondente á sua categoria profissional recebem, não estão é a receber o diferencial de escalão. São coisas bem diferentes.

RESPONDER

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …