Há oficiais de justiça com salários em atraso há 4 meses

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem

Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem.

O Ministério da Justiça assume que há oficiais de justiça que não estão a receber uma parte do respectivo salário há quatro meses, mas diz que está a tentar resolver o problema.

O Público revela que há casos de oficiais de justiça que estão há 4 meses sem receber uma parte do salário, porque foram colocados em lugares de chefia de secções, como escrivães de direito ou técnicos de justiça principais, no âmbito do regime de substituição, embora profissionalmente estejam numa categoria inferior.

Assim, a parte do salário que está em falta respeita à diferença entre o ordenado da respectiva categoria e o rendimento devido ao lugar superior para onde foram deslocados. O Público sublinha que essa diferença pode “atingir quase 500 euros”.

O valor não está a ser pago desde Dezembro, conforme destaca o jornal com base numa denúncia do presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça, Carlos Almeida.

Este elemento fala em pelo menos cerca de 50 funcionários nestas condições, enquanto o presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), Fernando Jorge, refere ao Público que são mais de 50 os afectados.

O Ministério da Justiça já admitiu os valores em atraso, frisando que está a tratar da “cabimentação orçamental” para resolver o problema.

“A substituição que se prolongar por um período superior a 30 dias confere ao substituto o direito a ser remunerado pelas funções que exerce. Por implicar um acréscimo da despesa, e por só ter efeitos remuneratórios após 30 dias, tal autorização apenas pode ser desencadeada decorrido tal prazo e desde que obtido o cabimento e o compromisso do encargo orçamental, procedimentos que estão em curso”, refere o Ministério numa nota enviada ao Público.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ops….notícia enganadora! Título enganador.
    SALÁRIOS EM ATRASO? TRETA! HAJA DECÊNCIA!
    O salário correspondente á sua categoria profissional recebem, não estão é a receber o diferencial de escalão. São coisas bem diferentes.

RESPONDER

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …