Há “muitos mais milhares” de sem-abrigo do que Marcelo pensava

Miguel A. Lopes / Lusa

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa elogiou esta segunda-feira o trabalho desenvolvido no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, referindo que há “muitos mais milhares” de sem-abrigo do que aquilo que pensava.

Esta segunda-feira, o Presidente da República elogiou o trabalho desenvolvido no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA), referindo que existem “muitos mais milhares” do que pensava.

Marcelo Rebelo de Sousa felicitou a secretária de Estado por, em pouco tempo, “pôr em pé uma estratégia nacional, que veio substituir uma que tinha esgotado o seu prazo de aplicação há mais dois anos”, referindo que já existe uma estratégia e meios de intervenção pensados para áreas como a saúde, habitação e empregabilidade.

O recenseamento ultrapassou os números que pensávamos, são muitos mais milhares do que tínhamos pensado e em pontos do país que não tínhamos imaginado, como o caso de Santarém, que tem esse problema dos sem-abrigo com uma dimensão que não tínhamos imaginado”, salientou.

O Presidente da República esteve neste dia no pavilhão desportivo na Graça, em Lisboa, onde está a funcionar um centro de acolhimento para sem-abrigo, no âmbito do plano de contingência que foi ativado pela autarquia devido ao frio, garantindo que mantém a ideia de reduzir o número de sem-abrigo de forma significativa até 2023.

Marcelo deixou claro que se o crescimento económico do país continuar – “e esperando que não haja nenhuma crise como a que vivemos” – estão assim a ser criadas as condições necessárias, tanto pelo “Governo, pelas autarquias, misericórdias e muitas associações que estão no terreno a trabalhar todos os dias”, defendeu.

O Presidente da República foi conhecer o centro de acolhimento, acompanhado pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, deixando elogios ao espaço. “Este é um exemplo de capacidade de resposta imediata do município de Lisboa, numa situação de contingência”, disse.

Durante a visita, Marcelo conversou com algumas pessoas que tomavam a sua refeição. “Podem comer, ter roupa, têm aqui chuveiros e um espaço para se protegerem do frio, em noites que se preveem muito rigorosas e seguidas. Esta capacidade do município de Lisboa deve ser destacada”, elogiou.

O Presidente da República referiu ainda que as estações do metropolitano estão abertas porque esta é uma “situação de emergência” explicando que não existe capacidade para receber todas as pessoas num espaço.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …

Boris Johnson nos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para os cuidados intensivos. Boris Johnson, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para a unidade de cuidados intensivos, depois de …

Estado de emergência impede lojistas de terminarem contratos de arrendamento

Os lojistas que fecharam os seus estabelecimentos por causa da pandemia não podem acabar com os contratos de arrendamento por causa da queda das receitas. De acordo com o Diário de Notícias, o decreto-lei do Governo …

Hi Fly quer usar A380 na Portela para transportar equipamento, mas ANA não autoriza

Um estudo da fabricante de aviões Airbus dá o A380 como compatível no aeroporto de Lisboa. No entanto, a ANA alega que teria de fazer "obras avultadas" para autorizar a operação do A380 na Portela. A …