Há mesmo uma probabilidade (não nula) de a nossa vida ser uma simulação

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

O empresário Elon Musk, da Tesla e do SpaceX, é conhecido pelas suas opiniões fortes sobre o futuro da tecnologia e é bem directo ao afirmar que é possível que estejamos a viver uma simulação, com probabilidades de “um em milhares de milhões”.

A ideia de o nosso universo poder ser uma mera simulação tem sido debatida por vários cientistas, havendo mesmo quem defenda que há 17% de hipóteses de podermos estar a viver num mundo simulado, como referiu o cosmólogo Max Tegmark, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), nos EUA, num evento recente. 

O visionário dono da Tesla e SpaceX, Elon Muskm, concorda com esta ideia e o seu argumento é muito simples.

Segundo Musk, nos últimos 40 anos, os jogos evoluíram do Ping Pong para jogos online com milhares de jogadores simultâneos. Os projectos de realidade virtual e realidade aumentada já estão a começar a aparecer e estamos a um passo de desenvolver simulações perfeitas.

“Mesmo se levarmos em consideração qualquer proporção de evolução, os jogos vão tornar-se indistintos da realidade. Mesmo se essa proporção cair mil vezes, se comparada com o que temos agora”, explicou Musk, numa participação na Code Conference 2016.

Logo, existem apenas duas alternativas: ou a humanidade vai continuar a melhorar as suas tecnologias ao ponto de as simulações não serem mais diferenciadas da realidade, ou a humanidade não vai fazer isso por ser impedida por uma força maior, como um evento cataclísmico.

Musk não está a falar de um futuro que a nossa geração vá presenciar, mas sim daqui a 10 mil anos, período que representa um piscar de olhos diante de toda a evolução humana.

“Ou vamos criar simulações que são indistintas da realidade, ou a civilização vai deixar de existir”, diz ele. E entre as duas opções, Musk é categórico ao afirmar que prefere a primeira.

Fique abaixo com a entrevista a entrevista de Elon Musk, na qual o empresário até admite que pensa tanto neste assunto, que até teve que banir o tema dos momentos de relaxamento que passa em jacuzzis.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. As suas opiniões visionárias, a sua criativade e o seu avanço tecnológico evidente e patente nos seus ramos de negócio, e todo o secretismo à sua volta, para além do próprio nome, levam-me a concluir que o Sr. Elon Musk é um alien…

  2. Daqui a 10 mil anos a humanidade já não existirá porque a ganância e os excessos em que vive actualmente acabarão por extingui-la.

RESPONDER

"Navio fantasma" dá à costa na Irlanda depois de mais de um ano à deriva

Um "navio fantasma" abandonado, que esteve mais de um ano à deriva, apareceu agora na costa de Ballycotton, uma vila costeira no condado de Cork, na Irlanda. Segundo o Irish Post, o navio MV Alta, de 77 metros …

12.º caso suspeito de coronavírus em Portugal deu negativo

O mais recente caso suspeito de coronavírus deu negativo, anunciou, esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com a Direção-Geral da Saúde, citada pelo jornal online Observador, a criança regressada da China que foi …

Vinte governadores brasileiros assinam carta com críticas a Bolsonaro

Vinte dos 27 governadores do Brasil subscreveram esta terça-feira uma carta dirigida ao Presidente do país, Jair Bolsonaro, que acusam de falta de diálogo, criticando também algumas das suas declarações públicas. "Recentes declarações de Jair Bolsonaro …

Super Bock e Sagres aliam-se em campanha contra o racismo

As duas marcas de cerveja aliaram-se numa campanha contra o racismo, depois do episódio ocorrido, no passado domingo, com Moussa Marega, no Estádio D. Afonso Henriques. "Contra o racismo, não há rivais" é o mote da …

Conselho de Disciplina abre processo disciplinar ao Vitória de Guimarães

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta terça-feira, a abertura de um processo disciplinar ao Vitória de Guimarães, devido aos insultos racistas a Moussa Marega. O avançado do FC Porto recusou-se …

Pinto da Costa confirma fim da carreira de Casillas. E diz que episódio com Marega é um caso de polícia

O presidente do FC Porto confirmou, esta terça-feira, o fim da carreira do guarda-redes espanhol, que anunciou a intenção de se candidatar à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). O dirigente portista falou aos …

Águias-de-Bonelli encontradas mortas no Douro Internacional

Duas águias-de-Bonelli jovens foram encontrados mortas no Douro Internacional, após terem sido marcadas com emissores GPS em 2018 e 2019, anunciaram na segunda-feira técnicos ligados a um projeto ibérico de salvaguarda destas aves. "O facto de …

Governo ficou perto da promessa de contratar 5000 doutorados

A anterior legislatura ficou a apenas 49 contratos de cumprir a meta estabelecida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. De acordo com o jornal Público, a promessa do ministro da Ciência, Manuel Heitor, de …

Fundador da Amazon investe nove mil milhões de euros para combater alterações climáticas

O fundador da empresa tecnológica norte-americana Amazon, Jeff Bezos, revelou na segunda-feira que vai investir dez mil milhões de dólares (mais de nove mil milhões de euros) da fortuna pessoal para encontrar soluções para combater …

Conselho de Ética desfavorável a projetos de lei sobre eutanásia

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) deu "parecer ético desfavorável" a quatro projetos de lei para a despenalização da morte medicamente assistida, que vão ser debatidos no Parlamento esta quinta-feira. Os …