O empresário Elon Musk, da Tesla e do SpaceX, é conhecido pelas suas opiniões fortes sobre o futuro da tecnologia e é bem directo ao afirmar que é possível que estejamos a viver uma simulação, com probabilidades de “um em milhares de milhões”.
A ideia de o nosso universo poder ser uma mera simulação tem sido debatida por vários cientistas, havendo mesmo quem defenda que há 17% de hipóteses de podermos estar a viver num mundo simulado, como referiu o cosmólogo Max Tegmark, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), nos EUA, num evento recente.
O visionário dono da Tesla e SpaceX, Elon Muskm, concorda com esta ideia e o seu argumento é muito simples.
Segundo Musk, nos últimos 40 anos, os jogos evoluíram do Ping Pong para jogos online com milhares de jogadores simultâneos. Os projectos de realidade virtual e realidade aumentada já estão a começar a aparecer e estamos a um passo de desenvolver simulações perfeitas.
“Mesmo se levarmos em consideração qualquer proporção de evolução, os jogos vão tornar-se indistintos da realidade. Mesmo se essa proporção cair mil vezes, se comparada com o que temos agora”, explicou Musk, numa participação na Code Conference 2016.
Logo, existem apenas duas alternativas: ou a humanidade vai continuar a melhorar as suas tecnologias ao ponto de as simulações não serem mais diferenciadas da realidade, ou a humanidade não vai fazer isso por ser impedida por uma força maior, como um evento cataclísmico.
Musk não está a falar de um futuro que a nossa geração vá presenciar, mas sim daqui a 10 mil anos, período que representa um piscar de olhos diante de toda a evolução humana.
“Ou vamos criar simulações que são indistintas da realidade, ou a civilização vai deixar de existir”, diz ele. E entre as duas opções, Musk é categórico ao afirmar que prefere a primeira.
Fique abaixo com a entrevista a entrevista de Elon Musk, na qual o empresário até admite que pensa tanto neste assunto, que até teve que banir o tema dos momentos de relaxamento que passa em jacuzzis.
ZAP / HypeScience
As suas opiniões visionárias, a sua criativade e o seu avanço tecnológico evidente e patente nos seus ramos de negócio, e todo o secretismo à sua volta, para além do próprio nome, levam-me a concluir que o Sr. Elon Musk é um alien…
Daqui a 10 mil anos a humanidade já não existirá porque a ganância e os excessos em que vive actualmente acabarão por extingui-la.
“We are summoning the demon”
-Elon Musk