Há mesmo uma probabilidade (não nula) de a nossa vida ser uma simulação

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

O empresário Elon Musk, da Tesla e do SpaceX, é conhecido pelas suas opiniões fortes sobre o futuro da tecnologia e é bem directo ao afirmar que é possível que estejamos a viver uma simulação, com probabilidades de “um em milhares de milhões”.

A ideia de o nosso universo poder ser uma mera simulação tem sido debatida por vários cientistas, havendo mesmo quem defenda que há 17% de hipóteses de podermos estar a viver num mundo simulado, como referiu o cosmólogo Max Tegmark, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), nos EUA, num evento recente. 

O visionário dono da Tesla e SpaceX, Elon Muskm, concorda com esta ideia e o seu argumento é muito simples.

Segundo Musk, nos últimos 40 anos, os jogos evoluíram do Ping Pong para jogos online com milhares de jogadores simultâneos. Os projectos de realidade virtual e realidade aumentada já estão a começar a aparecer e estamos a um passo de desenvolver simulações perfeitas.

“Mesmo se levarmos em consideração qualquer proporção de evolução, os jogos vão tornar-se indistintos da realidade. Mesmo se essa proporção cair mil vezes, se comparada com o que temos agora”, explicou Musk, numa participação na Code Conference 2016.

Logo, existem apenas duas alternativas: ou a humanidade vai continuar a melhorar as suas tecnologias ao ponto de as simulações não serem mais diferenciadas da realidade, ou a humanidade não vai fazer isso por ser impedida por uma força maior, como um evento cataclísmico.

Musk não está a falar de um futuro que a nossa geração vá presenciar, mas sim daqui a 10 mil anos, período que representa um piscar de olhos diante de toda a evolução humana.

“Ou vamos criar simulações que são indistintas da realidade, ou a civilização vai deixar de existir”, diz ele. E entre as duas opções, Musk é categórico ao afirmar que prefere a primeira.

Fique abaixo com a entrevista a entrevista de Elon Musk, na qual o empresário até admite que pensa tanto neste assunto, que até teve que banir o tema dos momentos de relaxamento que passa em jacuzzis.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. As suas opiniões visionárias, a sua criativade e o seu avanço tecnológico evidente e patente nos seus ramos de negócio, e todo o secretismo à sua volta, para além do próprio nome, levam-me a concluir que o Sr. Elon Musk é um alien…

  2. Daqui a 10 mil anos a humanidade já não existirá porque a ganância e os excessos em que vive actualmente acabarão por extingui-la.

RESPONDER

Menos uma estrela Michelin. Restaurante São Gabriel vai fechar

O restaurante São Gabriel, em Almancil, com uma estrela Michelin, vai encerrar, depois de ter sido vendido, anunciou através das redes sociais o seu chefe executivo, Leonel Pereira. Numa publicação na sua página do Facebook, o …

Há um mapa que revela os "labirintos" de Titã, a maior lua de Saturno

O primeiro mapa que mostra a geologia global da maior lua de Saturno, Titã, foi concluído e revela completamente um mundo dinâmico de dunas, lagos, planícies, cratera e outros terrenos. Titã é o único corpo planetário …

Cabify deixa de operar em Portugal a partir de 30 de novembro

A Cabify, que estava no mercado português desde 2016, vai deixar de operar em Portugal a partir do próximo dia 30 de novembro. "Queremos partilhar consigo que o próximo dia 30 de novembro será o nosso …

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …