Há empresas a permitir o consumo de drogas leves no trabalho

(dr) MassRoots

-

Um número crescente de empresas norte-americanas está a optar por uma filosofia de abertura ao uso de drogas leves pelos seus funcionários. Se aumenta a produtividade, porque não?

A Flowhub, fundada por Kyle Sherman e Chase Wiseman, é uma das empresas que orgulhosamente destaca a sua política de tolerância face ao consumo de drogas leves durante as horas de trabalho.

Na empresa, fornecedora de software para a indústria da cannabis medicinal, a filosofia é apenas uma: “Se ajuda os nossos empregados a fazer o seu trabalho, então não queremos saber se consomem no trabalho”, afirmou Sherman em entrevista à CNN.

Na Flowhub não são apenas os empregados que consomem, os próprios Kyle Sherman e Chase Wiseman também admitem usar erva durante as horas que passam em reuniões e sessões de brainstorming.

E apesar de a marijuana não poder ser fumada no interior dos edifícios, os CEO’s não têm nada contra o consumo de brownies ou infusões nas salas de trabalho.

Ajuda a fazer com que surjam novas ideias e faz-nos olhar para as coisas com clareza”, disse Sherman.

Em Denver, onde a Flowhub tem a sua sede, também se encontram outras empresas onde a marijuana tem livre-passe.

A High There! e a MassRoots são redes sociais para consumidores de cannabis e juntas têm quase um milhão de utilizadores.

Isaac Dietrich, um dos fundadores da MassRoots, deve mesmo a ideia da rede social ao consumo de marijuana, porque o conceito lhe surgiu “quando estava a fumar erva no apartamento de um amigo da faculdade”.

Desde então, já conseguiu angariar cerca 4,4 milhões de dólares em financiamento.

Contudo, esta abertura perante o consumo de drogas no trabalho não se estende a todos os estados.

Se em Denver os funcionários e chefes debatem o assunto sem problemas, é porque a comercialização e o consumo recreativo da marijuana está legalizado desde 2014.

Mas na Califórnia, a Meca dos conceitos inovadores e das incubadoras de startups, apenas o consumo para efeitos medicinais está autorizado legalmente. O consumo existe. Mas de forma mais discreta.

“É sabido que aqui a maioria dos trabalhadores consome cannabis regularmente durante o dia de trabalho”, diz Brandon David, um executivo de uma firma sediada em São Francisco.

É o segredo mais mal guardado da cidade mas que ainda assim oferece alguma reserva.

“Há mais pessoas a permitir o consumo de marijuana no trabalho do que a falar sobre isso abertamente”, afirmou Brandon.

Shifter

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Quando se trata de explorar o ser humano tudo vale! Além da alteração psíquica que talvez resulte em mais rendimento têm ainda o grande negócio da droga, os USA, são grandes em tudo até na miséria humana, já agora porque não estarem todos armados no trabalho e resolverem qualquer desacordo com um balázio na cabeça do oponente? É que assim os milhões de armas que possuem evitariam de ganhar ferrugem.

RESPONDER

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 128 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …