/

Há cada vez mais portugueses sem dinheiro para pagar luz e água

1

iStock

O número de portugueses com dívidas, nomeadamente nas contas de electricidade, água e telecomunicações, aumentou em mais de 50%, no que se refere a pagamentos em falta inferiores a 500 euros.

Estes dados têm por base o número de dívidas registadas no Balcão Nacional de Injunções, uma secretaria-geral do Ministério da Justiça que regista electronicamente os pedidos de injunção existentes.

A injunção é um processo que permite aos credores agilizarem o processo de recebimento dos valores em dívida, sem que seja preciso que o processo passe pelo tribunal, o que fica também mais barato.

De acordo com dados do Jornal de Notícias, o número de injunções “aumentou em 2014, para 206.980, face ao ano anterior (185.024)“.

“Os processos que mais contribuíram para este aumento dizem respeito a dívidas de montante inferior a 500 euros”, afiança o mesmo jornal, notando que se verificou neste capítulo “um aumento de 54%“.

Em 2014 deram entrada no Balcão Nacional de Injunções “um total de 62.164 processos de valores inferiores a 500 euros, quando em 2013 o total de processos para esse montante foi de 40.399 processos”, frisa o JN.

Entre estas dívidas estão muitos casos de facturas da luz, da água e das telecomunicações, cujo aumento tem sido verificado pela DECO, conforme aponta a coordenadora do Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado (GAS), Natália Nunes, ao diário.

“São cada vez mais as pessoas que pedem ajuda na associação com contas de água, luz, gás e telecomunicações para pagar. Muitas delas já em fase de injunção. No entanto, e apesar do reconhecimento da existência da dívida, não têm dinheiro para pagar”, explica Natália Nunes.

A responsável da DECO sustenta que há muitos pedidos de ajuda “para resolver problemas de dívidas de serviços essenciais, normalmente de pessoas que já deixaram de pagar todos os outros créditos e agora falham estes”.

“Optam por deixar de pagar a luz, porque normalmente esta é a factura que mais pesa no orçamento familiar, depois vem a água e, por fim, os chamados pacotes de telecomunicações”, acrescenta a coordenadora da DECO.

ZAP

1 Comment

  1. Portugal (e os portugueses de menos recursos) a caminho da situação da Grécia ( e dos gregos mais pobres) a passos largos e sem perspectiva de vir a ter um Governo que trave esta “gula chinesa” ou o próximo desastre de aumentos na água com a entrega aos privados.
    As eleições de Outubro não serão solução (pois este Governo já vendeu/entregou todos os negócios aos estrangeiros -já só faltam os transportes públicos) mas poderão ser uma esperança se houver uma grande votação nos partidos que impeçam a maioria absoluta de qualquer um dos do “arco do poder”.
    Senão só restará ao Povo a luta e uma nova REVOLUÇÃO!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.