Há cada vez mais portugueses sem dinheiro para pagar luz e água

iStock

O número de portugueses com dívidas, nomeadamente nas contas de electricidade, água e telecomunicações, aumentou em mais de 50%, no que se refere a pagamentos em falta inferiores a 500 euros.

Estes dados têm por base o número de dívidas registadas no Balcão Nacional de Injunções, uma secretaria-geral do Ministério da Justiça que regista electronicamente os pedidos de injunção existentes.

A injunção é um processo que permite aos credores agilizarem o processo de recebimento dos valores em dívida, sem que seja preciso que o processo passe pelo tribunal, o que fica também mais barato.

De acordo com dados do Jornal de Notícias, o número de injunções “aumentou em 2014, para 206.980, face ao ano anterior (185.024)“.

“Os processos que mais contribuíram para este aumento dizem respeito a dívidas de montante inferior a 500 euros”, afiança o mesmo jornal, notando que se verificou neste capítulo “um aumento de 54%“.

Em 2014 deram entrada no Balcão Nacional de Injunções “um total de 62.164 processos de valores inferiores a 500 euros, quando em 2013 o total de processos para esse montante foi de 40.399 processos”, frisa o JN.

Entre estas dívidas estão muitos casos de facturas da luz, da água e das telecomunicações, cujo aumento tem sido verificado pela DECO, conforme aponta a coordenadora do Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado (GAS), Natália Nunes, ao diário.

“São cada vez mais as pessoas que pedem ajuda na associação com contas de água, luz, gás e telecomunicações para pagar. Muitas delas já em fase de injunção. No entanto, e apesar do reconhecimento da existência da dívida, não têm dinheiro para pagar”, explica Natália Nunes.

A responsável da DECO sustenta que há muitos pedidos de ajuda “para resolver problemas de dívidas de serviços essenciais, normalmente de pessoas que já deixaram de pagar todos os outros créditos e agora falham estes”.

“Optam por deixar de pagar a luz, porque normalmente esta é a factura que mais pesa no orçamento familiar, depois vem a água e, por fim, os chamados pacotes de telecomunicações”, acrescenta a coordenadora da DECO.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Portugal (e os portugueses de menos recursos) a caminho da situação da Grécia ( e dos gregos mais pobres) a passos largos e sem perspectiva de vir a ter um Governo que trave esta “gula chinesa” ou o próximo desastre de aumentos na água com a entrega aos privados.
    As eleições de Outubro não serão solução (pois este Governo já vendeu/entregou todos os negócios aos estrangeiros -já só faltam os transportes públicos) mas poderão ser uma esperança se houver uma grande votação nos partidos que impeçam a maioria absoluta de qualquer um dos do “arco do poder”.
    Senão só restará ao Povo a luta e uma nova REVOLUÇÃO!

RESPONDER

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …

João Oliveira "tem a certeza quase absoluta" de que não se coloca a questão de liderar o PCP

Há menos de dois meses, em entrevista ao Público e à Rádio Renascença, João Oliveira foi questionado sobre se se via no futuro como líder do PCP e respondeu que não. Esta segunda-feira, voltou a …