Há 28 mil contribuintes na lista negra do Fisco. Devem 3,31 mil milhões

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Há mais de 28 mil contribuintes com dívidas ao Fisco – e já integram a lista de devedores. Em causa está uma dívida de 3,31 mil milhões de euros.

A lista de devedores apresenta todos os contribuintes, pessoas ou empresas, que não têm a sua situação tributária regularizada porque deixaram passar o prazo de pagamento voluntário “sem terem cumprido as suas obrigações” e sem apresentar garantia ou pedir dispensa.

A lista foi criada em 2006, pelo então ministro Fernando Teixeira dos Santos, e é atualizada diariamente para retirar os contribuintes que cumprem as suas obrigações fiscais, mas a entrada de contribuintes faltosos é feita mensalmente.

De acordo com os dados que o jornal Eco teve acesso, até 31 de julho havia 28.011 contribuintes a integrar a lista de devedores ao Fisco, sendo que, destas, 19.646 são pessoas singulares e 8.365 são empresas. As dívidas mais importantes são de particulares e há 318 contribuintes que respondem por 18% do total das dívidas.

Segundo o mesmo jornal, o número de contribuintes que integram a “lista negra do Fisco” tem vindo a diminuir. Por exemplo, em julho de 2016, havia 38.999 contribuintes, quando em abril do ano passado já eram 30.497. Esta descida é explicada pelo Programa Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES), uma espécie de perdão fiscal, uma vez que houve um perdão de juros e custas, mas não do valor de imposto por pagar.

Esta operação foi fundamental para Portugal cumprir os objetivos do défice em 2016 e sair do Procedimento dos Défices Excessivos. Houve também suspensão dos processos de execução fiscal com residencial fiscal nos concelhos afetados pelos fogos.

Os 3,31 mil milhões de euros em dívida representam 1,6% do PIB, o que permitiria a Portugal saldar mais uma tranche da dívida aos credores europeus que ascende a mais de 50 mil milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo suspende todos os voos de e para o Brasil a partir de sexta-feira

Os voos entre Portugal e o Brasil vão ser suspensos, pelo menos, até dia 14 de fevereiro. A medida vai ter efeito a partir da meia-noite desta sexta-feira. O Ministério da Administração Interna (MAI) informa que …

Presidência UE. Costa espera “sucesso tão rápido quanto possível” em negociações com AstraZeneca

O primeiro-ministro, António Costa, referiu esta quarta-feira que espera que “não haja mais problemas com o fornecimento de vacinas por parte da indústria” farmacêutica e que as negociações com a AstraZeneca “tenham um sucesso tão …

Madrid e Catalunha suspendem vacinação por falta de vacinas

Madrid e Catalunha anunciaram esta quarta-feira que vão adiar a administração da primeira dose da vacina contra a covid-19 durante as próximas duas semanas, por falta de stock. De acordo com o Jornal de Notícias, as …

"Satisfaz o ego, mas vai ter custos". Teodora Cardoso acha que Centeno não devia ter ido logo para o BdP

A ex-presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP) deu uma entrevista na qual abordou vários temas, desde a crise económica desencadeada pela pandemia à saída do ex-ministro das Finanças para o Banco de Portugal.  Em entrevista …

TAP quer limitar direito à greve e menos férias. Sindicatos indignados

Vários sindicatos que receberam a proposta da TAP para um acordo de emergência a vigorar até ao final de 2024 estão indignados com várias das medidas previstas no documento. Segundo a rádio TSF, que teve acesso …

Ministro do Ambiente ouvido no parlamento sobre venda de seis barragens da EDP

O ministro do Ambiente é esta terça-feira ouvido no parlamento, a propósito da venda de seis barragens da EDP, situadas na bacia hidrográfica do Douro, a um consórcio liderado pela Engie, por 2,2 mil milhões …

Boris Johnson diz que "não existem respostas fáceis" para elevada mortalidade no país

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta quarta-feira que "não existem respostas fáceis" para o facto de o Reino Unido ser o país na Europa com mais mortes atribuídas a covid-19, ao ultrapassar a barreira …

Biden põe termo a contratos com as prisões privadas

A conselheira em política interna do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Susan Rice, informou que Joe Biden iria assinar na terça-feira um decreto para pôr termo à utilização das prisões privadas do país no sistema carcerário …

Rodrigues dos Santos quer dar a mão ao PSD para derrotar Medina em Lisboa

Francisco Rodrigues dos Santos considera que uma coligação PSD/CDS-PP nas eleições autárquicas é a “única hipótese” para derrotar o atual presidente da Câmara de Lisboa, o socialista Fernando Medina, mas recusa adiantar quem poderá ser …

Patrões não podem recusar apoio nem faltas justificadas aos pais

Especialistas destacam que as entidades empregadoras não podem opor-se às faltas justificadas de pais que fiquem em casa para tomar conta dos filhos, nem recusar-se a prestar o apoio excecional à família. Com o encerramento das …