//

Há 20 mil casamentos polígamos em Itália (e a lei é impotente)

2

Poderá haver actualmente mais de 20 mil casamentos polígamos em Itália, país onde são ilegais, mas a lei não consegue puni-los.

Segundo o diário espanhol ABC, o número de casamentos polígamos em Itália triplicou nos últimos 7 anos, podendo actualmente ascender a mais de 20 mil.

No entanto, apesar de em Itália as uniões entre mais do que duas pessoas serem ilegais, a lei italiana é impotente para agir, porque estas uniões são habitualmente contraídas em mesquitas e não é obrigatório o seu registo civil.

Ou seja, os casamentos polígamos em Itália são válidos para os muçulmanos, mas à luz da lei italiana, simplesmente não existem.

Segundo o ABC, que cita dados recentes da Associação Italiana de Mulheres Marroquinas, estes casamentos são reais e efectivos, uma vez que o Corão permite que um muçulmano case com até 4 mulheres.

Recentemente, o líder da principal organização muçulmana em Itália, Hamza Roberto Piccardo, defendeu publicamente a legalização da poligamia no país – que há cerca de um mês legalizou o casamento homossexual.

A poligamia é permitida por algumas religiões e pela legislação de alguns países, embora a prática tenha estado a cair em desuso nas últimas décadas.

Ao longo da história da humanidade há registos de sociedades polígamas, habitualmente em épocas ou regiões em conflito ou com uma grande discrepância entre a população masculina e feminina.

O Islão é uma das religiões que prevê a poligamia. O Corão sugere aos homens que tomem duas a quatro esposas – se puderem “tomar conta delas” – e o próprio profeta Maomé chegou a ter 9 casamentos simultâneos.

Afinal, é preciso praticar para saber lidar com as 70 virgens que temos à nossa espera no paraíso.

AJB, ZAP

2 Comments

  1. “Afinal, é preciso praticar para saber lidar com as 70 virgens que temos à nossa espera no paraíso.”

    Isto é suposto ser uma piada?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.