/

Há 146 farmácias a fazer testes rápidos gratuitos à covid-19 (apesar de algumas já terem saído da lista)

Antonello Srino Redazione Met

Os testes rápidos de de antigénio (TRA) à covid-19 passaram a ser comparticipados a 100% a partir do dia 1 de julho e, em Portugal continental, há 146 farmácias aderentes.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa) publicou uma lista onde se podem consultar as 146 farmácias em Portugal continental que fazem testes rápidos de antigénio à covid-19, no âmbito do regime que prevê a sua comparticipação a 100%.

Lisboa é o distrito com o maior número de estabelecimentos representados na lista (21), seguindo-se Viseu, com 18, Coimbra, com 16, e o Porto, com 14.

Em Aveiro estão disponíveis 12 farmácias, em Braga e Leiria 11, Setúbal e Santarém contam dez, Évora cinco, Bragança quatro, Vila Real três, Castelo Branco, Faro, Guarda, Portalegre e Viana do Castelo duas cada uma e Beja uma farmácia onde é possível realizar o teste comparticipado de despiste.

A partir de 1 de julho, os testes rápidos de antigénio (TRA) à covid-19 passaram a ser comparticipados a 100% — para intensificar a sua utilização pela população e reforçar o controlo da pandemia.

A comparticipação é limitada a um máximo de quatro testes por mês e por utente e não se aplica aos utentes que têm o certificado de vacinação (que ateste o esquema vacinal completo) ou o certificado de recuperação, nem aos menores de 12 anos.

No entanto, segundo o jornal Público, a maior parte das farmácias (são cerca de 2.900 no total) ainda não aderiu a esta modalidade — e algumas até já decidiram sair da lista.

Isto porque, várias farmácias têm denunciado falhas técnicas que impedem a venda gratuita dos testes rápidos de antigénio.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.