/

“Guerra das salsichas.” UE e Reino Unido acertam tréguas temporárias

1

Olivier Hoslet / EPA

Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

A União Europeia (UE) e o Reino Unido chegaram a acordo para uma extensão de três meses do período de carência de controlos fito-sanitários e aduaneiros dos produtos pecuários que entram no território da Irlanda do Norte a partir da Grã-Bretanha, que terminava esta quarta-feira.

O Público avança, esta quinta-feira, que Bruxelas e Reino Unido acertaram tréguas temporárias para evitar a “guerra das salsichas” sobre as exportações de carnes refrigeradas para a Irlanda do Norte.

O acordo prolonga por três meses, até ao final de setembro, o período de carência de controlos fito-sanitários e aduaneiros dos produtos pecuários que entram no território da Irlanda do Norte a partir da Grã-Bretanha, que terminava esta quarta-feira.

Desta forma, salsichas e outros produtos derivados ainda podem ser enviados do Reino Unido para a Irlanda do Norte, mesmo depois do Brexit.

A disputa comercial foi o resultado da aplicação do protocolo da Irlanda anexo ao Acordo de Saída do Reino Unido da UE, que a imprensa britânica batizou como “guerra das salsichas” por estar relacionada, sobretudo, com a importação de carne refrigerada ou congelada.

Depois do Brexit, todos os bens e produtos de proveniência britânica passaram a ter de ser controlados pela UE antes de atravessarem o mar da Irlanda. Para evitar a reposição das fronteiras na ilha, a Irlanda do Norte continuou a estar integrada no mercado único europeu, onde a entrada de carne proveniente de países terceiros é condicionada.

No caso dos produtos de carne picada e não congelada, vigora uma proibição de importação para a UE, que impedia o comércio livre de salsichas provenientes da Grã-Bretanha para a Irlanda do Norte.

“Estamos satisfeitos por termos conseguido chegar a um acordo para uma extensão sensata sobre a exportação de carnes refrigeradas do Reino Unido para a Irlanda do Norte”, afirmou Lord Frost, ministro do Gabinete responsável pelos assuntos do Brexit, citado pelo Daily Mail.

A extensão do período é um “primeiro passo positivo, mas ainda temos de chegar a um acordo sobre uma solução permanente”, acrescentou.

A Comissão Europeia aceitou também facilitar a passagem de medicamentos ou de cães-guia da Grã-Bretanha para a Irlanda do Norte. Os animais poderão viajar sem o certificado de saúde animal que a União Europeia exige para todos os animais de estimação.

Liliana Malainho, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.