Guerra comercial leva bolsas a maior queda dos últimos três anos

O escalar das tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China levou a que as bolsas registassem a maior quedas dos últimos três anos. Os juros também atingiram mínimos históricos.

Com uma crescente tensão comercial entre EUA e China, agora é o México a nova vítima dos americanos. O presidente americano, Donald Trump, anunciou o agravamento das taxas aduaneiras aos bens mexicanos, podendo atingir os 25%.

O índice financeiro STOXX600 foi uma das vítimas da acesa guerra comercial entre os Estados Unidos da América e a China, que registou a maior desde janeiro de 2016. O índice europeu fechou o dia a perder 0,81%, chegando aos 369,06 pontos.

O protecionismo de Donald Trump afetou também a PSI-20, que até foi a menos abalada. O índice financeiro lisboeta registou uma queda de 0,40% e chegou aos 5.043,99 pontos. Segundo o Jornal de Negócios, no mesmo sentido, os juros portugueses alcançaram um mínimo histórico, abaixo dos 0,80%.

O fenómeno não se regista apenas nos juros portugueses e alastra-se um pouco a todo o mundo. Os investidores preferem uma aposta mais segura ao procurar as obrigações soberanas, o que faz com que os juros das dívidas, consequentemente, caiam.

O mesmo tem-se verificado até nos Estados Unidos, com o investimento a concentrar-se nas Obrigações do Tesouro com vencimento a dez anos, levando também a uma queda dos juros. Em contrapartida, a moeda americana está em alta e atingiu o valor máximo deste ano. A Bloomberg atribui uma subida de 0,2% do dólar americano no seu índice.

O “ouro negro” não resiste ao agravar das tensões comerciais e sente os seus efeitos no fecho dos mercados desta sexta-feira. De acordo com o Jornal de Negócios, as reservas norte-americanas de crude voltaram ao aumentar, o que pode pressionar os preços. Atualmente, o barril de petróleo está a 55,28 dólares, após registar uma queda de 2,31%.

Já o preço do milho registou o melhor mês dos últimos quatro anos, subindo 19% devido ao mau tempo que está afetar as colheitas. Chuvas torrenciais têm dificultado o trabalho aos agricultores americanos, com o efeito a fazer-se sentir também na soja e no trigo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …