Grupo religioso causa polémica com escultura satânica nos EUA

The Satanic Temple

Estátua do Templo Satânico em Detroit

Estátua do Templo Satânico em Detroit

Uma estátua controversa apresentada a semana passada pelo grupo religioso Templo Satânico numa cerimónia secreta, em Detroit, no Michigan, está a causar protestos nos Estados Unidos. Mas porque motivo?

A estátua de bronze mede 2,7 metros e representa um ser hermafrodita alado, conhecido como Baphomet (ou Bafomé), ladeado por duas crianças sorridentes. O monumento custou cerca de 90 mil euros, e centenas de auto-intitulados satanistas participaram na cerimónia de inauguração.

Agora, o Templo Satânico quer mudar a estátua de lugar e a decisão gerou polémica.

O grupo religioso pretendia transferi-la para 1450 quilómetros de distância, para a posicionar em frente ao monumento dos Dez Mandamentos, do lado de fora do edifício do Capitólio em Oklahoma City.

O Baphomet iria “complementar e contestar” os mandamentos cristãos, afirmou a organização.

“A nossa estátua servirá como um farol, a pedir compaixão e empatia entre as criaturas vivas”, diz Lucien Greaves, co-fundador do grupo.

Greaves diz esperar que pessoas de todas as idades “se sentem ao colo de Satanás para a inspiração e reflexão”

“É uma pequena atracção turística. As pessoas viriam de longe para a ver”, diz Greaves.

Mas qual é o simbolismo desta estátua tão controversa?

Conheça os códigos ocultos na polémica escultura de ‘Templo Satânico’ nos EUA.

Baphomet

O nome Baphomet remonta à Inquisição e aos Cavaleiros Templários, que no século 12 chegaram a ser torturados por supostamente terem confessado a adoração a um ídolo pagão chamado Baphomet.

Alguns historiadores acreditam que “Baphomet” seria simplesmente uma derivação do nome “Muhammad”, o profeta fundador do Islão.

Mas ao longo dos anos o mistério e a especulação envolvendo os Templários aumentaram, assim como as interpretações da palavra e o seu significado.

Uma interpretação elaborada inspirou inclusivamente o enredo do livro O Código Da Vinci, de Dan Brown, em que a palavra Baphomet é descodificada e traduzida como “Sofia”, ou sabedoria.

A imagem de Levi

A mais conhecida imagem moderna de Baphomet foi criada em 1856 pelo ocultista francês Eliphas Levi, no seu livro Transcendetal Magic: Its Doutrine and Ritual.

A imagem retrata um ser hermafrodita alado com uma tocha entre os chifres e um pentagrama na testa.

Nos seus braços, estão escritas as palavras latinas “solve” (separar) e “coagula” (unir), poderes que teriam sido usurpados de Deus.

O desenho de Levi foi a inspiração para o monumento do Templo Satânico.

“A figura contém todos os opostos binários – cima e baixo, animal e humano, homens e mulheres”, diz Greaves.

“Ele encarna opostos e celebra os contrastes”, acrescenta.

The Satanic Temple

-

Dois dedos

Os dois dedos estendidos da mão direita a apontar para cima e os dois da mão esquerda significam “tudo o que há em cima, há em baixo”.

Estas palavras e o gesto que o acompanham são familiares para os ocultistas. Têm origem em antigas obras atribuídas a Hermes Trismegisto, cujos escritos eram populares durante o Renascimento e a Reforma.

Como Levi escreveu, com este gesto, Baphomet “expressa a harmonia perfeita da misericórdia com a justiça.”

The Satanic Temple

-

Duas crianças

“Esperamos que as crianças vejam a nossa estátua como uma bela obra de arte; não há nada a temer. Isso é o que as crianças simbolizam”, explica Greaves.

“O rosto de cabra tem uma expressão neutra. Não é demoníaco, feroz ou monstruoso, como se pode imaginar, se olharmos para ele sem preconceito cultural”, acrescenta.

Para Greaves, as crianças não têm nada a temer.

“Não acredito que as crianças que se aproximem do monumento sem terem sido contaminadas por propaganda negativa encontrem algo tão aterrorizante”, afirma Greaves.

“Mas não estamos a catequizar crianças. A maioria das crianças é obrigada a ter uma religião. Não nos importamos com isso.”

Caduceu

The Satanic Temple

-

No ventre de Baphomet, há o símbolo grego clássico de duas serpentes entrelaçadas em torno de uma vara, que, segundo a mitologia, pertenceu a Hermes, o deus dos viajantes, protector da magia e da adivinhação.

O caduceu, que simboliza o comércio, a negociação e a reciprocidade, foi incluído no Baphomet de Levi.

“Para nós, simboliza a reconciliação dos opostos”, disse Greaves.

Adaptação

A imagem de Levi é hermafrodita, mas com seios femininos. No caso da de Detroit, este último atributo não está presente.

O templo alega não ter querido entrar na discussão de género, já que poderia desviar a atenção para o mais importante: a mensagem de Baphomet.

Na verdade, de acordo com Greaves, são o menino e a menina que reflectem a “dualidade homem-mulher”.

Pentagrama

Localizado na testa de Baphomet e na parte de trás do trono, o pentagrama é amplamente reconhecido como um símbolo satânico e frequentemente aparece invertido.

A cruz também aparece invertida, como aconteceu durante a cerimónia de abertura do Templo Satânico.

“Esta inversão é a percepção de Satanás. Ele convida as pessoas a repensar a sua formação cultural, a olhar para as evidências e a reconsiderar os seus valores”, acrescenta.

The Satanic Temple

-

A tocha entre os chifres e inscrições

“A tocha do conhecimento exalta a busca pela sabedoria. Damos-lhe grande importância, é fundamental para as nossas crenças em geral”, disse Greaves.

Ainda não foram acrescentadas inscrições à estátua, mas o Templo Satânico diz que pretende fazê-las.

Na frente da estátua, no pentagrama invertido, será inscrito um dos seus sete princípios: “O espírito de compaixão, sabedoria e Justiça deve prevalecer sempre sobre a palavra escrita ou falada”.

Haverá também uma passagem do livro Caim, de Lord Byron, de 1821.

“Então, quem é o demónio? Aquele que não deixaria que vivesse, ou teria vivido para sempre, na alegria e no poder do conhecimento?”

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Inventam-se religiões e crenças como quem muda de camisa e como é nisto é noutras coisas, por essa razão a sociedade vai ficando cada vez mais extremada nas mãos de fanáticos e estes vão sendo cada vez melhor aceites, quando surge algo de desastroso as pessoas lamentam-se sem se dar conta da meia culpa da situação.

  2. @vasco: O Satanismo não foi “inventado” à toa para fazer oposição ao “querido cristianismo”, antes pelo contrário. As suas raízes vão muito além da fundação do culto da cruz e do vitimizado messias. No entanto, usa símbolos e figuras sempre com um olho a piscar, para ver se as pessoas se deixam iludir pelas aparências, ou se procuram e entendem as mensagens muito mais profundas, muito bem escondidas (mas bem óbvias para quem abre a sua mente). Pois leva inteligência para entendê-las. — E, agora, revelo que não sou crente, sou apenas observador, mas é por isso que tive de fazer uma observação, para as pessoas aínda não completa mente cegas verem.

  3. Preocupa-me a imagem de criancinhas à volta… Talvez seja investimento a médio longo prazo… O resto é ajuntamento de rebanhos que com ou sem imagens decidem “entregar o pobre espírito”.

RESPONDER

Iniciativa Liberal pede audição urgente de Costa e Silva

O deputado único João Cotrim Figueiredo solicitou, na quarta-feira, com caráter de urgência, uma audição de António Costa Silva, defendendo que cabe aos partidos “questionar previamente” o conselheiro sobre o plano de recuperação económica. A Iniciativa …

"O vírus não existe". Em Itália, os "coletes laranja" exigem a queda do Governo (e que o país saia da UE)

Inspirados nos Coletes Amarelos franceses, nasceram os "coletes laranjas" em Itália, um movimento de contestação contra o Governo que acredita que "o vírus não existe". Apesar de ainda não ser um movimento muito grande, há já …

Época balnear arranca no sábado, mas começa mais tarde no Norte

A época balnear arranca no próximo sábado, 6 de junho, mas não em todo o país. No Norte de Portugal só começa a 27 de junho. Segundo o despacho publicado esta quinta-feira em Diário da República, …

Um terço das empresas de restauração não reabriu

Cerca de um terço das empresas de restauração não retomou a atividade e quase metade tem registado uma faturação média inferior a 10%, revelou a associação representativa do setor. A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares …

Ministério Público alemão assume que Maddie McCann está morta

O procuradores do Ministério Público alemão acreditam que Madeleine McCann foi assassinada. O investigador Christian Hoppe, do Bundeskriminalamt, revelou que a criança pode ter sido alvejada quando o suspeito assaltava o apartamento da família. O procuradores do …

Nadadores-salvadores devem privilegiar salvamento "sem entrar na água"

A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores divulgou hoje alguns dos procedimentos que os vigilantes devem adotar na época balnear face à pandemia, como privilegiar o salvamento “sem entrar na água” ou abordar o náufrago pelas costas. “Ainda …

Confederação do Turismo propõe Lay-off simplificado, banco de horas e horário concentrado

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) propôs ao Governo 99 medidas para mitigar as consequências "gigantescas" que a pandemia está a ter no sector, apontando um cenário de "eclipse total e asfixia". Segundo noticiou esta …

Coreia do Norte ameaça romper acordo militar com Seul

A Coreia do Norte ameaçou hoje romper o acordo militar com a Coreia do Sul e fechar o gabinete de ligação transfronteiriça, se Seul não impedir que ativistas continuem a enviar panfletos através da fronteira. A …

Moratórias no crédito prolongadas até 31 de março de 2021

O Governo decidiu estender a moratória nos empréstimos dos bancos às famílias e empresas afetadas pela crise. As prestações e juros só voltarão a ser pagos depois de 31 de março de 2021, apurou o …

Santana Lopes deixou funções executivas no Aliança. Mas não "deserta"

O fundador do partido Aliança deixou, recentemente, as suas funções executivas por "motivos profissionais", mas promete "não desertar", "muito menos em alturas difíceis". No passado dia 15 de maio, Pedro Santana Lopes pediu a suspensão das …