Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Wu Hong / EPA

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China.

Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e The Wall Street Journal, na qual pedem uma investigação independente sobre a origem do SARS-CoV-2.

No texto, os signatários apelam a que o relatório da missão científica enviada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a Wuhan não seja publicado, porque não pôde investigar de forma suficientemente independente a origem do vírus.

Peter Ben Embarek, líder da missão internacional da OMS, apresentou recentemente as conclusões provisórias da investigação numa conferência de imprensa em Wuhan.

O especialista disse suspeitar que o novo coronavírus pode ter sido transmitido através de animais abatidos para consumo humano que tenham sido congelados. Desta forma, Embarek considerou que a teoria de que a origem do SARS-CoV-2 foi uma fuga acidental de um dos laboratórios de Wuhan tem pouca probabilidade.

O relatório final da missão da OMS ainda não foi publicado e o diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus frisou que nenhuma teoria tinha sido abandonada. Todas as hipóteses estão ainda em cima da mesa.

Os signatários da carta afirmam que, “enquanto cientistas, cientistas sociais e comunicadores de ciência”, analisaram de forma independente as origens da epidemia e consideram essencial que todas as hipóteses sejam “examinadas de forma aprofundada”.

Além disso, sublinham a importância de garantir “acesso total a todos os recursos necessários, sem impedimentos políticos ou outras sensibilidades”. Como a OMS não teve este tipo de acesso, o relatório não pode ser classificado como uma investigação independente, defendem.

A OMS “está limitada no que pode alcançar neste tipo de investigação”. Por isso, defendem uma investigação independente sobre a origem da pandemia.

A carta é assinada por Jamie Metzl, ex-membro do Conselho de Segurança Nacional da Administração de Bill Clinton e antigo colaborador de Joe Biden; os virologistas Bruno Canard e Etienne Decroly; os investigadores do Centro Nacional de Investigação Científica, em França; os geneticistas Jean-Michel Claverie (Universidade de Aix Marselha) e Virginie Courtier (Instituto Jacques-Monod), entre outros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …