Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Wu Hong / EPA

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China.

Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e The Wall Street Journal, na qual pedem uma investigação independente sobre a origem do SARS-CoV-2.

No texto, os signatários apelam a que o relatório da missão científica enviada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a Wuhan não seja publicado, porque não pôde investigar de forma suficientemente independente a origem do vírus.

Peter Ben Embarek, líder da missão internacional da OMS, apresentou recentemente as conclusões provisórias da investigação numa conferência de imprensa em Wuhan.

O especialista disse suspeitar que o novo coronavírus pode ter sido transmitido através de animais abatidos para consumo humano que tenham sido congelados. Desta forma, Embarek considerou que a teoria de que a origem do SARS-CoV-2 foi uma fuga acidental de um dos laboratórios de Wuhan tem pouca probabilidade.

O relatório final da missão da OMS ainda não foi publicado e o diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus frisou que nenhuma teoria tinha sido abandonada. Todas as hipóteses estão ainda em cima da mesa.

Os signatários da carta afirmam que, “enquanto cientistas, cientistas sociais e comunicadores de ciência”, analisaram de forma independente as origens da epidemia e consideram essencial que todas as hipóteses sejam “examinadas de forma aprofundada”.

Além disso, sublinham a importância de garantir “acesso total a todos os recursos necessários, sem impedimentos políticos ou outras sensibilidades”. Como a OMS não teve este tipo de acesso, o relatório não pode ser classificado como uma investigação independente, defendem.

A OMS “está limitada no que pode alcançar neste tipo de investigação”. Por isso, defendem uma investigação independente sobre a origem da pandemia.

A carta é assinada por Jamie Metzl, ex-membro do Conselho de Segurança Nacional da Administração de Bill Clinton e antigo colaborador de Joe Biden; os virologistas Bruno Canard e Etienne Decroly; os investigadores do Centro Nacional de Investigação Científica, em França; os geneticistas Jean-Michel Claverie (Universidade de Aix Marselha) e Virginie Courtier (Instituto Jacques-Monod), entre outros.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais do empresário Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos. No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou …

Obra de Paula Rego vai a leilão com estimativa de um milhão de libras

A obra “The Aunt (Nada)”, da pintora portuguesa Paula Rego, vai ser leiloada pela Phillips, em Londres, na quinta-feira, com uma estimativa de venda entre 800 mil e 1,2 milhões de libras (922 mil a …

Minerar bitcoin na China vai gerar mais emissões de carbono do que as de toda a República Checa

Um novo estudo estima que o processo de mineração de bitcoin na China poderá gerar em breve 130,50 milhões de toneladas de emissões de carbono por ano (mais do que a produção anual de toda …

Chelsea 0-1 FC Porto | Adeus com sentimento de injustiça

Difícil de lidar. O Porto mostrou capacidade para afastar o poderoso Chelsea nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, mas ficou a um golo de levar a eliminatória para prolongamento, acabando afastado. Após a derrota por 2-0 …

Suíça cria a moeda mais pequena do mundo com a imagem de Einstein

Com a famosa imagem de Albert Einstein a mostrar a língua, e com apenas 2,96 mm de diâmetro, é necessário o recurso a uma lupa para conseguir apreciar o objeto. Esta é a  moeda mais …

Citroën apresenta o seu novo topo de gama. O C5 X promete audácia e inovação

A Citroën apresentou o C5 X, uma carrinha sobrelevada ao estilo de crossover, que faz uma maior apologia da tecnologia, do conforto e de um desenho mais irreverente face aos rivais que se encontram no …

J-Lo, H.E.R. e Foo Fighters em concerto para financiar vacinas contra a covid-19

As cantoras Jennifer Lopez e H.E.R. são duas das participantes num espetáculo especial, que será transmitido a nível global, no próximo dia 8 de maio, com o objetivo de angariar fundos para as vacinas contra …

"Indecente e imoral". Paquistão em guerra aberta com o TikTok, a rede social mais popular do país

O TikTok é a rede social mais popular no Paquistão, mas a aplicação mostra um lado do país que não se alinha com a sua imagem conservadora. Em 2019, o TikTok tornou-se a segunda aplicação mais …

Joe Biden promete retirar todas as tropas do Afeganistão até 11 de setembro de 2021

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai propor a retirada de todas as tropas do Afeganistão até ao dia 11 de setembro de 2021, no vigésimo aniversário do ataque ao World Trade Center. Segundo o …

120 anos depois, IA ajuda a recriar pintura escondida sob obra-prima de Picasso

A Inteligência Artificial (IA) ajudou a recriar uma obra de arte que esteve escondida sob uma pintura de Pablo Picasso durante quase 120 anos. Uma misteriosa paisagem esconde-se debaixo da superfície visível de La Miséreuse Accroupie …