“O cenário é caótico“. Greve do SEF provoca ajuntamentos no Aeroporto de Lisboa e Porto

Mário Cruz / Lusa

A greve convocada pelo sindicato do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a decorrer esta sexta-feira está a provocar grandes ajuntamentos nos principais aeroportos do país.

A greve de inspetores e funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), contra a reestruturação do serviço, levou ao “encerramento a 100%” da “grande maioria dos departamentos” nacionais do serviço, disse à Lusa fonte sindical.

O presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF/SEF), Acácio Pereira, esclareceu, hoje de manhã, junto ao aeroporto de Lisboa, que os departamentos fechados são os da Madeira, Açores, Algarve, Lisboa, Viseu, Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Guarda e Porto.

O cenário é caótico, estamos a cumprir apenas os serviços mínimos” nos aeroportos e portos, acrescentou, sublinhando que a adesão “ultrapassa as melhores expetativas, o que é demonstrativo do estado de espírito e anímico dos funcionários”.

A greve de inspetores e funcionários, que começou às 0h e termina às 24h desta sexta-feira, foi anunciada pelo SCIF/SEF e conta com a adesão do Sindicato dos Funcionários do SEF (SINSEF) e o Sindicato dos Inspetores de Investigação, Fiscalização e Fronteiras (SIIFF).

A ação é motivada pela formalização “da intenção do Governo extinguir o SEF” em Conselho de Ministros e tornada pública em Diário da República no dia 14 de abril.

Esta manhã, em declarações aos jornalistas no aeroporto Francisco Sá Carneiro, Acácio Pereira informou que no local estão hoje apenas seis funcionários de serviço comparados com os cerca de 30 em condições normais.

“Já tivemos algumas situações de passageiros que se sentiram mal e lamentamos qualquer transtorno causado aos cidadãos, mas a responsabilidade é apenas de Eduardo Cabrita [ministro da Administração Interna] e do primeiro-ministro que o mantém em funções”, disse, aludindo às horas de espera.

Sobre as razões que conduziram à greve, o presidente do SCIF/SEF, argumentou que a reestruturação em causa é “uma tentativa do Governo de fazer um golpe de estado a partir dos seus gabinetes, evitando levar [o assunto] à AR, que é o lugar próprio para decidir estas matérias”.

Por isso, Acácio Pereira recomendou que se conduza “um amplo debate” porque: “este é um tema importantíssimo que tem a ver com direitos humanos e a questão humanista do Estado português, pelo que tem de ser bem pensado e ponderado”. “A reestruturação que defendemos há muito tem de ser feita por dentro”, frisou.

A resolução do Conselho de Ministros, que define as orientações políticas para a criação do Serviço de Estrangeiros e Asilo, que vai suceder ao SEF, estabelece “as traves mestras de uma separação orgânica muito clara entre as funções policiais e as funções administrativas de autorização e documentação de imigrantes”.

A resolução determina quais as atribuições de natureza policial do SEF que vão transitar para a Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública e Polícia Judiciária, bem como as competências que vão passar para o Instituto dos Registos e Notariado, ficando o Serviço de Estrangeiros e Asilo com “atribuições de natureza técnico-administrativa”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nova tabela de preços da ADSE adiada para setembro

A nova tabela de preços da ADSE sofreu mais um adiamento e só entrará em vigor em setembro, revelou a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão. A nova tabela de preços …

Vacinação da faixa etária 20-29 começa a "meio de julho"

No habitual espaço de comentário na SIC, este domingo à noite, Luís Marques Mendes anunciou que a vacinação dos jovens entre os 20 e os 29 anos vai, afinal, começar a "meio de julho". A vacinação …

Cientistas descobrem compostos promissores para tratar cancro do fígado mortal

Investigadores descobriram algumas classes de terapêuticos que destroem as células tumorais fibrolamelares que crescem em ratos e testaram-nas em células humanas extraídas de tumores. As opções de tratamento para o cancro do fígado mortal, chamado carcinoma …

Governo sueco na corda bamba. Moção de censura pode fazê-lo cair

Depois de, neste domingo, ter falhado a tentativa de acordo parlamentar, o Governo sueco enfrenta hoje uma prova de fogo. Esta segunda-feira, o Governo da Suécia pode cair se o Parlamento aprovar a moção de censura. Segundo …

Conseguirão os humanos compreender baleiês? Cientistas acreditam que sim

Uma equipa de investigadores está a tentar recolher e decifrar os sons emitidos por cachalotes, para compreender a sua linguagem. Os cachalotes estão entre os animais mais barulhentos do planeta, produzindo sons de rangidos, batidas e …

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …