“É a luta final.” Greve geral em França marcada por confrontos

Ian Langsdon / EPA

“É a luta final”, ouve-se em coro. As ruas francesas encheram-se com mais de 806 mil pessoas que, esta quinta-feira, protestaram contra a prometida reforma do sistema de pensões do Governo de Emmanuel Macron. A greve nos transportes continua até segunda-feira. 

Manifestantes encapuzados provocaram confrontos com a polícia em Paris, durante a manifestação no âmbito da greve geral iniciada esta quinta-feira contra a alteração do sistema de reformas proposta pelo Presidente francês, Emmanuel Macron.

Os confrontos eclodiram pouco antes das 16h00 locais (15h00 em Lisboa), nas avenidas do leste da cidade, onde foi formado um grupo composto por pelo menos 500 radicais, segundo fontes oficiais citadas pela estação de rádio France Info.

A Prefeitura da Polícia de Paris indicou, no Twitter, que até às 15h30 (14h30 em Lisboa) as forças de ordem já tinham detido 71 pessoas e realizado 9.350 controlos para tentar evitar os distúrbios.

Fontes sindicais anunciaram esta manhã que se realizaram assembleias gerais de trabalhadores do setor dos transportes que votaram, por esmagadora maioria, a continuação da greve nos transportes na capital francesa “até segunda-feira”. A mobilização, muito forte hoje, será “semelhante até segunda-feira”, indicou Thierry Babec da UNSA, o primeiro sindicato da RATP, empresa de transportes da região de Paris.

A greve geral que começou em França, contra a alteração do sistema de reformas, está a atingir todos os setores essenciais tornando difícil chegar aos locais de trabalho, deixar as crianças na escola, ter acesso às urgências ou chamar os bombeiros.

Convocada pelas grandes associações sindicais, a intersindical e interprofissional, previa-se que a greve teria mais impacto nos transportes, o setor mais mobilizado e o primeiro a opor-se com veemência à introdução do novo sistema de reformas que quer acabar com os 42 subsistemas de pensões atualmente existentes em França.

A SNCF, empresa ferroviária, assegura apenas um em cada 10 TGV e um em cada 10 comboios regionais, incluindo na parisiense, e intercidades. Quanto ao Eurostar, apenas um em cada dois vão fazer viagens e não haverá qualquer ligação a Itália, Espanha e Alemanha.

Quanto aos transportes dentro da capital, a RATP prevê que a maior parte das linhas do metro estejam fechadas, exceto as linhas 1 e 14, que são automáticas, mas que também serão fechadas caso haja demasiados passageiros. Os autocarros serão reduzidos para um terço.

O grande objetivo dos milhares de manifestantes é o recuo do Governo, uma vez que ainda não há uma lei – há apenas um relatório com recomendações orientadoras para a reforma.

O primeiro-ministro, Edouard Philippe, deverá apresentar “a arquitetura geral da reforma” em meados da próxima semana, disse a porta-voz do Palácio do Eliseu, citado pelo Público.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …