Greve do SEF desconvocada. “Um alívio para o país”

Tiago Petinga / Lusa

O Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras desconvocou a greve prevista para os dias 24 e 25 de agosto, depois de uma reunião realizada, esta quarta-feira à tarde, com a ministra da Administração Interna.

O anúncio foi feito por Acácio Pereira, dirigente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização (SCIF) depois de uma reunião no Ministério da Administração Interna (MAI).

“Estão reunidas as condições para podermos suspender a greve”, disse o responsável, citado pela Lusa. Acrescentou também que houve da parte do MAI o “reconhecimento da importância do serviço do SEF”.

Segundo o Ministério da Administração Interna, o Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização terá entendido os esforços realizados “no sentido de reforçar os recursos humanos do SEF”, através da autorização concedida esta quarta-feira pelo Ministério das Finanças, “para a abertura de um procedimento concursal com vista ao recrutamento externo de 100 novos inspetores, que acresce ao concurso interno que já permitiu este ano dotar o SEF de 45 novos inspetores.

A este concurso juntam-se outros dois, de 45 elementos cada, com os quais o SEF vai ver reforçado o seu quadro de pessoal da CIF em 235 novos inspetores“, explica o Ministério da Administração Interna.

Os outros dois sindicatos que também representam os funcionários e inspetores do SEF, no entanto, não estavam de acordo com os pressupostos da greve, como explicaram os respetivos responsáveis sindicais, segundo o Observador.

Renato Mendonça, presidente do recém criado Sindicato dos Inspetores e Investigação (SIIF) – fundado há cerca de mês e meio e que representa cerca de 10% dos inspetores – já tinha considerado esta paralisação “extemporânea”, embora reconhecendo a existência de problemas relacionados com a falta de pessoal.

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, reagiu à desconvocação da greve, admitindo ser “um alívio para o país”.

Em declarações aos jornalistas no final de uma reunião que durou mais de três horas, Constança Urbano de Sousa afirmou que houve uma aproximação de posições, nomeadamente quanto à admissão de novos recursos humanos.

“O reforço de pessoal do SEF implica um grande esforço orçamental”, acrescentou Constança Urbano de Sousa, sem quantificar a verba envolvida.

Fica assim sem efeito o apelo da ANA – Aeroportos de Portugal – para os passageiros chegarem ao aeroporto de Lisboa pelo menos com quatro horas de antecedência para voos para fora da União Europeia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …