Greve do SEF desconvocada. “Um alívio para o país”

Tiago Petinga / Lusa

O Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras desconvocou a greve prevista para os dias 24 e 25 de agosto, depois de uma reunião realizada, esta quarta-feira à tarde, com a ministra da Administração Interna.

O anúncio foi feito por Acácio Pereira, dirigente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização (SCIF) depois de uma reunião no Ministério da Administração Interna (MAI).

“Estão reunidas as condições para podermos suspender a greve”, disse o responsável, citado pela Lusa. Acrescentou também que houve da parte do MAI o “reconhecimento da importância do serviço do SEF”.

Segundo o Ministério da Administração Interna, o Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização terá entendido os esforços realizados “no sentido de reforçar os recursos humanos do SEF”, através da autorização concedida esta quarta-feira pelo Ministério das Finanças, “para a abertura de um procedimento concursal com vista ao recrutamento externo de 100 novos inspetores, que acresce ao concurso interno que já permitiu este ano dotar o SEF de 45 novos inspetores.

A este concurso juntam-se outros dois, de 45 elementos cada, com os quais o SEF vai ver reforçado o seu quadro de pessoal da CIF em 235 novos inspetores“, explica o Ministério da Administração Interna.

Os outros dois sindicatos que também representam os funcionários e inspetores do SEF, no entanto, não estavam de acordo com os pressupostos da greve, como explicaram os respetivos responsáveis sindicais, segundo o Observador.

Renato Mendonça, presidente do recém criado Sindicato dos Inspetores e Investigação (SIIF) – fundado há cerca de mês e meio e que representa cerca de 10% dos inspetores – já tinha considerado esta paralisação “extemporânea”, embora reconhecendo a existência de problemas relacionados com a falta de pessoal.

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, reagiu à desconvocação da greve, admitindo ser “um alívio para o país”.

Em declarações aos jornalistas no final de uma reunião que durou mais de três horas, Constança Urbano de Sousa afirmou que houve uma aproximação de posições, nomeadamente quanto à admissão de novos recursos humanos.

“O reforço de pessoal do SEF implica um grande esforço orçamental”, acrescentou Constança Urbano de Sousa, sem quantificar a verba envolvida.

Fica assim sem efeito o apelo da ANA – Aeroportos de Portugal – para os passageiros chegarem ao aeroporto de Lisboa pelo menos com quatro horas de antecedência para voos para fora da União Europeia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Alunos com gaguez não terão de fazer exames orais

Os alunos com gaguez podem ser dispensados da realização das provas orais. Há dois anos, estes exames passaram a integrar a avaliação externa em línguas estrangeiras nos exames do ensino secundária e nas provas de …

PSD. Só 15,8% dos militantes poderiam votar se eleições diretas fossem hoje

A dois meses das eleições diretas no PSD, há hoje perto de 17.000 militantes com quotas em dia, que podem ser pagas até 22 de dezembro, de acordo com informação disponibilizada online pelo partido. Se as …

Hong Kong: Reforço policial, Parlamento suspenso e escolas fechadas

O Parlamento de Hong Kong foi suspenso, esta quarta-feira, e a segurança foi reforçada na cidade e nos campus universitários, com as escolas a fecharem num momento em que prosseguem os confrontos entre manifestantes e …

Debate quinzenal: Políticas de rendimento, Rio ao ataque com o lítio e a primeira vitória dos pequenos

Os debates quinzenais com o primeiro-ministro regressam esta quarta-feira. António Costa vai abrir o debate com uma intervenção sobre "políticas de rendimento", mas as atenções estão centradas na primeira vitória dos pequenos partidos. As políticas de …

Governo vai propor 635 euros para salário mínimo em 2020. Proposta não agrada patrões

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai apresentar esta quarta-feira na Concertação Social a proposta de aumento para o salário mínimo nacional para 2020, com uma atualização de 35 euros. Esta quarta-feira, …

Novo alvo do Sporting consumia e traficava droga (e tentaram matá-lo seis vezes)

Michael, jogador de 23 anos do Goiás, é alvo do Sporting já neste mercado de transferências de inverno. O brasileiro teve uma adolescência marcada pelo consumo e tráfico de drogas. Aos 23 anos de idade, Michael …

O misterioso monstro Tully acabou de ficar ainda mais misterioso

Uma nova investigação desmente um anterior estudo que argumentava que Tully era um vertebrado. A verdadeira natureza desde "monstro" continua um mistério para a comunidade científica. De vez em quando, os cientistas descobrem fósseis que são …

Vítor Pereira condenado a oito meses de prisão com pena suspensa

O treinador português foi condenado, esta terça-feira, a oito meses de prisão com pena suspensa, na Grécia, por incitamento à violência. Vítor Pereira foi condenado pela justiça grega a oito meses de prisão, com pena suspensa, …

Hospital da Cruz Vermelha pode vir a ser vendido à Santa Casa da Misericórdia

A Cruz Vermelha Portuguesa quer vender o respetivo hospital, em Lisboa, e a Santa Casa da Misericórdia da capital está interessada na aquisição. A Cruz Vermelha acredita que a venda pode acontecer até ao final do …

Tribunal de recurso absolve Benfica de jogo à porta fechada

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa absolveu o Benfica das penas de disputar um jogo à porta fechada e do pagamento de uma multa de 56.250 euros, pelo seu relacionamento com grupos organizados de …