Greve da Função Pública marcada para 26 de maio

José Goulão / Wikimedia

-

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) anunciou esta quarta-feira uma greve nacional de 24 horas para o dia 26 de maio.

Em conferência de imprensa, a dirigente da FNTSFPS, Ana Avoila, explicou que a ação de protesto pretende reivindicar aumento de salários e do pagamento de horas extraordinárias e a aplicação para todos os trabalhadores das 35 horas.

Esta terça-feira, a Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Funções Públicas (CGTP) tinha admitido anunciar uma greve da Função Pública para Maio.

“Convocámos uma conferência de imprensa para anunciar formas de luta que podem passar por uma greve”, afirmou Ana Avoila ao Jornal de Negócios.

A sindicalista notou que as maiores participações nas greves costumam ser dos setores da saúde e educação, “mas o sentimento que existe é comum a todos” os 350 mil funcionários da administração central.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Fui ver ao calendário e seria a uma 4ª-feira, achei estranho, afinal enganei-me no mês. Em Maio calha, sabe-se lá o porquê, a uma 6ª-feira. Haveria de chover cântaros nas praias. São as greves às 6ª-feira e quando se vai votar ser sempre a um domingo.

  2. Pelo menos uma vantagem em ter havido redução no horário da Função Pública.

    É que quando há greves, são menos horas de greve …

  3. Clap, clap, clap… Bravo, meus senhores! Continuem a fazer greves… já funcionam tão bem no resto do tempo!… Qualquer dia já nem precisamos de vocês e deixam de existir. E trabalhar?…. Hum?… Não era boa ideia?… Estão mesmo a precisar de concorrência, não é?

  4. Isto é escandaloso. Vão trabalhar! “Não há aumentos”!? E eu que não tenho aumentos há mais de 10 anos! Trabalho 14 horas por dia para andar a sustentar esta corja. Isto é inaceitável vindo de uma classe que foi sempre privilegiada. As empresas e os trabalhadores do privado andam a sustentar esta gentalha.

    • Quem não se anda a entender são as corjas publicas de representantes do povo, que levam a vidinha sem nada fazerhá décadas..isso é que a verdade e nós não queremos aceitar/acreditar na realidade “amiga”..pense bem e dar-me-é razão decerto.

  5. Realmente o que pensam estas pessoas? Eu estou de acordo que se aumente os rendimentos de todos, mas tendo em conta o que produzem, o que se lucra e principaLMENTE A CONJUNTURA ECONÓMICA ACTUAL.
    ENTÃO O estado, QUE SOMOS TODOS NÓS, deve milhares de milhões e esta “gente” não despega, vem fazer/anunciar greves, quando estes são oa beneficiários mais das mordomias existentes no mundo laboral!? Poupem-nos e tenham um pouco de ética humana, porque assim qualquer dia não terão mesmo NADA, PORQUE O POVO TRABALHADOR CANSAR-SE-Á DAS VOSSA EXIGENTES “TRAPALHADAS”.
    Pensem mesmo bem o que querem e nos que vos sustentam constantemente, dia a dia…disse.

  6. Fico deveras impressionado com o tipo de comentários de baixo nível de esclarecimento e alto nível de demagogia e preconceito. De facto enquanto os alarves continuarem a apontar baterias aos trabalhadores da administração publica continuará a existir a tendência de privatizar serviços públicos, com a subjacentemente maior exploração do trabalho e dos utentes dos serviços públicos.
    Note-se bem que esta greve está marcada devido ao facto de haver ainda trabalhadores da Administração Publica que estão a trabalhar de borla as 5 horas a mais decretadas pelo Passos. De facto pelo tipo de comentários alarves parece que há muita gente esclavagista e adepta da exploração e parece que são esses que têm mais

RESPONDER

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …