Greve da Função Pública marcada para 26 de maio

José Goulão / Wikimedia

-

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) anunciou esta quarta-feira uma greve nacional de 24 horas para o dia 26 de maio.

Em conferência de imprensa, a dirigente da FNTSFPS, Ana Avoila, explicou que a ação de protesto pretende reivindicar aumento de salários e do pagamento de horas extraordinárias e a aplicação para todos os trabalhadores das 35 horas.

Esta terça-feira, a Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Funções Públicas (CGTP) tinha admitido anunciar uma greve da Função Pública para Maio.

“Convocámos uma conferência de imprensa para anunciar formas de luta que podem passar por uma greve”, afirmou Ana Avoila ao Jornal de Negócios.

A sindicalista notou que as maiores participações nas greves costumam ser dos setores da saúde e educação, “mas o sentimento que existe é comum a todos” os 350 mil funcionários da administração central.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Fui ver ao calendário e seria a uma 4ª-feira, achei estranho, afinal enganei-me no mês. Em Maio calha, sabe-se lá o porquê, a uma 6ª-feira. Haveria de chover cântaros nas praias. São as greves às 6ª-feira e quando se vai votar ser sempre a um domingo.

  2. Pelo menos uma vantagem em ter havido redução no horário da Função Pública.

    É que quando há greves, são menos horas de greve …

  3. Clap, clap, clap… Bravo, meus senhores! Continuem a fazer greves… já funcionam tão bem no resto do tempo!… Qualquer dia já nem precisamos de vocês e deixam de existir. E trabalhar?…. Hum?… Não era boa ideia?… Estão mesmo a precisar de concorrência, não é?

  4. Isto é escandaloso. Vão trabalhar! “Não há aumentos”!? E eu que não tenho aumentos há mais de 10 anos! Trabalho 14 horas por dia para andar a sustentar esta corja. Isto é inaceitável vindo de uma classe que foi sempre privilegiada. As empresas e os trabalhadores do privado andam a sustentar esta gentalha.

    • Quem não se anda a entender são as corjas publicas de representantes do povo, que levam a vidinha sem nada fazerhá décadas..isso é que a verdade e nós não queremos aceitar/acreditar na realidade “amiga”..pense bem e dar-me-é razão decerto.

  5. Realmente o que pensam estas pessoas? Eu estou de acordo que se aumente os rendimentos de todos, mas tendo em conta o que produzem, o que se lucra e principaLMENTE A CONJUNTURA ECONÓMICA ACTUAL.
    ENTÃO O estado, QUE SOMOS TODOS NÓS, deve milhares de milhões e esta “gente” não despega, vem fazer/anunciar greves, quando estes são oa beneficiários mais das mordomias existentes no mundo laboral!? Poupem-nos e tenham um pouco de ética humana, porque assim qualquer dia não terão mesmo NADA, PORQUE O POVO TRABALHADOR CANSAR-SE-Á DAS VOSSA EXIGENTES “TRAPALHADAS”.
    Pensem mesmo bem o que querem e nos que vos sustentam constantemente, dia a dia…disse.

  6. Fico deveras impressionado com o tipo de comentários de baixo nível de esclarecimento e alto nível de demagogia e preconceito. De facto enquanto os alarves continuarem a apontar baterias aos trabalhadores da administração publica continuará a existir a tendência de privatizar serviços públicos, com a subjacentemente maior exploração do trabalho e dos utentes dos serviços públicos.
    Note-se bem que esta greve está marcada devido ao facto de haver ainda trabalhadores da Administração Publica que estão a trabalhar de borla as 5 horas a mais decretadas pelo Passos. De facto pelo tipo de comentários alarves parece que há muita gente esclavagista e adepta da exploração e parece que são esses que têm mais

RESPONDER

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …