Greve climática no Ártico. Em protesto, Mya-Rose sentou-se num bloco de gelo durante 5 horas

Na greve climática mais a norte do mundo, Mya-Rose Craig, ornitóloga e defensora da natureza, clima e igualdade de direitos, foi fotografada a protestar em cima de um bloco de gelo no Ártico, a norte de Svalbard, no início desta semana.

Mya-Rose Craig, de 18 anos, que mora perto da cidade de Bristol, no sudoeste da Inglaterra, ergueu um cartaz onde se lia “A juventude luta pelo clima”. A jovem passou cinco horas em cima do gelo, segundo disse um porta-voz da organização ambientalista Greenpeace à CNN.

Craig, que diz na sua página no Twitter que é a pessoa mais jovem a ter visto metade das aves do mundo, chegou ao Ártico a bordo do navio do Greenpeace Arctic Sunrise como parte de uma expedição que documentou o impacto da crise climática e investigou a vida marinha na região.



A viagem, que começou na Noruega no início de setembro, foi programada para coincidir com a Cimeira das Nações Unidas sobre Biodiversidade na próxima semana, onde “a proteção marinha deve estar na frente e no centro de qualquer discussão sobre a proteção da biodiversidade”, disse a Greenpeace, em comunicado.

O dia 25 de setembro foi declarado um dia de ação climática global por Fridays for Future, um movimento de greve global que começou em agosto de 2018, quando Greta Thunberg, então com 15 anos, lançou o seu protesto climático.

Em comunicado, Craig disse: “Estou aqui porque quero ver por mim mesma o que está em jogo enquanto este protetor crucial do planeta, o Oceano Ártico, derrete a uma velocidade assustadora. Futuros ativistas de todo o mundo estão a levantar-se para pedir uma ação urgente contra o colapso do clima”.

“Estou aqui para exigir que os nossos líderes se reúnam e criem santuários oceânicos para proteger este lugar essencial, mas frágil, e pelo menos 30% dos nossos oceanos. Ainda há tempo de mudar as coisas em direção a energias e estilos de vida mais sustentáveis, e o o momento deve ser agora“, afirmou.

À CNN, Craig disse que a viagem foi uma “experiência única na vida” – em mais de uma forma. “Parece uma experiência única na vida, não só porque foi uma viagem incrível, mas também porque estou hiperconsciente de que o Ártico está a desaparecer. Eu sou uma ativista do clima há anos, mas agora realmente percebi o quão urgente é essa questão. Olhando para fora do navio, era tão fácil imaginar tudo lentamente a derreter e a desaparecer nas próximas duas décadas.”

No início desta semana, cientistas do National Snow and Ice Data Center (NSIDC) da University of Colorado Boulder disseram que o gelo do mar Ártico atingiu a sua extensão mínima durante o ano, encolhendo para o a segunda menor extensão desde que os registos começaram em 1978.

Craig, que acabou de terminar o ensino secundário, vai fazer um ano sabático antes de estudar política e relações internacionais na universidade no próximo ano.

De acordo com o Greenpeace, Craig é uma em milhões de jovens ativistas e defensores do clima que exigem ação e responsabilidade dos líderes globais no “combate à mercantilização da natureza para o lucro”.

“Fico muito zangada quando políticos e líderes mundiais não agem sobre a mudança climática – não é o futuro deles que está a desaparecer pelo ralo. Este movimento de jovens tem sido tão emocionante para mim. Tem potencial para ser revolucionário porque protestos e greves como este estão finalmente a dar voz aos jovens. As pessoas estão finalmente a sentar-se a ouvir-nos sobre como nos sentimos sobre o nosso futuro”, disse Craig.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os dentes das formigas-cortadeiras são tão resistentes como facas

Um novo estudo indica que as formigas-cortadeiras têm uma teia de átomos de zinco entrelaçados na estrutura biológica das mandíbulas, o que lhes dá a durabilidade de um conjunto de facas de aço inoxidável. De acordo …

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …

Cientistas imprimiram, pela primeira vez, células cerebrais vivas em 3D

Uma equipa de cientistas usou uma nova técnica laser e conseguiu imprimir em 3D células cerebrais vivas. A maioria dos neurónios sobreviveram durante mais de dois dias após terem sido impressos em 3D, o que significa …

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …