Região do Ártico estabelece novo recorde. Registados 21,7 graus no arquipélago dos ursos polares

Gerard Van der Leun / Flickr

O arquipélago norueguês de Svalbard, no Ártico, registou, no sábado, temperaturas acima de 20ºC, a mais quente dos últimos 40 anos e quase igual ao recorde absoluto, de acordo com o Instituto Meteorológico da Noruega.

Com um pico de 21,2ºC, na tarde de sábado, Svalbard, um território norueguês, banhado pelo oceano Glacial Ártico, experimentou o segundo dia mais quente desde que há registos meteorológicos.

Porém, de acordo com o Diário de Notícias, no final da tarde, por volta das 18h locais, registou 21,7ºC, estabelecendo um novo recorde de todos os tempos.

O recorde da mais alta temperatura no arquipélago anterior foi conseguido em 16 de julho de 1979, quando os termómetros atingiram 21,3ºC.

O pico de calor deve manter-se até segunda-feira, muito acima das médias sazonais de julho, o mês mais quente do Ártico, que se situam entre os 5 e os 8ºC.

O verão de 2020 na região tem sido marcado por episódios de calor elevado, com a região russa do Ártico a atingir 5ºC acima do normal, tendo os termómetros chegado aos 38 graus, no início de julho.

De acordo com um recente relatório oficial norueguês “Clima em Svalbard 2100”, a temperatura média em Svalbard para o período 2070-2100 deve aumentar entre 7 e 10ºC em comparação com o período 1970-2000.

O aquecimento global no Ártico está a acontecer duas vezes mais depressa do que no resto do planeta. A mudança já é visível, segundo o relatório, que revela que “de 1971 a 2017, foi observado um aquecimento de 3 a 5ºC, os maiores aumentos no inverno”.

O grupo de ilhas, com Spitzbergen à cabeça, a única ilha habitada no arquipélago do norte da Noruega, situa-se a mil quilómetros do Pólo Norte. Conhecida pelos seus ursos polares, Svalbard abriga uma mina de carvão, a energia que emite mais gases de efeito estufa, e uma “Arca de Noé vegetal”, inaugurada em 2008 para proteger as plantas das mudanças climáticas.

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, alertou, na semana passada, que a a maioria das populações de ursos polares desaparecerá até ao final do século se o aquecimento global continuar ao ritmo atual.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Três camisolas e uma vitória histórica. Tadej Pogacar é o vencedor do Tour

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu a 107.ª Volta a França, ao cortar a meta, nos Campos Elísios, integrado no pelotão, no final da 21.ª e última etapa conquistada pelo irlandês Sam Bennett …

Afinal, os vikings não eram loiros nem tinham olhos azuis (e também não eram da Escandinávia)

Um estudo revelou que os Vikings afinal não eram loiros nem provenientes da Escandinávia. O estudo, realizado através da análise de ADN, conclui ainda que indivíduos que não eram vikings foram enterrados como tal. Normalmente, a …

Emmys 2020: "Succession" é a série do ano, "Schitt’s Creek" e "Watchmen" em destaque

A segunda temporada de “Succession”, da HBO, venceu esta madrugada o prémio de Melhor Série Dramática na 72.ª cerimónia dos prémios Emmy, que decorreu em Los Angeles, EUA, sem público por causa da pandemia. Centrada em …

Aulas do 1.º ciclo em escola de Lisboa suspensas. Escola em Viseu fecha portas

As aulas do 1.º ciclo na escola pública das Laranjeiras, em Lisboa, foram suspensas, devido à falta de funcionários em número suficiente, já que um destes testou positivo para a covid-19. De acordo com o Agrupamento …

PCP de "espírito aberto" para conversações sobre OE, mas recusa "chantagens"

O PCP encara as conversações sobre o Orçamento do Estado de 2021 com “espírito aberto”, sem “linhas vermelhas ou azuis”, mas recusa “chantagens” e “pressões” do primeiro-ministro, disse este domingo o secretário-geral dos comunistas. Numa conferência …

Os dinossauros conquistaram o mundo após uma extinção em massa na Terra

Uma equipa internacional de cientistas identificou um evento anteriormente desconhecido de extinção massiva da vida na Terra que ocorreu há 223 milhões de anos e desencadeou a conquista do mundo pelos dinossauros. O estudo liderado por …

FinCEN Files. Isabel dos Santos e marido envolvidos em investigação aos maiores bancos mundiais

Isabel dos Santos e Sindika Dokolo estão entre os clientes confidenciais de bancos que foram reportados às autoridades norte-americanas, segundo uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ). A empresária angolana Isabel dos Santos …

Alojamento local, hotéis e pousadas. Governo anuncia mais 4.500 camas para universitários

Acordos com hotéis e alojamentos locais vão reforçar a oferta de alojamento estudantil depois de uma perda de 15% dos lugares em residências. Hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local vão disponibilizar “mais 4.500 …

As girafas são tão altas que podem funcionar como um pára-raios fatal

A ideia de que a girafa pode funcionar como um pára-raios não é nova e já se sabe que estes animais já foram mortos por relâmpagos. Porém, agora, cientistas descreveram as circunstâncias em detalhe pela …

A Antártida está em perigo. "Glaciar do juízo final" está a derreter a um ritmo alarmante

Novas estudos deixam um alerta: A Antártica está a correr sérios perigos de desaparecer. Os cientistas já apelidaram o Thwaites - um glaciar do tamanho da Grã-Bretanha localizado no oeste do continente -  de "glaciar …