A pensar nas gerações futuras, o GitHub guardou todo o seu software de código aberto num “Cofre do Apocalipse”

A plataforma de hospedagem de código GitHub guardou todo o seu arquivo de software de código aberto num “Cofre do Apocalipse”, no Ártico, para que as gerações futuras possam aceder-lhe, mesmo que a civilização entre em colapso nos próximos 1.000 anos.

Num isolado arquipélago ártico, o Svalbard Global Seed Vault – também conhecido como o “Cofre do Apocalipse” da Noruega – guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, projetado para ser o maior repositório mundial de sementes.

Porém, o Svalbard guarda mais do que apenas sementes. Na mesma montanha, uma mina de carvão abandonada é agora um esconderijo vital, o Arctic World Archive, e preserva os dados do mundo de hoje para um amanhã incerto.

O Arctic World Archive foi inaugurado em 27 de março de 2017. Lá, estão guardados os registos do Vaticano, filmes e uma vasta gama outros arquivos digitais.

A instalação acabou de receber uma nova contribuição. O GitHub, muitas vezes considerado o maior host de código-fonte aberto do mundo, transportou com êxito todos os seus repositórios de códigos públicos ativos para o Arctic World Archive.

“A nossa missão é preservar o software de código aberto para as gerações futuras, armazenando o seu código num arquivo construído para durar mil anos”, explicou a diretora de programas estratégicos do GitHub Julia Metcalf, em comunicado.

O projeto, anunciado pela primeira vez no ano passado, já viu uma remessa chegar ao Svalbard no final de 2019, com um depósito de seis mil dos repositórios mais significativos de código-fonte aberto da plataforma.

A nova remessa, minuciosamente gerida durante as paralisações e encerramentos de fronteiras devido à pandemia de covid-19, vai mais longe, preservando 21 terabytes de dados, gravados em 186 rolos de um filme digital de arquivo chamado piqlFilm.

O filme, composto de halogenetos de prata sobre poliéster, parece uma impressão miniaturizada de códigos QR. Porém, cada frame está apertado em cerca de 8,8 milhões de pixels microscópicos, e cada rolo é executado por quase um quilómetro.

Os dados, projetados para durar 500 anos, com simulações a sugerir que durarão duas vezes mais – está agora armazenada a 250 metros de profundidade, num contentor com paredes de aço dentro de uma câmara selada no Arctic World Archive.

“É fácil imaginar um futuro no qual o software de hoje é visto como uma irrelevância singular e há muito esquecida, até que surja uma necessidade inesperada“, lê-se no site do GitHub Archive. “Como qualquer backup, o GitHub Archive Program também se destina a futuros imprevisíveis atualmente”.

Nesses futuros imprevisíveis, é difícil saber exatamente o que os futuros humanos farão com o conteúdo codificado do arquivo ou como poderão aceder-lhe ou usá-lo.

Por esse motivo, o cofre também conterá um rolo separado, legível por humanos, chamado “Árvore Tecnológica”, que explica a história técnica e o contexto cultural do conteúdo do arquivo. A Árvore Tecnológica mostrará aos futuros seres humanos o mundo do código-fonte aberto do século XXI.

“Também incluirá trabalhos que explicam as várias camadas de fundações técnicas que tornam possível o software: microprocessadores, redes, eletrónica, semicondutores e até tecnologias pré-industriais”, explicou Metcalf. “Isso permitirá que os herdeiros do arquivo compreendam melhor o mundo de hoje e as suas tecnologias e pode até ajudá-los a recriar computadores para usar o software arquivado”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …