A pensar nas gerações futuras, o GitHub guardou todo o seu software de código aberto num “Cofre do Apocalipse”

A plataforma de hospedagem de código GitHub guardou todo o seu arquivo de software de código aberto num “Cofre do Apocalipse”, no Ártico, para que as gerações futuras possam aceder-lhe, mesmo que a civilização entre em colapso nos próximos 1.000 anos.

Num isolado arquipélago ártico, o Svalbard Global Seed Vault – também conhecido como o “Cofre do Apocalipse” da Noruega – guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, projetado para ser o maior repositório mundial de sementes.

Porém, o Svalbard guarda mais do que apenas sementes. Na mesma montanha, uma mina de carvão abandonada é agora um esconderijo vital, o Arctic World Archive, e preserva os dados do mundo de hoje para um amanhã incerto.

O Arctic World Archive foi inaugurado em 27 de março de 2017. Lá, estão guardados os registos do Vaticano, filmes e uma vasta gama outros arquivos digitais.

A instalação acabou de receber uma nova contribuição. O GitHub, muitas vezes considerado o maior host de código-fonte aberto do mundo, transportou com êxito todos os seus repositórios de códigos públicos ativos para o Arctic World Archive.

“A nossa missão é preservar o software de código aberto para as gerações futuras, armazenando o seu código num arquivo construído para durar mil anos”, explicou a diretora de programas estratégicos do GitHub Julia Metcalf, em comunicado.

O projeto, anunciado pela primeira vez no ano passado, já viu uma remessa chegar ao Svalbard no final de 2019, com um depósito de seis mil dos repositórios mais significativos de código-fonte aberto da plataforma.

A nova remessa, minuciosamente gerida durante as paralisações e encerramentos de fronteiras devido à pandemia de covid-19, vai mais longe, preservando 21 terabytes de dados, gravados em 186 rolos de um filme digital de arquivo chamado piqlFilm.

O filme, composto de halogenetos de prata sobre poliéster, parece uma impressão miniaturizada de códigos QR. Porém, cada frame está apertado em cerca de 8,8 milhões de pixels microscópicos, e cada rolo é executado por quase um quilómetro.

Os dados, projetados para durar 500 anos, com simulações a sugerir que durarão duas vezes mais – está agora armazenada a 250 metros de profundidade, num contentor com paredes de aço dentro de uma câmara selada no Arctic World Archive.

“É fácil imaginar um futuro no qual o software de hoje é visto como uma irrelevância singular e há muito esquecida, até que surja uma necessidade inesperada“, lê-se no site do GitHub Archive. “Como qualquer backup, o GitHub Archive Program também se destina a futuros imprevisíveis atualmente”.

Nesses futuros imprevisíveis, é difícil saber exatamente o que os futuros humanos farão com o conteúdo codificado do arquivo ou como poderão aceder-lhe ou usá-lo.

Por esse motivo, o cofre também conterá um rolo separado, legível por humanos, chamado “Árvore Tecnológica”, que explica a história técnica e o contexto cultural do conteúdo do arquivo. A Árvore Tecnológica mostrará aos futuros seres humanos o mundo do código-fonte aberto do século XXI.

“Também incluirá trabalhos que explicam as várias camadas de fundações técnicas que tornam possível o software: microprocessadores, redes, eletrónica, semicondutores e até tecnologias pré-industriais”, explicou Metcalf. “Isso permitirá que os herdeiros do arquivo compreendam melhor o mundo de hoje e as suas tecnologias e pode até ajudá-los a recriar computadores para usar o software arquivado”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …