Grémio excluído da Taça do Brasil por caso de racismo

guilhermesacco / Instagram

Patrícia Moreira, a adepta do Grémio apanhada em flagrante pelas câmaras: ma-ca-co.

Patrícia Moreira, a adepta do Grémio apanhada em flagrante pelas câmaras: ma-ca-co.

O Grémio de Porto Alegre foi excluído esta quarta-feira da Taça do Brasil de futebol deste ano devido a insultos racistas ditos por adeptos contra o guarda-redes do Santos, durante um jogo realizado a 28 de agosto.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva decidiu ontem por unanimidade expulsar a equipa treinada por Luiz Felipe Scolari da competição, após depoimentos da defesa do clube e da acusação.

O Grémio, que pode recorrer, foi multado em 50 mil reais (17 mil euros) e os adeptos identificados serão proibidos de assistir a partidas da equipa em estádios durante 720 dias, ou seja, quase dois anos. O árbitro e os auxiliares também foram multados e suspensos por não terem relatado o sucedido no relatório.

Esta é a primeira vez que um clube brasileiro é expulso de uma competição devido a racismo, o que acontece pelo facto de a Taça do Brasil ser uma prova de eliminação.

Num torneio por pontos, como o campeonato, o clube seria penalizado com perda de pontos.

Os insultos racistas foram proferidos por adeptos do Grémio no estádio da equipa, em Porto Alegre, no último dia 28.

O guarda-redes Aranha disse ter sido chamado de “macaco“, ofensa que foi captada por canais de televisão.

Apesar de o Brasil ter uma população de negros e mestiços que representa mais da metade dos habitantes, segundo o censo mais recente, e de serem comuns as campanhas antirracismo no futebol, feitas inclusive durante o Mundial, episódios de discriminação ainda ocorrem nos estádios.

No Rio Grande do Sul, Estado com mais de 80% da população autodeclarada branca e com uma maioria de origem europeia, houve pelo menos outros três casos de racismo no futebol neste ano, sendo um deles cometido pelos adeptos do Grémio contra um defesa do Internacional.

ZAP / Futebol 365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …