Insultos racistas dão jogo interrompido e adepta despedida

Patrícia Moreira / Instagram

Circulou na internet uma foto de Patrícia Moreira com um macaco de peluche vestido com a camisola do guarda-redes Aranha

Circulou na internet uma foto de Patrícia Moreira com um macaco de peluche vestido com a camisola do guarda-redes Aranha

O guarda-redes Aranha, do Santos, sofreu esta quinta-feira insultos racistas, em partida da Taça do Brasil contra o Grêmio, treinado por Luiz Felipe Scolari. Uma adepta, filmada a proferir os insultos, perdeu o emprego.

Aranha afirma ter sido chamado de “macaco” e “preto fedido”, ofensas que foram captadas pelas câmaras de televisão instaladas no estádio do Grémio de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, para filmar o jogo com o Santos.

Revoltado com os insultos recebidos, o guarda-redes chegou a interromper o jogo,

O episódio gerou reacções imediatas na internet e despoletou uma verdadeira caçada dos internautas à procura, nas redes sociais, de uma adepta do Grémio de Porto Alegre que foi apanhada em flagrante por uma das câmaras da ESPN a chamar “macaco” ao guarda-redes.

Apesar de a adepta ter rapidamente apagado os seus perfis no Facebook e Instagram, foi mesmo identificada como sendo Patrícia Moreira.

Segundo a imprensa brasileira, a adepta terá já sido despedida do emprego, no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar de Porto Alegre.

A decisão de afastar Patrícia Moreira terá partido da própria direcção do centro médico.

Não terá ajudado ao seu caso uma foto que circulou na internet, na qual a adepta leva para o jogo um macaco de peluche vestido com a camisola do guarda-redes.

Tanto o Santos, ex-equipa de Neymar e de Pelé, como o Grémio divulgaram notas de repúdio contra os actos de racismo.

A equipa de Luiz Felipe Scolari poderá mesmo ser punida com multa e desclassificação na prova.

Em episódios recentes, alguns futebolistas brasileiros foram alvo de racismo na Europa.

O caso mais mediático ocorreu em Espanha, onde um adepto atirou uma banana ao defesa Daniel Alves, do Barcelona.

Apesar de o Brasil ter uma população de negros e mestiços que representa mais da metade dos habitantes, segundo o censo mais recente, e de serem comuns as campanhas anti-racismo no futebol, feitas inclusive durante o Mundial, episódios de discriminação ainda ocorrem nos estádios.

No Rio Grande do Sul, Estado com mais de 80% da população auto-declarada branca, houve pelo menos outros três casos de racismo no futebol neste ano, sendo um deles cometido pelos adeptos do Grêmio contra um defesa do Internacional.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …