Insultos racistas dão jogo interrompido e adepta despedida

Patrícia Moreira / Instagram

Circulou na internet uma foto de Patrícia Moreira com um macaco de peluche vestido com a camisola do guarda-redes Aranha

Circulou na internet uma foto de Patrícia Moreira com um macaco de peluche vestido com a camisola do guarda-redes Aranha

O guarda-redes Aranha, do Santos, sofreu esta quinta-feira insultos racistas, em partida da Taça do Brasil contra o Grêmio, treinado por Luiz Felipe Scolari. Uma adepta, filmada a proferir os insultos, perdeu o emprego.

Aranha afirma ter sido chamado de “macaco” e “preto fedido”, ofensas que foram captadas pelas câmaras de televisão instaladas no estádio do Grémio de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, para filmar o jogo com o Santos.

Revoltado com os insultos recebidos, o guarda-redes chegou a interromper o jogo,

O episódio gerou reacções imediatas na internet e despoletou uma verdadeira caçada dos internautas à procura, nas redes sociais, de uma adepta do Grémio de Porto Alegre que foi apanhada em flagrante por uma das câmaras da ESPN a chamar “macaco” ao guarda-redes.

Apesar de a adepta ter rapidamente apagado os seus perfis no Facebook e Instagram, foi mesmo identificada como sendo Patrícia Moreira.

Segundo a imprensa brasileira, a adepta terá já sido despedida do emprego, no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar de Porto Alegre.

A decisão de afastar Patrícia Moreira terá partido da própria direcção do centro médico.

Não terá ajudado ao seu caso uma foto que circulou na internet, na qual a adepta leva para o jogo um macaco de peluche vestido com a camisola do guarda-redes.

Tanto o Santos, ex-equipa de Neymar e de Pelé, como o Grémio divulgaram notas de repúdio contra os actos de racismo.

A equipa de Luiz Felipe Scolari poderá mesmo ser punida com multa e desclassificação na prova.

Em episódios recentes, alguns futebolistas brasileiros foram alvo de racismo na Europa.

O caso mais mediático ocorreu em Espanha, onde um adepto atirou uma banana ao defesa Daniel Alves, do Barcelona.

Apesar de o Brasil ter uma população de negros e mestiços que representa mais da metade dos habitantes, segundo o censo mais recente, e de serem comuns as campanhas anti-racismo no futebol, feitas inclusive durante o Mundial, episódios de discriminação ainda ocorrem nos estádios.

No Rio Grande do Sul, Estado com mais de 80% da população auto-declarada branca, houve pelo menos outros três casos de racismo no futebol neste ano, sendo um deles cometido pelos adeptos do Grêmio contra um defesa do Internacional.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Antissemitismo. Jeremy Corbyn suspenso do Partido Trabalhista

O Partido Trabalhista suspendeu hoje o seu antigo líder Jeremy Corbyn na sequência de um relatório que condenou a principal força da oposição no Reino Unido por "atos ilegais de assédio e discriminação" antissemita. Reagindo ao …

Portugal volta a bater recorde de infeções: mais 4.224 casos nas últimas 24 horas

Portugal voltou a bater o recorde de infeções diárias esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.224 casos positivos em todo o país. Dia após dia, Portugal continua a bater recordes de infeções diárias. Nas …

Depois do novo confinamento, França estende uso obrigatório de máscara nas escolas às crianças de 6 anos

O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo …

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …