Glenn Greenwald deixa Intercept e acusa editores de “censura”. Foi proibido de publicar texto sobre Biden

gageskidmore / Flickr

Glenn Greenwald

O cofundador do site de investigação The Intercept, Glenn Greenwald, anunciou a sua demissão e acusou os restantes editores de “censura” por terem impedido a publicação de um artigo seu sobre o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden.

Glenn Greenwald escreveu uma publicação na plataforma digital Substack esta quinta-feira, onde revelou que ia deixar o The Intercept, site de notícias que ajudou a criar, depois do seu trabalho ser censurado. O jornalista explicou que os restantes editores o impediram de publicar um artigo sobre Joe Biden, a menos que removesse as partes em que criticava o candidato presidencial democrata.

De acordo com o The New York Times, o jornalista acusa a direção do site de violar a sua “liberdade editorial” por se recusar a publicar o artigo a menos que Greenwald removesse “todas as secções que criticavam o candidato presidencial democrata Joe Biden, o candidato veementemente apoiado pelos editores do Intercept de Nova Iorque”.

Greenwald partilhou mais tarde no Substack, um site de autopublicação, o rascunho mais recente do artigo, onde “levanta questões críticas sobre a conduta de Biden” e incide sobre os negócios do seu filho Hunter na China e na Ucrânia.

Greenwald ficou conhecido por publicar no The Guardian americano uma investigação sobre os mecanismos de espionagem ilegal levados a cabo pela Agência de Segurança Nacional, expostos por Edward Snowden, pelo qual foi premiado com o Prémio Pullitzer.

Em 2013, fundou o The Intercept, órgão de comunicação com a missão de “escrutinar os poderosos através de um jornalismo destemido e contraditório”.

No entanto, “as mesmas tendências de repressão, censura e homogeneidade ideológica que afligem a imprensa nacional de uma forma geral engoliram o órgão de comunicação que co-fundei, culminando na censura dos meus próprios artigos”, escreveu Greenwald.

Durante uma aparição no podcast de Joe Rogan na quarta-feira – um dia antes de anunciar a sua saída do The Intercept – Greenwald disse: “Acho que nunca fiquei tão enojado com os meus colegas de profissão como nas últimas três semanas por causa desta história.”

“Estão todos desesperados para que Trump perca as eleições, essa é a realidade. Todos querem que Biden ganhe, então não querem partilhar nenhuma informação nem histórias que possam ajudar Biden a perder”, acrescentou.

As críticas de Greenwald são apontadas ao quadro editorial do The Intercept dos EUA, e não à edição brasileira, país onde o jornalista vive há vários anos.

A publicação nega, no entanto, ter censurado o jornalista e acusa-o de “distorções e imprecisões”, garantindo que irá apresentar a sua versão. “Por agora, é importante deixar claro que o nosso objetivo em editar o seu trabalho era assegurar que seria rigoroso e justo”, afirma o site.

O artigo de Greenwald era uma tentativa de “reciclar as acusações duvidosas de uma campanha política – a de Trump – e branqueá-las como jornalismo”, rematam.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Governo brasileiro deixou de aplicar grande parte das verbas públicas para combater covid-19

O Governo brasileiro deixou de executar grande parte das verbas públicas disponibilizadas para programas destinados a conter os efeitos da pandemia da covid-19, estando em causa vários milhões de reais. Segundo revelou o Folha de São …

Meghan Markle revela que passou por aborto espontâneo. "Perder um filho é uma dor quase insuportável"

Meghan Markle revelou que teve um aborto espontâneo em julho, contando a sua experiência traumática na esperança de ajudar outras pessoas. A Duquesa de Sussex descreveu o aborto num artigo de opinião publicado hoje no jornal …

FC Porto e Sporting com duelos de "primeira" na Taça, Benfica à espera

O sorteio realizado, esta quarta-feira, deu a conhecer os adversários do FC Porto e do Sporting na quarta eliminatória da Taça de Portugal. Benfica ainda aguarda o resultado da partida entre Vilafranquense e Sanjoanense. O FC …

Von der Leyen lembra Hungria e Polónia que milhões de europeus estão à espera

A presidente da Comissão Europeia deplorou, esta quarta-feira, o impasse na aprovação do Orçamento Plurianual e do Fundo de Recuperação, apontando que os líderes devem uma resposta urgente a milhões de cidadãos europeus angustiados, incluindo …

Lista da Bloomberg ordena os 50 países que respondem melhor à pandemia. Portugal fora dos 30 primeiros

O Ranking da Bloomberg avalia dez critérios que dizem respeito à forma como os países dominaram a pandemia. Portugal aparece sensivelmente a meio, melhor no acesso à saúde, pior no fator económico. A Bloomberg, grupo de …

Altice Portugal corta relações institucionais com a Anacom

A Altice Portugal anunciou, esta quarta-feira, que decidiu suspender "qualquer relacionamento institucional" com a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom). "No atual contexto, em que toda a economia nacional e seus agentes se sentem já esclarecidos e …

Ana Gomes espera que Marcelo pare de alimentar "tabu" sobre uma recandidatura

A candidata presidencial Ana Gomes disse nesta quarta-feira esperar que o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não continue a alimentar o "tabu" sobre uma recandidatura, "até para não se valer do cargo" …

Bloco de Esquerda vai votar contra o Orçamento do Estado

O Bloco de Esquerda vai votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que vai ser votada, na Assembleia da República, esta quinta-feira. De acordo com o jornal Público, a decisão ainda vai …

Agência europeia de aviação prepara-se para autorizar regresso do Boeing 737 MAX

A Agência Europeia para Segurança da Aviação (EASA) manifestou hoje intenção de aprovar o regresso da aeronave Boeing 737 MAX aos céus da União Europeia (UE), mas apenas se forem cumpridos requisitos técnicos e de …

Xi Jinping dá os parabéns a Joe Biden pela vitória nas eleições

O Presidente chinês deu os parabéns pela vitória ao Presidente eleito dos Estados Unidos, esta quarta-feira, expressando esperança num espírito de cooperação entre os dois países, para que todos fiquem a ganhar. A China foi uma …