Glenn Greenwald deixa Intercept e acusa editores de “censura”. Foi proibido de publicar texto sobre Biden

gageskidmore / Flickr

Glenn Greenwald

O cofundador do site de investigação The Intercept, Glenn Greenwald, anunciou a sua demissão e acusou os restantes editores de “censura” por terem impedido a publicação de um artigo seu sobre o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden.

Glenn Greenwald escreveu uma publicação na plataforma digital Substack esta quinta-feira, onde revelou que ia deixar o The Intercept, site de notícias que ajudou a criar, depois do seu trabalho ser censurado. O jornalista explicou que os restantes editores o impediram de publicar um artigo sobre Joe Biden, a menos que removesse as partes em que criticava o candidato presidencial democrata.

De acordo com o The New York Times, o jornalista acusa a direção do site de violar a sua “liberdade editorial” por se recusar a publicar o artigo a menos que Greenwald removesse “todas as secções que criticavam o candidato presidencial democrata Joe Biden, o candidato veementemente apoiado pelos editores do Intercept de Nova Iorque”.

Greenwald partilhou mais tarde no Substack, um site de autopublicação, o rascunho mais recente do artigo, onde “levanta questões críticas sobre a conduta de Biden” e incide sobre os negócios do seu filho Hunter na China e na Ucrânia.

Greenwald ficou conhecido por publicar no The Guardian americano uma investigação sobre os mecanismos de espionagem ilegal levados a cabo pela Agência de Segurança Nacional, expostos por Edward Snowden, pelo qual foi premiado com o Prémio Pullitzer.

Em 2013, fundou o The Intercept, órgão de comunicação com a missão de “escrutinar os poderosos através de um jornalismo destemido e contraditório”.

No entanto, “as mesmas tendências de repressão, censura e homogeneidade ideológica que afligem a imprensa nacional de uma forma geral engoliram o órgão de comunicação que co-fundei, culminando na censura dos meus próprios artigos”, escreveu Greenwald.

Durante uma aparição no podcast de Joe Rogan na quarta-feira – um dia antes de anunciar a sua saída do The Intercept – Greenwald disse: “Acho que nunca fiquei tão enojado com os meus colegas de profissão como nas últimas três semanas por causa desta história.”

“Estão todos desesperados para que Trump perca as eleições, essa é a realidade. Todos querem que Biden ganhe, então não querem partilhar nenhuma informação nem histórias que possam ajudar Biden a perder”, acrescentou.

As críticas de Greenwald são apontadas ao quadro editorial do The Intercept dos EUA, e não à edição brasileira, país onde o jornalista vive há vários anos.

A publicação nega, no entanto, ter censurado o jornalista e acusa-o de “distorções e imprecisões”, garantindo que irá apresentar a sua versão. “Por agora, é importante deixar claro que o nosso objetivo em editar o seu trabalho era assegurar que seria rigoroso e justo”, afirma o site.

O artigo de Greenwald era uma tentativa de “reciclar as acusações duvidosas de uma campanha política – a de Trump – e branqueá-las como jornalismo”, rematam.

  ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …