Glenn Greenwald deixa Intercept e acusa editores de “censura”. Foi proibido de publicar texto sobre Biden

gageskidmore / Flickr

Glenn Greenwald

O cofundador do site de investigação The Intercept, Glenn Greenwald, anunciou a sua demissão e acusou os restantes editores de “censura” por terem impedido a publicação de um artigo seu sobre o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden.

Glenn Greenwald escreveu uma publicação na plataforma digital Substack esta quinta-feira, onde revelou que ia deixar o The Intercept, site de notícias que ajudou a criar, depois do seu trabalho ser censurado. O jornalista explicou que os restantes editores o impediram de publicar um artigo sobre Joe Biden, a menos que removesse as partes em que criticava o candidato presidencial democrata.

De acordo com o The New York Times, o jornalista acusa a direção do site de violar a sua “liberdade editorial” por se recusar a publicar o artigo a menos que Greenwald removesse “todas as secções que criticavam o candidato presidencial democrata Joe Biden, o candidato veementemente apoiado pelos editores do Intercept de Nova Iorque”.

Greenwald partilhou mais tarde no Substack, um site de autopublicação, o rascunho mais recente do artigo, onde “levanta questões críticas sobre a conduta de Biden” e incide sobre os negócios do seu filho Hunter na China e na Ucrânia.

Greenwald ficou conhecido por publicar no The Guardian americano uma investigação sobre os mecanismos de espionagem ilegal levados a cabo pela Agência de Segurança Nacional, expostos por Edward Snowden, pelo qual foi premiado com o Prémio Pullitzer.

Em 2013, fundou o The Intercept, órgão de comunicação com a missão de “escrutinar os poderosos através de um jornalismo destemido e contraditório”.

No entanto, “as mesmas tendências de repressão, censura e homogeneidade ideológica que afligem a imprensa nacional de uma forma geral engoliram o órgão de comunicação que co-fundei, culminando na censura dos meus próprios artigos”, escreveu Greenwald.

Durante uma aparição no podcast de Joe Rogan na quarta-feira – um dia antes de anunciar a sua saída do The Intercept – Greenwald disse: “Acho que nunca fiquei tão enojado com os meus colegas de profissão como nas últimas três semanas por causa desta história.”

“Estão todos desesperados para que Trump perca as eleições, essa é a realidade. Todos querem que Biden ganhe, então não querem partilhar nenhuma informação nem histórias que possam ajudar Biden a perder”, acrescentou.

As críticas de Greenwald são apontadas ao quadro editorial do The Intercept dos EUA, e não à edição brasileira, país onde o jornalista vive há vários anos.

A publicação nega, no entanto, ter censurado o jornalista e acusa-o de “distorções e imprecisões”, garantindo que irá apresentar a sua versão. “Por agora, é importante deixar claro que o nosso objetivo em editar o seu trabalho era assegurar que seria rigoroso e justo”, afirma o site.

O artigo de Greenwald era uma tentativa de “reciclar as acusações duvidosas de uma campanha política – a de Trump – e branqueá-las como jornalismo”, rematam.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento "mora" em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção. Edificado em meados de 125 a.C sob a …

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais. Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que …

The Climate Store. Os preços desta loja sueca variam conforme a pegada ecológica

Os rótulos dos alimentos já indicam o quão bom ou mau um produto é para a nossa saúde, mas e o planeta? Um número crescente de marcas está agora a rotular os seus produtos para …

A cidade-irmã mais famosa de Petra abre finalmente ao público. "Esconde" túmulos amaldiçoados

A cidade de Hegra, localizada nos desertos a norte de Al Ula, no noroeste da Arábia Saudita, vai pela primeira vez abrir ao público, podendo os visitantes explorar agora este local antigo sem quaisquer restrições. …

Falha no Microsoft Excel pode ter levado a mais de 1.500 mortes no Reino Unido

Um erro no Microsoft Excel que eliminou quase 16 mil casos de covid-19 das estatísticas do Reino Unido pode ter levado a mais de 1.500 mortes evitáveis, de acordo com um artigo da Warwick University. Os …

Pessoas com bons hábitos de sono têm menor risco de insuficiência cardíaca

Os padrões de sono saudáveis ​​incluem acordar de manhã cedo, dormir 7 a 8 horas por noite e não ter insónias ou sonolência diurna excessiva. Esta pode ser a receita secreta para evitar insuficiência cardíaca, …

Marcelo quer regras do Natal na próxima semana. E lembra que não há lugar para uma crise política

O Presidente da República defendeu, esta sexta-feira, que as medidas para o fim-de-semana do Natal devem ser conhecidas já na próxima semana. E congratulou-se com o facto de já haver um Orçamento aprovado. Em resposta às questões …

Jogos de guerra ajudaram exércitos a vencer guerras. É uma tradição secular

Alguns jogos de guerra foram utilizados por vários exércitos internacionais para simular conflitos e treinar militares para guerras reais, contou à revista Vice Antoine Bourguilleau, que escreveu recentemente um livro sobre o fenómeno. Estes jogos …

Código da Estrada alterado. Uso do telemóvel ao volante com multas mais pesadas

O uso do telemóvel durante a condução vai passar a ter uma coima entre os 250 e os 1250 euros, segundo as alterações ao Código da Estrada aprovadas, esta sexta-feira, em Conselho de Ministros. "O Conselho …