Grécia põe zepelim a vigiar barcos vindos da Turquia para controlar migrações

A Grécia vai vigiar, a partir desta terça-feira, a sua fronteira marítima com um zepelim, que sobrevoará a ilha de Samos para detetar migrantes que tentem chegar a território da União Europeia a partir da Turquia.

Segundo noticiou o Expresso, citando a agência Lusa, a medida constitui um projeto piloto realizado em conjunto com a Agência Europeia de Fronteiras (Frontex) e visa fortalecer a proteção das fronteiras externas da União Europeia (UE). O projeto prevê que o zepelim percorra toda a zona, durante 28 dias seguidos e 24 horas por dia.

“O zepelim observará uma grande área, o que permitirá descobrir navios que tentem chegar à Grécia a partir da Turquia e informar as autoridades turcas”, explicou o ministro grego da Migração, Yorgos Kumutsakos, em comunicado à televisão privada grega ANT1.

Segundo o ministro, “tudo será feito de acordo com o direito internacional”, mas algumas organizações não governamentais (ONG) acusam os guardas costeiros da Grécia e da Turquia de bloquearem a passagem a alguns navios que já teriam chegado a águas europeias, detendo os migrantes e devolvendo-os à Turquia.

Uma das últimas denúncias foi feita pela Aegean Boat Report, que, há uma semana, publicou um vídeo no qual alegadamente se vê guardas costeiros dos dois países a entregar um grupo de migrantes às autoridades turcas.

Esta é a primeira vez que um Estado-membro da UE usa um zepelim para este fim, embora a medida não seja novidade na Grécia, já que este país usou o método durante os Jogos Olímpicos de 2004 para vigiar Atenas.

Um zepelim é uma aeronave que usa gás de menor densidade do que a atmosfera para se manter suspensa no ar. Foi usado sobretudo entre 1900 e 1930, tendo depois perdido popularidade devido a vários acidentes e ao desenvolvimento dos aviões.

A nave, de 35 metros de comprimento, dispõe de um radar, uma câmara de infravermelhos e um sistema de identificação automática – mecanismo que informa sobre a posição dos barcos para evitar colisões – e pode afastar-se um quilómetro da base.

O novo Governo grego, liderado pelo conservador Kyriakos Mitsotakis, já tinha anunciado, na sua chegada ao poder em início de julho, mudanças nas políticas de migração, incluindo a aceleração dos exames para dar asilo e os retornos à Turquia.

Com esta política, espera “descongestionar” as cinco ilhas do mar Egeu – Lesbos, Samos, Chios, Leros e Kos –, onde atualmente vivem mais de 16 mil requerentes de asilo, embora a capacidade dos campos onde residem seja de apenas seis mil pessoas.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Grécia está agindo de acordo em benefício de seu país. Parabéns a todos países que assim agirem, em pró da Ordem e da Paz!

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …