Grécia suspende pedidos de asilo. Migrantes e militares travam confrontos

Depois de a Turquia anunciar, na sexta-feira, a abertura das fronteiras para os refugiados sírios rumarem à Europa, milhares de migrantes e refugiados reuniram-se, no domingo, na fronteira ocidental do país para tentar entrar na Grécia por terra e por mar, o que levou a confrontos com os militares gregos.

Segundo noticiou o Observador, citando a agência Lusa, ao abrir as fronteiras com a Europa para a passagem de migrantes e refugiados, o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, adiantou que, nas horas seguintes, entre 25 mil e 30 mil pessoas poderiam tentar chegar à Grécia.

Em apenas 24 horas após a Turquia abrir as fronteiras, a polícia grega impediu quase 10 mil migrantes de as atravessar. A BBC avançou que alguns migrantes arremessaram pedras, barras de metal e botijas de gás lacrimogéneo quando foram impedidos de passar, com as autoridades gregas a responderam com gás lacrimogéneo.

Pelo menos 500 pessoas, transportadas em sete barcos, alcançaram as ilhas de Lesbos, Samos e Chios, onde os campos de refugiados estão sobrelotados.

A Grécia suspendeu novos pedidos de asilo para o próximo mês. No Twitter, o primeiro-ministro grego Kyriákos Mitsotákis invocou uma cláusula de emergência referente a um tratado da União Europeia para “garantir total apoio europeu”.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), cerca de 13 mil pessoas abandonaram a Turquia com destino à Grécia. Citado pela Euronews, o ministro da Proteção Civil da Grécia, Michalis Chrisochoidis, assegura que “milhares de pessoas estão retidas nas nossas fronteiras. Não chegaram aqui por acaso, foram expulsas pela Turquia. O nosso país vizinho está a explorá-las em benefício próprio”.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …