Grécia sobe 2 níveis no rating da Moody’s

Jose Téllez / Flickr

A agência de notação financeira Moody’s reviu em alta o rating da dívida pública da Grécia, subindo-o, em dois níveis, de Caa3 para Caa1, argumentando com diversas melhorias e assinalando uma perspetiva estável.

A Moody’s mencionou três fatores para justificar a sua decisão, o primeiro dos quais foi “a melhoria significativa” do saldo orçamental e o seu entendimento de que o governo vai permanecer empenhado com a consolidação orçamental.

Um segundo fator foi o da melhoria das perspetivas económicas gregas, que a Moody’s justificou com a recuperação conjuntural e o avanço na realização das designadas reformas estruturais.

Por fim, a agência apontou ainda a redução do peso dos juros e o aumento do prazo da dívida.

Sobre o primeiro, a Moody’s particularizou que espera o início da descida da dívida, expressa em percentagem do produto interno bruto (PIB), em 2015, depois de atingir um valor máximo de 179% do PIB em 2014, atingindo os 166% do PIB em 2018.

Incertezas

No seu comunicado, a Moody’s adiantou também que o rating incorpora “o permanente e alto nível de incerteza política” no país e admitiu “uma elevada probabilidade de eleições legislativas antecipadas no primeiro trimestre de 2015”.

A agência disse “acreditar que a perspetiva de eleições antecipadas, cujo resultado é incerto, aumenta o risco de adiamentos na realização de políticas num momento crítico do programa de ajustamento e amplifica os riscos de liquidez e financiamento associados às necessidades de curto prazo”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Herdeiros e casais têm até hoje para pedir alteração no Adicional ao IMI

Os casais e os beneficiários de heranças indivisas têm até esta terça-feira para entregar no Portal das Finanças o pedido de alteração à forma como foram tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis …

Tribunal de Contas trava medicamento "essencial" no Hospital de Guimarães

O Tribunal de Contas (TdC) recusou o visto a um contrato, no valor de 2,9 milhões de euros, celebrado pelo Hospital de Guimarães para aquisição de um medicamento considerado “essencial” para a prestação de cuidados …

Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar "na cadeira de presidente do CDS"

"À medida que as pessoas se vão eternizando nos lugares, começam a confundir o interesse público com o interesse particular". Por isso, Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar no CDS-PP. Em entrevista à TVI, …

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …