Grécia sobe 2 níveis no rating da Moody’s

Jose Téllez / Flickr

A agência de notação financeira Moody’s reviu em alta o rating da dívida pública da Grécia, subindo-o, em dois níveis, de Caa3 para Caa1, argumentando com diversas melhorias e assinalando uma perspetiva estável.

A Moody’s mencionou três fatores para justificar a sua decisão, o primeiro dos quais foi “a melhoria significativa” do saldo orçamental e o seu entendimento de que o governo vai permanecer empenhado com a consolidação orçamental.

Um segundo fator foi o da melhoria das perspetivas económicas gregas, que a Moody’s justificou com a recuperação conjuntural e o avanço na realização das designadas reformas estruturais.

Por fim, a agência apontou ainda a redução do peso dos juros e o aumento do prazo da dívida.

Sobre o primeiro, a Moody’s particularizou que espera o início da descida da dívida, expressa em percentagem do produto interno bruto (PIB), em 2015, depois de atingir um valor máximo de 179% do PIB em 2014, atingindo os 166% do PIB em 2018.

Incertezas

No seu comunicado, a Moody’s adiantou também que o rating incorpora “o permanente e alto nível de incerteza política” no país e admitiu “uma elevada probabilidade de eleições legislativas antecipadas no primeiro trimestre de 2015”.

A agência disse “acreditar que a perspetiva de eleições antecipadas, cujo resultado é incerto, aumenta o risco de adiamentos na realização de políticas num momento crítico do programa de ajustamento e amplifica os riscos de liquidez e financiamento associados às necessidades de curto prazo”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há um mapa que revela os "labirintos" de Titã, a maior lua de Saturno

O primeiro mapa que mostra a geologia global da maior lua de Saturno, Titã, foi concluído e revela completamente um mundo dinâmico de dunas, lagos, planícies, cratera e outros terrenos. Titã é o único corpo planetário …

Cabify deixa de operar em Portugal a partir de 30 de novembro

A Cabify, que estava no mercado português desde 2016, vai deixar de operar em Portugal a partir do próximo dia 30 de novembro. "Queremos partilhar consigo que o próximo dia 30 de novembro será o nosso …

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …