Grávidas e crianças até aos 10 anos não devem comer espadarte e atum, recomenda Espanha

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição publicou novas recomendações no final de outubro para o consumo de determinados tipos de pescado, nomeadamente o atum e o espadarte, tubarão ou cação e lúcio.

Em causa estão os elevados níveis de mercúrio nestas espécies, prejudiciais aos humanos quando o seu cérebro está em desenvolvimento. Assim, as mulheres que estão a tentar engravidar, que estão grávidas ou a amamentar devem mesmo evitar o consumo, assim como as crianças até aos dez anos de idade.

Entre os 10 e os 14 anos recomenda-se não mais do que 120 gramas destes peixes por mês — e procurando variar as espécies. A população em geral, pode comer entre três a quatro doses destes peixes por semana, sendo recomendável variar a espécie. Esta recomendação da AESA já existia – visando sobretudo grávidas e crianças até aos três anos -, mas foi alargada.

No caso de Espanha, o alerta foi alargado porque novos dados científicos revelaram que na população espanhola os níveis de concentração de mercúrio são mais elevados do que em outros países europeus. Nicolás Olea, professor catedrático da Faculdade de Medicina de Granada, citado pelo El País, diz que as recomendações espanholas chegam com 20 anos de atraso.

“Desde há 20 anos que há estudos que demonstram [que o mercúrio é perigoso]. A União Europeia pressionou Espanha para o fazer [alargar a recomendação]. As crianças estão a urinar mais mercúrio do que o recomendado”, explicou.

Em declarações ao semanário Expresso, Pedro Graça, diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, disse que o alerta não justifica alarmismos e deve ser contextualizado.

Em Portugal é possível fazer um mapeamento do risco através do inquérito nacional alimentar e da realização regular de análises ao pescado quer por parte da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), quer pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Pedro Graça explica que os peixes predadores apresentam maior concentração deste metal porque são maiores e vivem mais tempo. “Peixes como a sardinha ou a cavala” quase não apresentam contaminação, acrescentou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esta notícia foi amplamente mal traduzida em diversos canais de informação. Na realidade em Espanha não se desaconselhou o peixe-espada mas sim o espadarte. Isto porque em castelhano “pez espada/emperador” se refere ao espadarte. Por lá o peixe espada tem outro nome (pez sable).
    Basta procurar o documento original da Agencia Espanhola referida para o confirmar.

    Seria interessante informar a Lusa desta questão uma vez que difundiram este erro.

RESPONDER

Dono de poço onde Julen morreu condenado a um ano de prisão

O juiz do Tribunal de Instrução n.º 9 de Málaga aceitou o acordo alcançado entre os pais de Julen Roselló, o menino de dois anos que morreu depois de cair num poço, e o dono …

Caio Lucas fez escala de seis meses na Luz e deverá regressar aos Emirados

Após pouco mais de meia época no Benfica, Caio Lucas deverá agora ser emprestado ao Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos. A cedência do brasileiro vai render 1,5 milhões de euros ao Benfica. Caio Lucas chegou ao …

PGR de Angola admite emitir mandado de captura de Isabel dos Santos

No seguimento das revelações do Luanda Leaks, o procurador-geral de Angola, Hélder Pitta Grós, admite emitir um mandado de captura de Isabel dos Santos. A empresária fala de uma campanha "puramente política". O procurador-geral de Angola …

Wolves quer juntar Nélson Oliveira à armada portuguesa

O Wolves está em negociações com o AEK para a contratação do internacional português Nélson Oliveira. O jogador tem estado em destaque ao serviço do emblema helénico. O Wolverhampton está interessado na contratação do ponta-de-lança português …

Cientistas desvendaram alguns dos segredos do icónico "Ídolo de Pachacamac"

Investigadores revelaram novos detalhes sobre o Ídolo de Pachacamac, uma estátua icónica da arqueologia antiga peruana. O Ídolo de Pachacamac é uma estátua de madeira que se acredita representar um dos principais deuses da cultura Inca. …

Novas tabelas de IRS para 2020. Salários até 659 euros isentos de retenção na fonte

As novas tabelas de retenção na fonte a aplicar aos salários em 2020 foram publicadas esta terça-feira em Diário da República. Houve uma atualização das tabelas em 0,3%, mas o Governo desceu o montante da …

Paulo Pedroso deixou de ser militante do PS antes das eleições

O ex-ministro e antigo porta-voz do PS, Paulo Pedroso, disse esta segunda-feira à agência Lusa que deixou de ser militante do Partido Socialista antes das eleições legislativas de outubro, sem querer avançar as razões da …

Descoberto o aparelho digestivo fossilizado mais antigo já conhecido

Cientistas descobriram fósseis com 550 milhões de anos, no deserto do Nevada, nos Estados Unidos, que podem ter os aparelhos digestivos mais antigos já conhecidos. Entre cerca de 580 e 540 milhões de anos atrás, no …

Dois fetos encontrados sem vida em Espinho

Dois fetos foram encontrados esta segunda-feira sem vida em Espinho, adiantaram fontes da PSP à agência Lusa. Uma fonte da PSP de Aveiro avançou ter recebido às 12:22 um alerta para a existência de um …

Infarmed recomenda suspensão de medicamento devido a risco de cancro de pele

O Infarmed recomendou aos profissionais de saúde que deixem de prescrever Picato, um tratamento cutâneo de queratose atínica não-hiperqueratósica e não-hipertrófica, e aos doentes que não o usem. O gel, cuja substância ativa é o mebutato …