/

A gravidade pode ser explicada sem a Teoria das Cordas

13

Uma equipa de físicos demonstrou que, sem recorrer à Teoria das Cordas, é possível explicar a gravidade, usando a mecânica quântica.

A maioria dos físicos concordou, durante várias décadas, com a ideia de que a Teoria das Cordas é o elo perdido entre a Teoria da Relatividade Geral de Einstein, que descreve as leis da natureza em maior escala, e a mecânica quântica, que os descreve em menor escala.

Agora, uma equipa de físicos da Radboud University, nos Países Baixos, sugere que a Teoria das Cordas não é a única teoria capaz de formar essa ligação. Afinal, é possível construir uma Teoria da Gravidade Quântica que obedeça a todas as leis fundamentais da física, sem cordas. O artigo científico foi publicado na Physical Review Letters.

Embora a Teoria da Relatividade Geral e a mecânica quântica tenham permitido explicar todos os fenómenos físicos fundamentais observados, a verdade é que as teorias se contradizem. Segundo o IFL Science, os físicos têm muitas dificuldades em conciliar as duas teorias para explicar a gravidade nas escalas maior e menor.

De acordo com a Teoria das Cordas, tudo à nossa volta não é feito de partículas pontuais, mas sim de cordas: objetos unidimensionais que vibram. A teoria tem sido o arcabouço teórico mais difundido para completar a Teoria da Relatividade Geral de Einstein.

No entanto, a equipa da universidade holandesa mostrou que a Teoria das Cordas não é a única maneira de o fazer: “Provamos que ainda é possível explicar a gravidade usando a mecânica quântica sem usar as leis da Teoria das Cordas”, explicou o físico teórico Frank Saueressig.

No fundo, a ideia de que tudo consiste em partículas pontuais “poderia caber com a gravidade quântica, sem incluir cordas”, disse Saueressig. Esta teoria alternativa é atraente para os cientistas “porque é extremamente difícil conectar a Teoria das Cordas com experiências”.

“A nossa ideia usa princípios físicos que já foram testados experimentalmente. Por outras palavras, ninguém observou cordas em experiências, mas as pessoas vêem partículas nas experiências levadas a cabo no Large Hadron Collider (LHC) do CERN. Isso permite-nos preencher a lacuna”, acrescentou.

No futuro, a equipa vai aplicar a nova teoria aos buracos negros, numa tentativa de entender as suas implicações para estes enigmas cósmicos.

ZAP //

13 Comments

  1. Aos poucos e devagarinho, vai acabar por ser introduzido o famoso GRAVITÃO( partícula portadora de força gravitacional ainda não detetada) na teoria quântica da gravidade. Penso que a ideia da curvatura ou distorção do espaço causada pela presença de um corpo de massa, tem os dias contados. A teoria gravitacional de Einstein funciona às mil maravilhas, o problema é que assenta num princípio que não é real. Quando for formulada com êxito uma teoria quântica da gravidade, esta se fundirá naturalmente com a teoria padrão tal como o sapatinho no pé da Cinderela.

  2. Há pessoas que entendem que a gravidade é o resultado da densidade do tênue material que preenche o universo, no nosso caso, vindo do alto para baixo baixo EMPURRANDO tudo para o centro do planeta. Ao contrário do que se pensava, que era uma força que PUXAVA para baixo. Quanto maior for o corpo, maior será a área que sofreria esse empurrão.

  3. Nao devemos desvalorizar uma ou outra teoria. Todas teem seu valor na ciencia, goste se ou nao. Sao elas que impulsiona a ciencia, nos humanos gostamos de ter informacao para criar…. ou nao ‘e…muito simples….dificil ‘e criar onde nao existe nada, andas as escuras… quando vez luz, estas so defender tua teoria…

    • John, valorizar ou não uma teoria é algo humano. Nao científico. A ciencia só “valoriza” o que é exacto e esta provado. O que está certo.

      • No espaco nao existe certezas e quando a gravidade, a materia escura ditara o resto das explicacoes… quando a teoria das cordas…ela veio para ficar enquando nao aparecer outra….

  4. A minha teoria é um bocado estupida!!
    Sabem aquela experiência do balão, isso diz nos que o ar pesa, entao sem ar, não à peso, e o espaco nao tem ar.
    A Terra tem ar mas comparado com o Universo.
    Espero que tenham percebido!!

    • Eu percebi mas não faz sentido algum. Parece uma teoria feita por uma criança. Já agora, existem zonas ricas em oxigenio a flutuar no espaço sem qq ralação com a gravidade. Portanto, lá se foi a tua teoria ….

  5. Acho que enquanto não entendermos as maiores coisas do universo e isso não é necessáriamente os buracos negros ou buracos brancos mas sim o espaço entre o que sabemos que existe não avancaremos neste capítulo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.