A gravidade pode ser explicada sem a Teoria das Cordas

Uma equipa de físicos demonstrou que, sem recorrer à Teoria das Cordas, é possível explicar a gravidade, usando a mecânica quântica.

A maioria dos físicos concordou, durante várias décadas, com a ideia de que a Teoria das Cordas é o elo perdido entre a Teoria da Relatividade Geral de Einstein, que descreve as leis da natureza em maior escala, e a mecânica quântica, que os descreve em menor escala.

Agora, uma equipa de físicos da Radboud University, nos Países Baixos, sugere que a Teoria das Cordas não é a única teoria capaz de formar essa ligação. Afinal, é possível construir uma Teoria da Gravidade Quântica que obedeça a todas as leis fundamentais da física, sem cordas. O artigo científico foi publicado na Physical Review Letters.



Embora a Teoria da Relatividade Geral e a mecânica quântica tenham permitido explicar todos os fenómenos físicos fundamentais observados, a verdade é que as teorias se contradizem. Segundo o IFL Science, os físicos têm muitas dificuldades em conciliar as duas teorias para explicar a gravidade nas escalas maior e menor.

De acordo com a Teoria das Cordas, tudo à nossa volta não é feito de partículas pontuais, mas sim de cordas: objetos unidimensionais que vibram. A teoria tem sido o arcabouço teórico mais difundido para completar a Teoria da Relatividade Geral de Einstein.

No entanto, a equipa da universidade holandesa mostrou que a Teoria das Cordas não é a única maneira de o fazer: “Provamos que ainda é possível explicar a gravidade usando a mecânica quântica sem usar as leis da Teoria das Cordas”, explicou o físico teórico Frank Saueressig.

No fundo, a ideia de que tudo consiste em partículas pontuais “poderia caber com a gravidade quântica, sem incluir cordas”, disse Saueressig. Esta teoria alternativa é atraente para os cientistas “porque é extremamente difícil conectar a Teoria das Cordas com experiências”.

“A nossa ideia usa princípios físicos que já foram testados experimentalmente. Por outras palavras, ninguém observou cordas em experiências, mas as pessoas vêem partículas nas experiências levadas a cabo no Large Hadron Collider (LHC) do CERN. Isso permite-nos preencher a lacuna”, acrescentou.

No futuro, a equipa vai aplicar a nova teoria aos buracos negros, numa tentativa de entender as suas implicações para estes enigmas cósmicos.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Aos poucos e devagarinho, vai acabar por ser introduzido o famoso GRAVITÃO( partícula portadora de força gravitacional ainda não detetada) na teoria quântica da gravidade. Penso que a ideia da curvatura ou distorção do espaço causada pela presença de um corpo de massa, tem os dias contados. A teoria gravitacional de Einstein funciona às mil maravilhas, o problema é que assenta num princípio que não é real. Quando for formulada com êxito uma teoria quântica da gravidade, esta se fundirá naturalmente com a teoria padrão tal como o sapatinho no pé da Cinderela.

  2. Há pessoas que entendem que a gravidade é o resultado da densidade do tênue material que preenche o universo, no nosso caso, vindo do alto para baixo baixo EMPURRANDO tudo para o centro do planeta. Ao contrário do que se pensava, que era uma força que PUXAVA para baixo. Quanto maior for o corpo, maior será a área que sofreria esse empurrão.

  3. Nao devemos desvalorizar uma ou outra teoria. Todas teem seu valor na ciencia, goste se ou nao. Sao elas que impulsiona a ciencia, nos humanos gostamos de ter informacao para criar…. ou nao ‘e…muito simples….dificil ‘e criar onde nao existe nada, andas as escuras… quando vez luz, estas so defender tua teoria…

    • John, valorizar ou não uma teoria é algo humano. Nao científico. A ciencia só “valoriza” o que é exacto e esta provado. O que está certo.

      • No espaco nao existe certezas e quando a gravidade, a materia escura ditara o resto das explicacoes… quando a teoria das cordas…ela veio para ficar enquando nao aparecer outra….

  4. A minha teoria é um bocado estupida!!
    Sabem aquela experiência do balão, isso diz nos que o ar pesa, entao sem ar, não à peso, e o espaco nao tem ar.
    A Terra tem ar mas comparado com o Universo.
    Espero que tenham percebido!!

    • Eu percebi mas não faz sentido algum. Parece uma teoria feita por uma criança. Já agora, existem zonas ricas em oxigenio a flutuar no espaço sem qq ralação com a gravidade. Portanto, lá se foi a tua teoria ….

  5. Acho que enquanto não entendermos as maiores coisas do universo e isso não é necessáriamente os buracos negros ou buracos brancos mas sim o espaço entre o que sabemos que existe não avancaremos neste capítulo.

RESPONDER

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …

Espanhol condenado a 15 anos por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais

Um espanhol de 28 anos foi condenado a 15 anos de prisão por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais, que partilhou com o cão. Em maio deste ano, um júri do tribunal da …

Mistério do "Tremor de Céu" em San Diego desvendado. Foram os Marines

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines …

Federação arquivou caso Diakhaby

Valência não gostou da decisão e vai tentar prolongar o processo à volta do alegado insulto racista no jogo com o Cádiz. O Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol arquivou a denúncia de …

Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre …

França inicia vacinação contra a covid-19 em jovens com 12 anos

Perceval Gete, um adolescente francês de 12 anos, foi uma das pessoas mais jovens na Europa a receber a vacina contra a covid-19, na terça-feira. O adolescente deslocou-se a um centro de vacinação perto de Paris, …

Cidade na Florida vendeu (por engano) o seu depósito de água

O empresário Bobby Read comprou um prédio municipal numa pequena cidade da Florida, Brooksville. Mas não estava à espera de receber um "bónus": a torre do depósito de água. Em abril, Bobby Read, um personal trainer …