Bosque onde se encontra uma das maiores árvores do mundo vai ser vendido

Um bosque com sequóias gigantes que ainda permanece em mãos privadas, e onde se encontra aquela que se pensa ser a quinta maior árvore em todo o mundo, vai ser vendido pelos seus proprietários.

Com 214 hectares, Alder Creek fica situado no sul da Sierra Nevada, na Califórnia. Adquirido em 1940 por uma família que queria explorar a madeira, a sua manutenção tornou-se incomportável, e será vendido a uma associação de conservacionistas, a Save the Redwoods League.

Para financiar a compra, cujo preço foi fixado em 15 milhões de dólares (13,74 milhões de euros), a liga lançou um apelo público. O objetivo, explica, é entregar o bosque aos serviços florestais dos EUA, para passar a integrar o Monumento Nacional da Sequóia Gigante.

A sequóias são árvores que chegam a viver milhares de anos e em muitos casos atingem alturas de setenta metros ou mais. Como outras espécies, recorda o semanário Expresso, estão sob a permanente ameaça dos incêndios descontrolados que têm afligido a Califórnia.

“Com as previsões de que a frequência e a intensidade dos fogos vão aumentar devido às alterações climáticas, e com a significativa acumulação de combustíveis na floresta, o ecossistema encontra-se vulnerável a graves danos pelo fogo”, disse a responsável por parques da Save the Redwoods League, citado pelo One Green Planet.

Além do fogo, há as secas. Um investigador da Universidade da Califórnia nota que também são bastante agravadas pelas alterações climáticas. “Os bosques sobreviveram a uma recente seca de quatro anos, mas algumas poderão não sobreviver a uma seca mais longa”, explicou.

A sequoia-gigante é a maior árvore do mundo em termos de volume. A sequoia-gigante mais velha conhecida possui 4.650 anos de idade e encontra-se no Parque Nacional da Sequoia, na Califórnia. É considerada um fóssil vivo.  A quinta árvore mais alta do mundo, que se encontra no bosque em causa, chama-se Stagg. Terá mais de três mil anos.

Em Portugal, existem alguns exemplares classificados como de Interesse Público em Guarda, Sabugal, Cernache do Bonjardim, Guarda, Tabuaço, Mata do Bussaco e nos Açores.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Agregar, agregar, agregar". Se vencer, Pinto Luz conta com Rio e Montengro

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz disse que caso vença as diretas de 11 de janeiro quer contar os seus adversários nesta corrida - o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o …

Açores são o único arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável

Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue esta quinta-feira com a categoria de "prata" pela certificadora Earthcheck. "É com profundo …

Kendrick Lamar atua em data extra do Alive

O rapper norte-americano Kendrick Lamar vai atuar a 8 de julho, num dia extra do festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. Esta será a terceira vez que o rapper atua em Portugal, tendo …

Hugh Grant em campanha porta a porta contra Boris Johnson e o Brexit

Hugh Grant está em campanha contra o primeiro-ministro do seu país. O ator britânico decidiu juntar-se aos trabalhistas e liberais democratas para derrotar Boris Johnson e, nos últimos dias, tem participado em ações de campanha …

Sarah previu a vitória de Trump em 2016. Agora, alerta para o perigo das redes sociais

Sarah Kendzior, que previu a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016, diz que as redes sociais podem ser utilizadas como uma arma política. Quando quase todos menosprezavam a corrida eleitoral de Donald Trump …

Marcelo "afasta-se" do encontro entre Pompeo e Netanyahu

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu esta quinta-feira que o encontro, que decorre em Lisboa, entre o secretário de estado dos Estados Unidos e o primeiro ministro israelita "é uma realidade que …

Economia portuguesa cresce acima da média europeia

As economias da zona euro e da União Europeia (UE) mantiveram, no terceiro trimestre, o ritmo de crescimento do período homólogo, respetivamente 1,2% e 1,4%, com Portugal a avançar acima da média (1,9%). Segundo revelou o …

Atendimento a sem-abrigo passa a ser feito independentemente da morada

O atendimento de emergência a pessoas sem-abrigo passa a poder ser feito em qualquer centro distrital da Segurança Social, independentemente da morada em que a pessoa está registada ou da existência de um processo familiar, …

Catarina Martins presente na contra-cimeira do clima em Madrid

A coordenadora do BE integra a comitiva bloquista que, na sexta-feira, vai a Madrid para a manifestação da contra-cimeira do clima, enquanto decorre na capital espanhola a cimeira da Organização das Nações Unidas, a COP25. Em …

Bolívia. Identificadas "ações deliberadas" de manipulação eleitoral a favor de Evo Morales

A Organização de Estados Americanos (OEA) publicou o relatório final sobre as eleições de 20 de outubro na Bolívia, revelando "ações deliberadas que procuraram manipular os resultados das eleições" a favor do agora ex-Presidente Evo …