/

Bosque onde se encontra uma das maiores árvores do mundo vai ser vendido

Um bosque com sequóias gigantes que ainda permanece em mãos privadas, e onde se encontra aquela que se pensa ser a quinta maior árvore em todo o mundo, vai ser vendido pelos seus proprietários.

Com 214 hectares, Alder Creek fica situado no sul da Sierra Nevada, na Califórnia. Adquirido em 1940 por uma família que queria explorar a madeira, a sua manutenção tornou-se incomportável, e será vendido a uma associação de conservacionistas, a Save the Redwoods League.

Para financiar a compra, cujo preço foi fixado em 15 milhões de dólares (13,74 milhões de euros), a liga lançou um apelo público. O objetivo, explica, é entregar o bosque aos serviços florestais dos EUA, para passar a integrar o Monumento Nacional da Sequóia Gigante.

A sequóias são árvores que chegam a viver milhares de anos e em muitos casos atingem alturas de setenta metros ou mais. Como outras espécies, recorda o semanário Expresso, estão sob a permanente ameaça dos incêndios descontrolados que têm afligido a Califórnia.

“Com as previsões de que a frequência e a intensidade dos fogos vão aumentar devido às alterações climáticas, e com a significativa acumulação de combustíveis na floresta, o ecossistema encontra-se vulnerável a graves danos pelo fogo”, disse a responsável por parques da Save the Redwoods League, citado pelo One Green Planet.

Além do fogo, há as secas. Um investigador da Universidade da Califórnia nota que também são bastante agravadas pelas alterações climáticas. “Os bosques sobreviveram a uma recente seca de quatro anos, mas algumas poderão não sobreviver a uma seca mais longa”, explicou.

A sequoia-gigante é a maior árvore do mundo em termos de volume. A sequoia-gigante mais velha conhecida possui 4.650 anos de idade e encontra-se no Parque Nacional da Sequoia, na Califórnia. É considerada um fóssil vivo.  A quinta árvore mais alta do mundo, que se encontra no bosque em causa, chama-se Stagg. Terá mais de três mil anos.

Em Portugal, existem alguns exemplares classificados como de Interesse Público em Guarda, Sabugal, Cernache do Bonjardim, Guarda, Tabuaço, Mata do Bussaco e nos Açores.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.