Bosque onde se encontra uma das maiores árvores do mundo vai ser vendido

Um bosque com sequóias gigantes que ainda permanece em mãos privadas, e onde se encontra aquela que se pensa ser a quinta maior árvore em todo o mundo, vai ser vendido pelos seus proprietários.

Com 214 hectares, Alder Creek fica situado no sul da Sierra Nevada, na Califórnia. Adquirido em 1940 por uma família que queria explorar a madeira, a sua manutenção tornou-se incomportável, e será vendido a uma associação de conservacionistas, a Save the Redwoods League.

Para financiar a compra, cujo preço foi fixado em 15 milhões de dólares (13,74 milhões de euros), a liga lançou um apelo público. O objetivo, explica, é entregar o bosque aos serviços florestais dos EUA, para passar a integrar o Monumento Nacional da Sequóia Gigante.

A sequóias são árvores que chegam a viver milhares de anos e em muitos casos atingem alturas de setenta metros ou mais. Como outras espécies, recorda o semanário Expresso, estão sob a permanente ameaça dos incêndios descontrolados que têm afligido a Califórnia.

“Com as previsões de que a frequência e a intensidade dos fogos vão aumentar devido às alterações climáticas, e com a significativa acumulação de combustíveis na floresta, o ecossistema encontra-se vulnerável a graves danos pelo fogo”, disse a responsável por parques da Save the Redwoods League, citado pelo One Green Planet.

Além do fogo, há as secas. Um investigador da Universidade da Califórnia nota que também são bastante agravadas pelas alterações climáticas. “Os bosques sobreviveram a uma recente seca de quatro anos, mas algumas poderão não sobreviver a uma seca mais longa”, explicou.

A sequoia-gigante é a maior árvore do mundo em termos de volume. A sequoia-gigante mais velha conhecida possui 4.650 anos de idade e encontra-se no Parque Nacional da Sequoia, na Califórnia. É considerada um fóssil vivo.  A quinta árvore mais alta do mundo, que se encontra no bosque em causa, chama-se Stagg. Terá mais de três mil anos.

Em Portugal, existem alguns exemplares classificados como de Interesse Público em Guarda, Sabugal, Cernache do Bonjardim, Guarda, Tabuaço, Mata do Bussaco e nos Açores.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …

"Mostre-me a sua identificação." Na Tunísia, um robô pergunta às pessoas por que não estão em casa

Nas ruas de Túnis, a capital da Tunísia, um robô não pilotado aborda as pessoas na rua e pergunta-lhes por que não estão em casa, exigindo-lhes um documento de identificação. A Tunísia está em confinamento obrigatório …

Putin não quer repetir os erros dos outros países

Vladimir Putin diz que "o pico da epidemia ainda não foi superado", mas garante que tem "em consideração as experiências positivas e negativas de outros países". O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou esta terça-feira para …

É possível fazer uma máscara de tecido em apenas alguns segundos

O cirurgião-geral norte-americano Jerome Adams disse que as máscaras faciais de pano podem ser feitas a partir de utensílios domésticos comuns. No início do mês, Jerome Adams, cirurgião-geral dos Estados Unidos, deixou um aviso ao público …

Há dois mil enfermeiros em casa em vigilância ativa (e 363 infetados)

De acordo com o comunicado da Ordem dos Enfermeiros, que sublinha a necessidade de testar estes profissionais, "já não há nenhum distrito sem enfermeiros infetados". Quase dois mil enfermeiros estão, atualmente, em casa em situação de …