//

O GPS do seu carro pode falhar no próximo sábado. Fenómeno acontece a cada 20 anos

2

Se vai viajar este sábado pode vir a ser obrigado a atualizar o GPS do carro. O aparelho pode não funcionar corretamente: a data e a hora, bem como o tempo previsto de viagem podem apresentar valores errados.

Em causa estará a reiniciação dos satélites de GPS que causam uma falha de comunicação com os chips recetores dos aparelhos. O “GPS Rollover” acontece a cada 1024 semanas – aproximadamente 19 anos e 8 meses. Este sábado completa-se o segundo ciclo. A primeira contagem começou a 6 de janeiro de 1980 e o primeiro reiniciar do sistema foi feito a 21 de agosto de 1999.

Se o GPS do seu automóvel tem mais de oito anos, está na lista dos que vão ser mais afetados. Os EUA levam o fenómeno tão a sério que já emitiram um memorando. Para prevenir, o melhor será verificar no site do fabricante do aparelho de GPS se existe alguma atualização disponível e fazê-la antes de dia 6, alerta o Observador. Algumas marcas já comunicaram a necessidade de proceder a atualizações, como a Tom Tom.

O bug em si não será catastrófico, mas poderá trazer problemas na navegação, como reiniciar a data do equipamento ou fazer alterações à localização. Sendo que os GPS precisam de dados muito precisos relativamente a datas para fazer a localização, qualquer segundo de diferença pode trazer grandes alterações à precisão da localização.

Embora este reset esteja marcado para o dia 6 de abril, poderá haver casos em que os erros só se manifestam mais tarde, explica o Dinheiro Vivo. De qualquer forma, vale a pena fazer uma dupla verificação e perceber se tem o software mais atualizado possível.

Os dispositivos mais recentes já têm uma capacidade de 13 bits, ou 157 anos, para que esta atualização não seja obrigatória em espaços de tempo tão curtos. Portanto, se tem um GPS com esta capacidade de armazenamento, ainda tem alguns anos até precisar de atualizar o sistema. As pulseiras de atividade não vão ser afetadas no sábado.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

 

2 Comments

  1. “se tem um GPS com esta capacidade de armazenamento”
    Não é “capacidade de armazenamento”, mas sim o formato da data que inicilmente era um numero binário de 10bits (que só dá para 1024 semanas) e depois passou para 13bits (8192 semanas).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.