O GPS do seu carro pode falhar no próximo sábado. Fenómeno acontece a cada 20 anos

Se vai viajar este sábado pode vir a ser obrigado a atualizar o GPS do carro. O aparelho pode não funcionar corretamente: a data e a hora, bem como o tempo previsto de viagem podem apresentar valores errados.

Em causa estará a reiniciação dos satélites de GPS que causam uma falha de comunicação com os chips recetores dos aparelhos. O “GPS Rollover” acontece a cada 1024 semanas – aproximadamente 19 anos e 8 meses. Este sábado completa-se o segundo ciclo. A primeira contagem começou a 6 de janeiro de 1980 e o primeiro reiniciar do sistema foi feito a 21 de agosto de 1999.

Se o GPS do seu automóvel tem mais de oito anos, está na lista dos que vão ser mais afetados. Os EUA levam o fenómeno tão a sério que já emitiram um memorando. Para prevenir, o melhor será verificar no site do fabricante do aparelho de GPS se existe alguma atualização disponível e fazê-la antes de dia 6, alerta o Observador. Algumas marcas já comunicaram a necessidade de proceder a atualizações, como a Tom Tom.

O bug em si não será catastrófico, mas poderá trazer problemas na navegação, como reiniciar a data do equipamento ou fazer alterações à localização. Sendo que os GPS precisam de dados muito precisos relativamente a datas para fazer a localização, qualquer segundo de diferença pode trazer grandes alterações à precisão da localização.

Embora este reset esteja marcado para o dia 6 de abril, poderá haver casos em que os erros só se manifestam mais tarde, explica o Dinheiro Vivo. De qualquer forma, vale a pena fazer uma dupla verificação e perceber se tem o software mais atualizado possível.

Os dispositivos mais recentes já têm uma capacidade de 13 bits, ou 157 anos, para que esta atualização não seja obrigatória em espaços de tempo tão curtos. Portanto, se tem um GPS com esta capacidade de armazenamento, ainda tem alguns anos até precisar de atualizar o sistema. As pulseiras de atividade não vão ser afetadas no sábado.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “se tem um GPS com esta capacidade de armazenamento”
    Não é “capacidade de armazenamento”, mas sim o formato da data que inicilmente era um numero binário de 10bits (que só dá para 1024 semanas) e depois passou para 13bits (8192 semanas).

RESPONDER

Apalpar fruta passou à história. Cientistas criam novo método para saber quando está madura

Uma equipa de investigadores desenvolveu um método para saber se uma fruta está madura sem a apalpar. Para já, os testes foram realizados em mangas, mas os cientistas esperam alargá-lo a outras frutas. Apalpar fruta para …

Governo espera reabrir turismo em maio

A secretária de Estado do Turismo revelou à BBC que Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio. Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio …

Final entre Benfica e Braga não será no Jamor, mas em Coimbra

A Taça de Portugal vai realizar-se no Estádio Cidade de Coimbra, que também recebe as finais da Taça de Portugal feminina e do Campeonato de Portugal.  O Estádio Cidade de Coimbra vai receber a final da …

Chocos passaram num teste cognitivo desenvolvido para crianças

No ano passado, os chocos já tinham passado no teste do marshmallow, mas agora uma equipa de cientistas decidiu fazer uma nova experiência. Segundo o site Science Alert, o teste do marshmallow consiste em colocar uma criança numa …

Estranhos terramotos revelam vulcões ocultos debaixo do deserto do Utah

Duas estranhas sequências de terramotos, em setembro de 2018 e abril de 2019, chamaram a atenção dos cientistas para o deserto de Black Rock, no estado norte-americano do Utah. As sequências de sismos, que incluíram os …

Chovem eletrões. Descoberto furacão de plasma espacial acima do Polo Norte

Uma equipa de cientistas, liderados pela Universidade Shandong, na China, identificou um furacão espacial acima do Polo Norte. Os investigadores usaram dados de satélite para identificar o furacão espacial acima do Polo Norte e revelaram que não …

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …