O GPS do seu carro pode falhar no próximo sábado. Fenómeno acontece a cada 20 anos

Se vai viajar este sábado pode vir a ser obrigado a atualizar o GPS do carro. O aparelho pode não funcionar corretamente: a data e a hora, bem como o tempo previsto de viagem podem apresentar valores errados.

Em causa estará a reiniciação dos satélites de GPS que causam uma falha de comunicação com os chips recetores dos aparelhos. O “GPS Rollover” acontece a cada 1024 semanas – aproximadamente 19 anos e 8 meses. Este sábado completa-se o segundo ciclo. A primeira contagem começou a 6 de janeiro de 1980 e o primeiro reiniciar do sistema foi feito a 21 de agosto de 1999.

Se o GPS do seu automóvel tem mais de oito anos, está na lista dos que vão ser mais afetados. Os EUA levam o fenómeno tão a sério que já emitiram um memorando. Para prevenir, o melhor será verificar no site do fabricante do aparelho de GPS se existe alguma atualização disponível e fazê-la antes de dia 6, alerta o Observador. Algumas marcas já comunicaram a necessidade de proceder a atualizações, como a Tom Tom.

O bug em si não será catastrófico, mas poderá trazer problemas na navegação, como reiniciar a data do equipamento ou fazer alterações à localização. Sendo que os GPS precisam de dados muito precisos relativamente a datas para fazer a localização, qualquer segundo de diferença pode trazer grandes alterações à precisão da localização.

Embora este reset esteja marcado para o dia 6 de abril, poderá haver casos em que os erros só se manifestam mais tarde, explica o Dinheiro Vivo. De qualquer forma, vale a pena fazer uma dupla verificação e perceber se tem o software mais atualizado possível.

Os dispositivos mais recentes já têm uma capacidade de 13 bits, ou 157 anos, para que esta atualização não seja obrigatória em espaços de tempo tão curtos. Portanto, se tem um GPS com esta capacidade de armazenamento, ainda tem alguns anos até precisar de atualizar o sistema. As pulseiras de atividade não vão ser afetadas no sábado.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “se tem um GPS com esta capacidade de armazenamento”
    Não é “capacidade de armazenamento”, mas sim o formato da data que inicilmente era um numero binário de 10bits (que só dá para 1024 semanas) e depois passou para 13bits (8192 semanas).

RESPONDER

Há uma planta na Austrália que é masculina, feminina e bissexual

Cientistas da Bucknell University (Austrália) descobriram uma espécie de planta que pode ser masculina, feminina e bissexual. Os investigadores publicaram a descoberta na revista PhytoKeys e chamaram a amostra, que foi descrita em 1970, mas não …

Astrónomos descobrem a mais antiga colisão de galáxias conhecida

Uma equipa internacional de investigadores descobriram o exemplo mais antigo de uma colisão entre duas galáxias. A luz dessa fusão teve de viajar durante 13 mil milhões de anos para chegar até nós, uma vez …

Asteróide do tamanho da Torre Eiffel vai passar pela Terra. É a segunda maior aproximação em 120 anos

Na segunda-feira, dia de S. João no Porto, um asteróide muito grande - que pode ser tão grande como a Torre Eiffel - vai passar pela Terra a mais de 45 mil quilómetros por hora. O …

As eleições foram repetidas em Istambul. Erdogan voltou a perder (e por mais)

O candidato da oposição Ekrem Imamoglu ganhou hoje de novo as eleições municipais em Istambul, após a anulação de uma primeira votação, infligindo ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, o pior revés eleitoral em 17 …

No Azerbaijão, há chamas que ardem há quatro mil anos

Chamas altas dançam sem descanso num trecho de 10 metros de encosta. É o Yanar Dag - que significa "montanha em chamas" - na Península Absheron, no Azerbaijão. "Este fogo queimou 4.000 anos e nunca parou", …

A lendária Cidade Perdida do Deus Macaco é um refúgio de espécies "extintas"

A Cidade Branca, imponente sítio arqueológico detetado em 2012 nas selvas das Honduras, é também um "ecossistema prístino e próspero, cheio de espécies raras e únicas". A ONG americana Conservation International chegou a essa conclusão depois …

As mulheres têm mais doenças autoimunes do que os homens. A culpa pode ser da placenta

A hipótese da compensação da gravidez mostra que a evolução pode ter tido um papel importante no sistema imunológico das mulheres. Há cerca de 65 milhões de aos, depois da época dos dinossauros, surgiu o primeiro …

Cientistas conseguiram registar canto de uma das baleias mais raras do mundo

Cientistas conseguiram, pela primeira vez, registar sons de um pequeno grupo de baleias-francas-do-pacífico (Eubalaena japonica). Pela primeira vez, investigadores da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) conseguiram gravar sons de um pequeno grupo de baleias-francas-do-pacífico (Eubalaena …

Único racismo português "é contra os ciganos" (e Portugal devia pedir-lhes desculpa)

O antropólogo e investigador José Pereira Bastos defendeu este domingo que Portugal deveria pedir desculpa aos ciganos e resolver o problema da habitação, apontando que não adianta de nada haver um Dia Nacional do Cigano. O …

Redes sociais podem ser uma ameaça para as experiências médicas

As redes sociais podem afetar severamente a maneira como se conduzem experiências médicas. A comparação de resultados entre voluntários, por exemplo, pode influenciar os resultados obtidos. Testar novos tratamentos farmacêuticos é um processo complicado. Muitas vezes, …